Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 2, 2015
DICA DE FILME

"Ezra" (2007)
Direção: Newton I. Aduaka.



Alguns filmes, de tão realistas, não parecem ficção, e sim, documentário. É o tipo de produção que se utiliza dos meios narrativos do cinema convencional para contar uma estória com o máximo de impacto possível, como se estivéssemos no calor dos acontecimentos na tela. Esse nível visceral de imersão foi visto de forma bem competente em "Cidade de Deus", por exemplo.

"Ezra", longa do nigeriano Newton I. Aduaka, consegue perturbar bastante o espectador. Mais do que isso, ele nos faz espectadores impotentes diante de uma tragédia que está visível ao mundo durante anos, mas que quase todos ignoram: o flagelo do recrutamento de crianças nas guerras civis da África.

O nível de veracidade é tremendo. Não conseguimos ficar incólumes diante da tela. Chega a ser desesperador ver que tal situação ainda ocorre, mas pouco ou nada é feito para sanar isso. Aqui, é cinema denúncia em estado puro, sem simbolismos ou met…
DICA DE FILME

"Nausicaä do Vale dos Ventos" (1984)
Direção: Hayao Miyazaki.


Reconfortante ver autor e obra feitos um para o outro de forma tão harmônica. Miyazaki e os desenhos animados é o perfeito exemplo de simbiose artística. Não à toa, ele é considerado um mestre da animação. Assistir a todos os seus filmes é uma experiência única, onde sempre encontraremos uma mensagem forte, passada de forma madura e bela para o espectador.

E, eis que lhes apresento "Nausicaä do Vale dos Ventos". Inclusive, essa animação tem similaridade com outra obra do diretor: "Princesa Mononoke", que seria feito 13 anos depois. Ambas as produções pisam fundo na mensagem ecológica, mas não se prendem, nem de longe, a discursos panfletários. A questão aqui é "sentir" a natureza, respeitá-la como ser vivo, e viver em paz com ela.



Também temos, tanto em um quanto em outro, duas personagens femininas fortes (não por coincidência, duas princesas). Mas, há diferenças sutis qu…