Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 27, 2016
Dica de Disco

"Cure for Pain" (1993)
Artista: Morphine.


O que dizer de uma banda de rock sem guitarras, onde o som delas é substituído por um sax barítono? O que dizer de um grupo cujo vocalista chegou a trabalhar como mestre de obras no Brasil, e é quem construiu seu próprio baixo, de apenas de duas cordas? O que dizer de uma banda onde esse mesmo vocalista morreu, de ataque cardíaco, em cima do palco? Pois, é, o Morphine possuía todas essas características, o que a tornava mais que peculiar, principalmente, numa década em que imperou o barulho das guitarras distorcidas do rock alternativo.

Um ser estranho até no underground, o Morphine foi construindo uma trajetória muito interessante, sempre com shows bastante intimistas, ótimos discos, que mesclavam sons que iam de The Doors a Coltrane, e, pra finalizar, uma história trágica (a referida morte de seu líder, o Mark Sandman). De uma certa forma, direta e indiretamente, tudo isso está explicitado no grande clássico deles, &quo…
Debate Sócio-Político

UM PAÍS SEM CONSCIÊNCIA


Desde as mais recentes eleições, ocorridas em 2014, o Brasil parece andar para trás. Ao contrário do que certos setores tentam passar, a população não está mais consciente, mais informada, mais sabedora de seus direitos. Não. Esse atual levante contra a "corrupção" tem mais cara de ojeriza a um partido específico (o PT) e a políticos bem determinados (Dilma e Lula). Só que a perigosa polarização que anda tomando conta de qualquer debate diz que quem reclama dessa crítica seletiva ou que aponta falhas da famigerada Operação Lava Jato só pode ser duas coisas: "esquerdopata" e "petralha".

Motivos não faltam para que se reclame dessa crítica seletiva dos "paladinos da justiça", no entanto. Desde de que passeatas, protestos e manifestações contra o atual governo invadiram nossas ruas, os pedidos de "menos corrupção" se juntaram aos de intervenção militar, pena de morte, porte de armas, privatizaç…
Dica de Filme

"Batman - O Cavaleiro das Trevas" (2008)
Direção: Christopher Nolan.


Hoje em dia, os filmes de super-heróis se tornaram um negócio rentável. Tão rentável que, praticamente, todo mês temos um estreando em inúmeras salas de cinema por aí. O problema é que, são muitas produções praticamente iguais, feitas nos mesmos moldes, o que está gerando um certo desgaste da fórmula a um bom tempo. Para o bem e para o mal, "O Cavaleiro das Trevas" é o "culpado" disso, o que iniciou, de fato, essa onda de filmes baseados nem HQ's com certo nível de elaboração. Só que o precursor disso fez sucesso e tinha conteúdo. Seus seguidores, no entanto, esqueceram do conteúdo.

O porquê de nenhuma outra produção ter alcançado o nível de excelência da obra máxima de Nolan, deve-se a um fator essencial: ousadia. Enquanto outros longas de grandes estúdios têm medo de tocar em determinados assuntos por acharem "pesados" demais para o grande público, aqui, ao co…