Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 27, 2014
DICA DE FILME


"LIXO EXTRAORDINÁRIO" (2010)



Muitas vezes, nos pegamos pensando em como poderíamos fazer a diferença na vida de uma ou várias pessoas. O renomado artista Vik Muniz não teve dúvida: resolveu fazer um trabalho no lixão de Gramacho, maior aterro do mundo, localizado no Rio de Janeiro. Seu intuito foi retratar o cotidiano dos catadores do local, e transformar as imagens em arte. No entanto, ele encontrou bem mais do que esperava.

Esse documentário, muito longe de ser maniqueísta, mostra um pequeno mosaico da vida de algumas pessoas que, na época, trabalhavam no lixão devido a algum infortúnio em suas vidas. Os depoimentos são bastante honestos, e nem um pouco apelativos. A chegada de Vik ao local acaba por trazer uma nova perspectiva para essas pessoas, que passaram a se valorizar mais, e algumas até saíram do lixão devido ao trabalho dos quadros expostos nas principais galerias do mundo.




Detalhe que toda a renda com a venda dos quadros foi revertida para a Associaçã…
DICA DE FILME

"TUDO SOBRE MINHA MÃE" (1999)




Pedro Almodóvar sempre foi o queridinho de muitos cinéfilos, porém, seus filmes, na maioria, sempre pecaram num aspecto: o exagero. Tudo bem que, num certo ponto, trata-se de "estilo", mas, enquanto Tarantino, por exemplo, usa-o como parte narrativa, Almodóvar se limita, quase sempre, a apenas adornar suas produções com isso. Em seu cinema, o estranho é excessivamente freak e o drama é extremamente novelesco. Ironicamente, quando ele equilibra esses mundos, e se mostra mais contido, consegue fazer obras melhores. "Tudo Sobre Minha Mãe" demostra isso. Seu enredo poderia ser desculpa para diversos maneirismos do diretor, mas este se controla, e consegue ótimos resultados.




A estória foca na personagem Manuela. O começo do filme retrata sua convivência com o filho adolescente Esteban, um rapaz inteligente, amante de literatura e teatro. Por sinal, é o teatro que vai permear toda a narrativa, mais precisamente a peça …
DICA DE FILME

"LAVOURA ARCAICA" (2001)




"Quanto mais unida a família, mais violento é o baque"

Expurgo das dores da alma. Algo caro para todos nós, principalmente aqueles com sensibilidade acima da média para as coisas do mundo. Nem todos possuem o equilíbrio necessário para suportar tamanha enfermidade, e muitos sucumbem. Raduan Nassar entendeu isso, e, rapidamente, mostrou-nos sua visão de mundo, para depois, recolher-se no isolamento. Usou, como toda grande pessoa, a arte para expor suas mais profundas inquietações. Escreveu dois grandes livros de nossa literatura: "Um Copo de Cólera" e "Lavoura Arcaica". Enquanto o primeiro partia de uma briga de casal para expandir os limites de sua crítica para toda a sociedade, o segundo traçava a desunião de uma conservadora família para falar das contradições do mundo, voltar novamente a falar da família, e assim sucessivamente, nesse jogo onde os universos, muitas vezes, confundem-se.

Como se vê, transpor…