Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 13, 2016
Dica de Filme

"Babadook" (2014)
Direção: Jennifer Kent.


Há muito o cinema de terror vem padecendo com a falta de criatividade. De fato, isso não chega a ser bem uma novidade, sendo até clichê dizer isso. Mas, vez ou outra, aparece algum bom exemplar pra tirar o gênero da mesmice. É o caso de "Bababdook", um filme bem interessante, mas que tem certos defeitos que atrapalham o resultado final. Na realidade, ele só foi tão falado à época de seu lançamento porque o nível geral está realmente baixo. Então, algo que esteja apenas um pouco acima da média, será bastante supervalorizado.

Apesar disso, a produção tem muito o que falar para o espectador. Causa angústia e incômodo porque, em certo aspecto, não é bem um filme de terror tradicional, mas um drama familiar um tanto pesado. O horror está ali como uma espécie de metáfora (no caso, de uma representação da depressão). A representação da figura do bicho papão é o receio da solidão, a tristeza da rejeição, o sofrimento da…
Filme Não Recomendável

"Os Dez Mandamentos" (2015)
Direção: Alexandre Avancini.


Depois de assistir a este filme, fica a dúvida se o que acabamos de ver foi uma mera propaganda cristã muito mal elaborada, ou se foi pura picaretagem, mesmo. Talvez, ambas as coisas, pois, isto aqui pode ser tudo, menos cinema. E, não por causa de seu viés religioso, já que temos ótimos filmes com essa temática ao longo dos anos. É porque "Os Dez Mandamentos" é muito ruim.

Mesmo assim, por um momento, esqueçamos a sanha do pastor Edir Macedo em querer faturar em cima da fé alheia de maneira sempre vergonhosa, e tentemos analisar a coisa pelo prisma única e exclusivamente da sétima arte (se é que isso é possível). Assim não seremos acusados de estarmos sendo anti-cristãos ou coisa do tipo pela patrulha ideológica dessa gente.




Pra começar, a produção é muito cansativa. Já nos dez primeiros minutos, muitos fatos acontecem, atropelando uns aos outros, numa corrida frenética, regada a uma edi…
Dica de Filme

"Milk- A Voz da Igualdade" (2008)
Direção: Gus Van Sant.


Existe uma infinidade de temas tabus. Não necessariamente por serem assuntos "difíceis", mas, porque simplesmente muitas pessoas possuem resistência a eles. Política e homossexualidade, por exemplo, são geralmente tratados com muitos jargões, lugares comuns e frases de efeito, porém, parece que, em geral, temos total ignorância quanto a esses temas. Nesse aspecto, o filme "Milk" é particularmente importante de ser visto.

No entanto, por pouco a produção não saia. O cineasta Van Sant há muito queria contar a história de Harvey Milk, o primeiro político assumidamente gay dos EUA. Só que ele não achava o tom certo para um filme. Foi só a partir da ajuda do roteirista Dustin Lance Black, que o diretor pôde, enfim, contar a trajetória de um dos mais importantes ativistas da causa LGBT do mundo recentemente.




E, mesmo que, a princípio, "Milk" possa parecer excessivamente panfletário, …