Dica de Filme
Pequeno Segredo
2016
Direção: David Schurmann
NOTA: 7/10
Pequeno Segredo
2016
Direção: David Schurmann
DRAMA SENSÍVEL PECA EM ALGUNS PONTOS EXAGERADAMENTE PIEGAS, MAS, NO GERAL, CONVENCE ATRAVÉS DE UMA HISTÓRIA GENUINAMENTE COMOVENTE
Sei perfeitamente que o ideal seria começar esse texto me atendo somente ao filme que estou analisando, e pronto. Mas, como tudo hoje em dia está atrelado rigorosamente a um viés político, partidário e ideológico, então cabe expôr o quão ridícula e sem fundamento foi a receptividade ao longa "Pequeno Segredo".
Após o bem-vindo (sejamos honestos) protesto em Cannes da equipe do elogiado filme "Aquarius", infelizmente, os adoradores de cinema Brasil afora confundiram demais as coisas, transformando numa verdadeira obrigação endeusar a produção de Kléber Mendonça Filho, e odiar tudo o que se opusesse a ela. É claro que "Pequeno Segredo", ao desbancar "Aquarius" da corrida do Oscar deste ano, virou persona non grata entre os cinéfilos mais progressistas de plantão, cuja característica principal foi não terem, sequer, assistido ao filme de David Schurmann.
"Não vi, e não gostei".
O que tivemos, com isso, foi um tremendo exagero, colocando "Pequeno Segredo" como uma produção que representa os "coxinhas" e o impeachment contra Dilma Roussef ocorrido ano passado. Analisar o filme como cinema, poucos fizeram. Dica: mais maturidade de uma próxima vez.
Após o bem-vindo (sejamos honestos) protesto em Cannes da equipe do elogiado filme "Aquarius", infelizmente, os adoradores de cinema Brasil afora confundiram demais as coisas, transformando numa verdadeira obrigação endeusar a produção de Kléber Mendonça Filho, e odiar tudo o que se opusesse a ela. É claro que "Pequeno Segredo", ao desbancar "Aquarius" da corrida do Oscar deste ano, virou persona non grata entre os cinéfilos mais progressistas de plantão, cuja característica principal foi não terem, sequer, assistido ao filme de David Schurmann.
"Não vi, e não gostei".
O que tivemos, com isso, foi um tremendo exagero, colocando "Pequeno Segredo" como uma produção que representa os "coxinhas" e o impeachment contra Dilma Roussef ocorrido ano passado. Analisar o filme como cinema, poucos fizeram. Dica: mais maturidade de uma próxima vez.
Feitas as devidas colocações, verdade seja dita: "Pequeno Segredo" está longe de ser excepcional, mas, também não compromete. Baseado numa história real, o filme tem como foco Katherine, uma menina de 12 anos, cujos pais são o famoso casal de velejadores Schurmann. Estes, escondem um importante segredo dela, e que está diretamente relacionado com o seu passado.
A produção, então, vai, em paralelo, contando duas histórias distintas, mas que irão se mostrar correlacionadas: uma, atual, na qual a menina vive os típicos dilemas de uma pré-adolescente, e outra, anos atrás, quando ela ainda não era nascida. Nesse aspecto, o roteiro é muito bem construído, indo e voltando no tempo nos momentos certos, para irmos, aos poucos, encaixando as peças centrais da história, e entendendo, afinal, o que é esse segredo que os pais de Katharine escondem.
A produção, então, vai, em paralelo, contando duas histórias distintas, mas que irão se mostrar correlacionadas: uma, atual, na qual a menina vive os típicos dilemas de uma pré-adolescente, e outra, anos atrás, quando ela ainda não era nascida. Nesse aspecto, o roteiro é muito bem construído, indo e voltando no tempo nos momentos certos, para irmos, aos poucos, encaixando as peças centrais da história, e entendendo, afinal, o que é esse segredo que os pais de Katharine escondem.
Infelizmente, a despeito da boa história, o filme começa muito mal. Num filme desse tipo, não existe motivo para forçar o espectador a se emocionar a todo custo, pois, se a história não for contada de maneira natural e sóbria, o envolvimento de quem assiste será, invariavelmente, nulo. No entanto, certos recursos extremamente piegas ainda continuam irritantemente sendo usados por aí, e "Pequeno Segredo", pelo menos, na sua primeira parte, não foge à essa regra. É muita trilha intrusiva, narrações em off desnecessárias e câmeras contemplativas sem o mínimo nexo.
Porém, é bom frisar, à medida que o filme avança, ele abandona um pouco esses recursos (mas, não por completo, diga-se), o que deixa o enredo mais cativante e menos apelativo. É verdade que a história que envolve o passado de Katherine, é bem melhor filmada do que os "dias atuais" de sua vida, mas, pelo menos, da segunda parte em diante, ambas as narrativas se encaixam de forma mais orgânica, prendendo mais o nosso interesse a respeito do que vai acontecer.
Porém, é bom frisar, à medida que o filme avança, ele abandona um pouco esses recursos (mas, não por completo, diga-se), o que deixa o enredo mais cativante e menos apelativo. É verdade que a história que envolve o passado de Katherine, é bem melhor filmada do que os "dias atuais" de sua vida, mas, pelo menos, da segunda parte em diante, ambas as narrativas se encaixam de forma mais orgânica, prendendo mais o nosso interesse a respeito do que vai acontecer.
Além do excesso de pieguismo no início, um ponto que conta de maneira negativa é como o cotidiano de Katherine é tratado, principalmente, na escola. Nesse aspecto, o filme usa e abusa de alguns clichês bem batidos, como o fato dela ter um diário e de ter um amor não correspondido por um de seus colegas na escola.
Não que isso não faça parte do dia a dia de muitas garotas nessa idade, mas, do jeito que foi feito, soou bastante forçado. Somente com o desenrolar de "Pequeno Segredo" que esse aspecto vai melhorando, e finalmente podemos ver Katherine lidando com seus problemas de uma maneira maias espontânea. No entanto, os melhores momentos do longa são mesmo os que fazem parte da outra história que compõe o enredo, mostrando, de maneira muito crível, conflitos familiares muito reais, sem aquele maniqueísmo forçado dos melodramas mais típicos. São instantes bem interessantes, em que, mesmo tendo alguns eventos bem trágicos, os realizadores não pesaram a mão, fazendo tudo parecer verossímil.
Não que isso não faça parte do dia a dia de muitas garotas nessa idade, mas, do jeito que foi feito, soou bastante forçado. Somente com o desenrolar de "Pequeno Segredo" que esse aspecto vai melhorando, e finalmente podemos ver Katherine lidando com seus problemas de uma maneira maias espontânea. No entanto, os melhores momentos do longa são mesmo os que fazem parte da outra história que compõe o enredo, mostrando, de maneira muito crível, conflitos familiares muito reais, sem aquele maniqueísmo forçado dos melodramas mais típicos. São instantes bem interessantes, em que, mesmo tendo alguns eventos bem trágicos, os realizadores não pesaram a mão, fazendo tudo parecer verossímil.
Quando a produção adentra na sua derradeira parte, e, finalmente, o segredo do título é revelado, o que poderia ser um show de sentimentalismo barato (aquele mesmo que acometeu o filme em seu início), acaba dando lugar a uma história triste e naturalmente emocionante, sem tantos vícios narrativos. Fica aquela sensação de que, caso a produção tivesse adotado essa postura logo no começo, o drama que é retratado aqui teria muito mais força.
Obviamente que o que contribuiu muito pra isso foi o fato do diretor do longa ser David Schurmann, alguém diretamente ligado à história real que o filme retrata, o que até justifica a maneira demasiadamente romantizada que algumas situações são mostradas. Talvez tivesse sido melhor que a direção fosse dividida com outro cineasta, dando, assim, mais equilíbrio à trama. Apesar disso, é bom dizer que a condução narrativa de David Schurmann é bem correta, não deixando, na maioria das vezes, que o ritmo do filme fique monótono. Nesse aspecto, ponto pra ele.
Obviamente que o que contribuiu muito pra isso foi o fato do diretor do longa ser David Schurmann, alguém diretamente ligado à história real que o filme retrata, o que até justifica a maneira demasiadamente romantizada que algumas situações são mostradas. Talvez tivesse sido melhor que a direção fosse dividida com outro cineasta, dando, assim, mais equilíbrio à trama. Apesar disso, é bom dizer que a condução narrativa de David Schurmann é bem correta, não deixando, na maioria das vezes, que o ritmo do filme fique monótono. Nesse aspecto, ponto pra ele.
No quesito atuações, não há nenhuma que seja verdadeiramente formidável, é verdade, mas, todas estão num bom nível. Quem se destaca um pouco mais é Júlia Lemmertz e Fionnula Flanagan, conseguindo ir um pouco além do que o roteiro pedia. E, por fim, o bom roteiro, aliado à (em geral) boa direção completam o filme de forma coesa.
"Pequeno Segredo" não é, nem de longe, um drama inesquecivelmente arrebatador, apesar de possuir uma história bem peculiar, e de mostrar uma genuína emoção em seus momentos de maior clímax. Poderia ter sido conduzido de uma maneira menos óbvia, evitando tantos clichês. No entanto, a história na qual o roteiro foi baseado é tão boa que compensa, de certa maneira, esses deslizes, fazendo do filme uma experiência válida, mesmo que não tão marcante quanto poderia ter sido.
"Pequeno Segredo" não é, nem de longe, um drama inesquecivelmente arrebatador, apesar de possuir uma história bem peculiar, e de mostrar uma genuína emoção em seus momentos de maior clímax. Poderia ter sido conduzido de uma maneira menos óbvia, evitando tantos clichês. No entanto, a história na qual o roteiro foi baseado é tão boa que compensa, de certa maneira, esses deslizes, fazendo do filme uma experiência válida, mesmo que não tão marcante quanto poderia ter sido.
NOTA: 7/10
Comentários
Postar um comentário