Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 8, 2016
Debate Sócio-Político

Responsabilidade Fiscal - Uma Lei Para Todos


A justificativa para o impeachment de Dilma Roussef, que se desenrolou ainda mais com a aprovação do processo pelo Senado esta semana, foram as chamadas "pedaladas fiscais", manobras contábeis que visam "maquiar" resultados para o mercado financeiro. O que talvez pouca gente saiba é que, se levado ao pé da letra o fato de um governante do Executivo sofrer impedimento por causa dessas manobras, muitos governadores de vários estados teriam sofrido esse mesmo processo que a presidenta. E, por quê não foram?

Para fechar o ano contábil de 2014, por exemplo, vários desses governadores recorreram às "pedaladas fiscais". Mas, ao que se tem notícia até agora, nenhum deles teve as contas reprovadas pelos Tribunais de Contas estaduais, assim como ocorreu com a petista, pelo TCU nacional. Se o que Dilma fez é passível de impedimento ou não, só o STF pode julgar daqui pra frente, daqui a exatos 6 meses.…
Dica de Filme

"O Rei Leão" (1994)
Direção: Roger Allers e Rob Minkoff.


Uma das melhores coisas em se tratando de clássicos do cinema é que você pode reassistí-los quantas vezes quiser, e eles sempre terão algo de novo para nos dizer, que pode muito bem ser um detalhe, ou uma sutileza que passou despercebida na época em que vimos um determinado filme. Claro, isso se deve bastante ao fato de que amadurecemos, passamos a enxergar a vida com outros olhos e isso influencia, evidentemente, como assimilamos mensagens que, em outros tempos, não entendíamos bem.

"O Rei Leão" é um desses casos. Sim, vamos encontrar nele as velhas lições de moral que, de fato, são importantes, como a necessidade da amizade, de lutar pelos seus objetivos, etc. Temos ainda uma bem-vinda mensagem sobre o ciclo da vida, onde cada ser possui uma função que precisa exercer para manter o equilíbrio das coisas. Mas, além disso, podemos encontrar boas analogias políticas (isso, mesmo) a respeito do pode…
Debate Sócio-Político

NOME AOS BOIS


Ontem, ocorreu a votação do Senado Feredal pelo processo de continuidade do impeachment de Dilma Roussef. Por 55 votos a 22, a proposta de impedimento foi aprovada, colocando Dilma num afastamento temporário de 180 dias até o julgamento no STF. Enquanto isso, o vice-presidente Michel Temer assume, interinamente, o cargo.

Detalhe: o discurso de todos os que votaram ontem pelo impeachment foi no sentido de combater à corrupção. No entanto, é interessante observar que, dos 55 parlamentares que votaram assim, 34 estão respondendo por processos na Justiça (inclusive, alguns através da Operação Lava-Jato). As ocorrências vão de improbidade administrativa à corrupção passiva, passando por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Logo abaixo, como pequena amostra do nível de hipocrisia destes senhores bastante "éticos", segue uma lista com os senadores que estão sendo investigados pelo STF, e que, ao mesmo tempo, votaram pelo impeachment de Dil…
Dica de Disco

"A Moon Shaped Pool" (2016)
Artista: Radiohead.


O tempo não para. Ok, essa frase há muito já virou clichê, mas, cai como uma luva para o Radiohead. Dito isto, é preciso, portanto, analisar o novo álbum da banda, "A Moon Shaped Pool", o nono de sua carreira, `luz dessa realidade. Continuemos a mar os três primeiros discos do grupo, mas, verdade seja dita: nunca mais teremos a urgência de "Pablo Honey", o carisma de "The Bends", nem o caos de "Ok Computer". Hoje, o Rdaiohead está mais para o Massive Attack, do que para o R.E.M. ou o Nirvana (suas primeiras influências). Isso é bom? Depende do que queremos.

A primeira coisa que me vem à cabeça quando penso em "A Moon Shaped Pool" é como o disco é bonito. Sim, ele tem uma beleza própria, porém, um belo estranho, melancólico, quase sarcástico. Thom Yorke e cia agora parecem saber dosar as experimentações que escutamos nos polêmicos "Kid A" e "Amnesiac&qu…