Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 11, 2016
Dica de Filme

"A Chegada" (2016)
Direção: Denis Villeneuve


A ficção científica no cinema é feita de grandes obras de tempos em tempos. Só para citar alguns poucos exemplos, "2001: Uma Odisséia no Espaço", "Solaris" e "Contato" possuem um hiato de, pelo menos, uma década entre eles. E no meio dos clássicos temos o que poderíamos chamar de ficção científica de "escapismo", cujos filmes se concentram mais na ação e no terror do que em algo mais profundo (é o caso da cinessérie "Alien", por exemplo). Só que, em plano século 21, anos 2000, estava faltando uma obra que abordasse temáticas assim de uma maneira mais adulta, digamos. "Interestelar", de Christopher Nolan, até que tentou, mas, o posto de grande ficção científica dos últimos anos vai para "A Chegada".
A premissa, aparentemente, simples, é o ponto-chave para que o roteiro aqui explore temas bastante pertinentes. Mesmo assim, a produção já começa com a ap…
Filme Mais ou Menos Recomendável

"Big Jato" (2016)
Direção: Cláudio Assis


É fato que, mesmo com polêmicas aqui e ali, e divergências ideológicas um tanto rasteiras, o cinema brasileiro em 2016 não foi dos melhores. Filmes aclamados como "Boi Neon" e "Aquarius", no final das contas, mostraram-se fogo de palha, e outras produções, como o esperado "Mãe Só Há Uma", ficaram apenas nua média razoável. "Big Jato", do polêmico cineasta pernambucano Cláudio Assis, está no segundo grupo: não chega a ter nada de espetacular, mas, também, não é um filme medíocre, tornando-se até mesmo uma das "melhores" produções nacionais deste ano (o que, infelizmente, no contexto geral, não é muita coisa).
O que talvez incomode aos espectadores de "Big Jato" sejam os seus sub-textos, mais ou menos machistas, que emulam muito do autor original da história: o escritor Xico Sá. No entanto, se deixarmos essas divergências (um pouco) de lado, iremo…
Dica de Disco

"Rust" (2016)
Artista: Stone Cream


O mercado da música, a cada ano, cresce em termos quantitativos, mas, continua sempre com os mesmos vícios. Enquanto somos constantemente bombardeados por novos artistas de qualidade duvidosa, ou até mesmo alguns cânones musicais, mas, que hoje não conseguem fazer mais nada de relevante, ótimas bandas surgem todos os dias, e, por não ser dada a devida atenção, muitas duram o suficiente para lançarem apenas um disco, e nada mais. Os motivos para que isso aconteça são muitos, em especial, o fato de termos um público cada vez menos exigente, e quem sai perdendo é quem tenta encontrar algo de novo que seja, pelo menos, bom (não precisa reinventar a roda).
É o caso da novíssima Stone Cream. Em outros tempos (digamos, por exemplo, no início dos anos 90, auge do grunge), ela talvez passasse despercebida, e seria "apenas" mais uma banda competente. Mas, como hoje em dia não vemos a maioria, sequer, conseguir fazer um bom "…