Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 15, 2018
Dica de Filme

"8 MM" 
1999
Direção: Joel Schumacher


Após o fracasso de Batman & Robin, Schumacher se refugiu em um thriller envolvente, mas bastante pesado em sua temática
Joel Schumacher sempre foi um ótimo diretor. Filmes como Garotos Perdidos, Um Dia de Fúria e Tempo de Matar são a prova disso. Porem, tinha um certo Homem Morcego no meio do caminho que, digamos, entornou o caldo do cineasta, e ele praticamente caiu em desgraça, quase abandonando a carreira por completo. A prova disso é que depois do famigerado Batman & Robin, nunca mais o diretor fez um bom sequer. Com uma exceção: este 8 MM, um thriller de suspense que coloca no chinelo muitas produções desse subgênero hoje em dia.




Por sinal, chega até mesmo a ser irônico que este filme aqui (tirando a parte da pornografia barra-pesada, evidentemente) foi tudo o que a produção do Homem Morcego, dois anos antes, deveria ter sido e não foi: um clima soturno, bastante voltado para o cinema de horror, embalado com partes…
Dica de Filme

"Canções de Amor" 
2007
Direção: Christophe Honoré


A simplicidade e o inusitado se encontram neste alegre, triste e delicioso filme de Honoré
Alguns filmes são inusitados. Outros, são simples. Já, outros, de tão simples, são inusitados.E, é mais ou menos essa a linha que segue Canções de Amor, uma produção que parece ser comédia romântica, parece ser um musical, parece ser um drama, e no final, entrega tudo isso junto com bastante graça, leveza e carisma. E, tudo isso sem apelar para soluções fáceis de roteiro, nem personagens caricatos ou irritantes. Ao contrário: praticamente todos os personagens aqui são interessantemente peculiares, cada um com as suas pequenas excentricidades, mas, bastante cativantes.




Logo de cara, somos apresentados a um engraçado e inusitado trio amoroso consensual formado por Ismael, Julie e Alice, todos com as suas particularidades bem definidas, e cada um bem consciente do seu papel nessa relação. Por si, essa premissa já daria uma bela …
Dica de Filme

"Perdas e Danos" 
1992
Direção: Louis Malle


Malle conduz com mão firme este envolvente e fugaz drama sobre paixões fulminantes e suas (nem sempre boas) consequências
Se formos olhar bem, boa parte das histórias que compõem os filmes são bastante simples, quase sacais. O grande mérito dos bons realizadores é o de extrair dessas histórias significados mais profundos, fazendo com que elas tenham algum envolvimento com espectador. Louis Malle, mais conhecido como o diretor que conseguiu transpor para as telas o amalucado livro Zazie no Metrô, conseguiu essa façanha de nos envolver com um enredo, à primeira vista, trivial, no interessante drama Perdas e Danos.




De início, acompanhamos o dia a dia de Stephen Fleming, político britânico, que aparenta ter uma vida normal, com uma família bem estrutura e sucesso profissional em alta. Desde já, uma das grandes qualidades do filme salta aos olhos: a extrema elegância com que Malle filma os cenários e os atores, sempre focando …