Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 17, 2015
DICA DE FILME

"Para Sempre Lilya" (2002)
Direção: Lukas Moodysson.


A sociedade e seus excluídos. Marginalizados. Abandonados. Mesmo quando teimam em sobreviver, são hostilizados. A bem da verdade, muito já não nem sequer uma "vida". Nesse panorama desolador, temos filmes brilhantes que retratam esses personagens de maneira bela e não-maniqueísta. "Para Sempre Lilya" é um deles.

O próprio ambiente em que se passa a estória já é desolador: uma antiga União Soviética, onde chove o tempo todo. As pessoas não se ajudam, não estão preocupadas com mais ninguém a não consigo. A mãe de Lilya se enquadra nessa categoria. Muda-se para os EUA com seu novo companheiro, deixando a filha a própria sorte.


De início, Lilya vai tentar morar com uma tia opressora, porém, obviamente, a convivência não dá certo. Vivendo praticamente na miséria, ela não vê outra alternativa a não ser se prostituir para conseguir o mínimo necessário. Seu único alento é a amizade de Volodya, um ga…
DICA DE FILME

"Perfume - A História de Um Assassino" (2006)
Direção: Tom Tykwer.


Adapatações literárias são o calcanhar de Aquiles do cinema. Ou o resultado é satisfatório ou não é. Geralmente, não existe meio termo nesse tipo de gênero. Provavelmente, a preocupação em ser fiel demais com o material impede que a produção tenha vida própria, sendo algo mais altoral do cineasta do que do escritor. "Perfume" é dessas adaptações que consegue superar esse problema.

Mesmo sendo fiel ao livro que o originou, "Perfume" tem uma técnica apurada, que diz muito sobre o seu realizador, Tom Tykwer, o mesmo de "Corra, Lola, Corra". O início se dá quando vemos o protagonista, Jean-Baptiste Grenouille, indo para uma sentença de execução. Não sabemos qual crime ele cometeu; apenas vemos que deve se tratar de algo verdadeiramente horrível, pois sua morte será bastante violenta, enquanto a população urra de felicidade.




Corta para o momento em que Jean-Baptiste nasceu…