Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 10, 2016
Dica de Livro

"Satã em Gorai"
Autor: Isaac Bashives Singer
Ano de lançamento: 1933.


"Mas, agora maus dias sobrevieram a Gorai. Seus melhores cidadãos eram trucidados. A maior parte dos homens que sobreviveram eram jovens. Embora a terra estivesse em paz, o medo de novas tribulações nunca abandonava os judeus. Pior do que tudo, nessa época em que a unidade era mais necessária, cada homem seguia seu próprio caminho, não querendo mais dividir a responsabilidade geral. Muitas vezes, Rabi Benisch convocou uma reunião, só para ver os cidadãos cochilarem ou ficarem a bocejar de olhos fixos nas paredes. Eles concordavam com tudo e não executavam nada."
As tradições que nos são ensinadas ainda na infância nos perseguem para o resto da vida. Mesmo que lutemos contra, buscando novos horizontes, novas ideias, algo desse período fica enraizado na alma, e influencia de alguma maneira nossas ações. O escritor Bashives Singer parecia viver atormentado pela tradição judaica à qual fora…
Debate Sócio-Político

O GRANDE ERRO DE DILMA


A política é uma arte, já dizia o filósofo. E, como toda arte, ela também possui os seus gracejos, as suas particularidades e exige um certo grau de "esperteza". Infelizmente, é assim que a política brasileira funciona, não tem jeito. Tendo nós, o povo, o eleitor médio, como cúmplices de tudo o que não presta nesse meio. Não raro, achamos normal, ou até "necessário", que certas atitudes sejam tomadas em nome do que se acostumou chamar de "governabilidade". Em suma, para um representante público exercer seu cargo, precisa vender sua alma para Deus e para o Diabo em doses iguais. E, talvez tenha sido esse o maior erro de Dilma no cargo de presidente.

Ela, simplesmente, não soube como lidar com alianças que, como todos sabem, são fadadas ao fracasso, pois cobram um preço muito alto. Desde a gestão extremamente corrupta de Sarney, no final dos anos 80, pós-redemocratização, já mostrava, claramente, que um determinad…
Dica de Filme

"O Vídeo de Benny" (1992)
Direção: Michael Haneke.


Falar sobre a influência da violência na mídia para as pessoas, em especial, entre os jovens, já gerou filmes muitos bons (e, polêmicos, diga-se de passagem), que apresentaram diversas abordagens. Desde o frenético "Assassinos por Natureza" ao introspectivo "Assassino(s)", todos tinham um ponto em comum: a perda do valor da vida humana e a banalização da brutalidade. A desumanização, enfim. Então, imaginem o que Haneke, um cineasta reconhecido por não fazer concessões, faria com um tema desses. O resultado é este "O Vídeo de Benny".

Trata-se do segundo filme da chamada "trilogia da incomunicabilidade" que Haneke fez há alguns anos, e é esse mesmo o mote que vamos encontrar ao longo do filme: a dificuldade de comunicação entre os personagens. Benny é um jovem que tem um pequeno estúdio em seu quarto, e é muito mimado pelos pais. No entanto, simplesmente não consegue conversa…
Dica de Documentário

"What Happened, Miss Simone?" (2015)
Direção: Liz Garbus.


É muito comum julgar de forma rasa e fácil todo e qualquer artista. Até por serem figuras públicas, eles expõem o que de melhor (e de pior) a sociedade possui. E, devido a isso, pagam, geralmente, um alto preço. Interessante notar, pois, que os mais recentes documentários sobre artistas, especificamente, os musicais, conseguiram dar isenção sobre as figuras retratadas, cabendo ao espectador de que forma julgar. Foi assim com as produções sobre Kurt Cobain e Amy Winehouse. E, é assim também com este documentário sobre Nina Simone.

Produzido pela Netflix, ele resgata um monte de imagens primorosas da carreira da cantora. Pouco ele fala sobre a sua infância, por sinal, mas o que diz é importante para entendermos como se formou a personalidade dela. Prodígio no piano desde pequena, Nina sempre foi destaque por onde passava. Só que ela parecia não se encaixar nem no mundo dos negros (que a colocavam para…