Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 9, 2016
Dica de Filme

"O Crocodilo" (2006)
Direção: Nanni Moretti


Fazer comédia é difícil, como todos sabemos. Atualmente, boa parte dos filmes confunde, descaradamente, risos com apelação. Então, imaginem misturar esse gênero com drama e sátira política. O primeiro caso que veem à mente seria "O Grande Ditador" de Chaplin? Pois, é. A comparação com o longa "O Crocodilo" não é tão infundada assim, já que a comédia italiana herdou muito da técnica do criador de Carlitos: um riso ingênuo, quase infantil, histrionismo e humor físico na medida certa. E, Nanni Moretti é um cineasta que se aplica muito bem a esse tipo de cinema, pois sempre mostrou sensibilidade ímpar tanto para fazer rir, quanto para fazer chorar, e, no meio disso tudo, conseguir provocar a nossa indignação, mas, de um jeito profundo e inteligente.
"O Crocodilo" é um longa típico da interessante filmografia de Moretti: não se presta a interpretações fáceis, sendo tudo filmado com esmero, mesmo…
Debate Sócio-Político

Nome Social: Direito para os Transgêneros, Obrigação do Estado e Recalque da Bancada Evangélica
Por Erick Silva


Direitos são direitos. Não importa se são básicos, ou não, precisam ser respeitados. Muitos, por exemplo, podem achar insignificante os transsexuais lutarem por algo "banal", como o uso do nome social ao qual se identificam. Porém, não é uma mera questão de nomenclatura no documento de identidade. Os chamados transgêneros são uma das categorias que mais sofrem preconceito e discriminação no Brasil, ainda mais do que os homossexuais, as mulheres e os negros. Estes, ainda são vistos como seres humanos pela sociedade, por mais que o machismo, o racismo e a homofobia façam parte do nosso cotidiano. Já, os transsexuais, em inúmeras ocasiões, são vistos como "coisas", seres exóticos, fetiches para as taras secretas do chefe da tradicional família brasileira. Ainda há o fato de que muito são marginalizados a tal ponto que, abandonados nas rua…