Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 20, 2016
Dica de Documentário

"Blackfish" (2013)
Direção: Gabriela Cowperthwaite


Recentemente, no Brasil, houve uma grande polêmica quanto à realização das vaquejadas, práticas "esportivas" que visam derrubar um boi pelo rabo. Defensores dos direitos dos animais dizem que as vaquejadas são apenas maus tratos aos bichos, bem como ocorre com os rodeios, e até bem pouco tempo atrás, as rinhas de galo (estas, proibidas por lei). Já, há alguns anos, um menino foi atacado e morto por leões num circo na cidade do Recife. Todos esses casos, e muitos outros mais, dialogam bastante com o documentário "Blackfish", que expõe, de maneira bem incômoda, os bastidores dos parques aquáticos, cuja a atração principal envolve shows com orcas.
De início, a produção "engana" o espectador, mostrando depoimentos alegres de profissionais da área, bem como a alegria do público com os espetáculos apresentados nesses parques. Não demora, porém, para ele mostrar a que veio: a partir …
Dica de Disco

"Sabotage" (2016)
Artista: Sabotage

Em janeiro de 2003, o rapper Sabotage se despedia da vida pelos meios que ele tanto criticava em suas (contundentes) letras: devido à violência urbana. Treze anos depois, é lançado este álbum póstumo, e que comprova, de uma vez por todas, o quanto Sabotage ainda tinha a oferecer para o ritmo, e que, assim como Happin' Hood e MV Bill, e, mais recentemente, Criolo, ele conseguia ir bem além do mero discurso de ódio que, muitas vezes, compõe a música dos Racionais (principal ícone do rap brazuca). A arte de Sabotage é impregnada de indignação e de revolta, sim, mas, tenta refletir a situação em que vivemos, e busca o melhor caminho possível.
Musicalmente falando, o disco é bastante rico. Vai do rock à MPB, passando pelo samba sem maiores problemas. Por sinal, essa é uma das grandes qualidades desse lançamento: não se prender a nenhum rótulo. É rap na forma, mas, universalista no conteúdo, o que deixa a audição, de uma certa ma…