Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 8, 2018
Dica de Filme

"O Insulto"
2017 
Direção: Ziad Doueiri


"O Insulto" mostra como o poder das palavras pode abrir velhas feridas num ambiente sócio-político extremamente complicado
As palavras têm poder. Para o bem e para o mal. Muitas guerras e conflitos em geral começam assim: com uma palavra mal-dita, com um gesto imprudente, enfim, com um insulto. Um insulto, inclusive, que pode deixar vir à tona uma série de feridas ainda não cicatrizadas. Feridas geradas por situações estúpidas, de governos estúpidos, onde não há vencedores entre a população mais pobre; somente perdedores. E, é isso o que vemos em O Insulto, que parte de uma situação cotidiana banal (uma calha de uma casa) para estender o seu debate de forma macro e poderosa.



E, aqui, não estamos falando de um conflito qualquer, mas, da complicada situação social do Líbano, que recebe continuamente refugiados palestinos, que, muitas vezes, são estigmatizados entre os libaneses, a maioria cristãos. É nesse contexto di…
Dica de Filme

"Extermínio"
2002
Direção: Danny Boyle


Danny Boyle inaugura a nova moda dos zumbis no cinema com um filmaço
Alguns cineastas dispensam muitos comentários, seja para o lado positivo, seja para o lado negativo. No caso do visionário Dabby Boyle, dificilmente, encontraremos alguma produção meia-boca em sua filmografia. Isso porque o cineasta consegue imprimir um tom muito autoral em seus projetos, por mais que eles pertençam a um nicho bem específico. No caso de "filmes de zumbis", o que ele fez foi "apenas" iniciar toda essa onda dos mortos-vivos viraram pop, bem antes de The Walking Dead, por sinal. E, a culpa disso recai sobre um filmão chamado Extermínio.




As primeiras sequências de Extermínio já demonstram o domínio narrativo de Boyle. Numa sequência onde são exibidas cenas de violência de todos os tipos (terroristas matando possíveis dissidentes, policiais empancando manifestantes...), um chimpanzé, amarrado a uma mesa, observa tais cenas. Mes…