Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 21, 2014
DICA DE FILME

"O GOSTO DA CEREJA" (1997)
DIREÇÃO: Abbas Kiarostami





Suicídio. Tema complexo e pouco compreendido. Nossa cultura (principalmente, por motivos religiosos) ainda o vê como um grande tabu. E, é essa resistência que o protagonista de "O Gosto da Cereja" vai encontrar pelo caminho.

Perambulando de carro no meio de um povoado onde a pobreza é latente, e onde a dignidade humana precisa ser reafirmada diariamente, ele procura alguém para fazer um trabalho aparentemente simples: jogar terra em seu corpo quando ele tiver se matado.



Obviamente, todos se recusam. No entanto, ele continua a procurar alguém que o compreenda. Como ele mesmo diz: "Você pode compreender a minha dor, mas nunca poderá senti-la. Peço apenas que aceite a minha decisão, pois se é pecado tirar a própria vida, maior pecado ainda é fazer as pessoas que você ama sofrerem por causa do seu problema."

A simbologia das imagens pula da tela de maneira forte. Kiarostami usa várias metáforas,…
DICA DE DISCO

"Bloco do Eu Sozinho" (2001)
Artista: Los Hermanos.




O "Angel Dust" dos Los Hermanos. Ou seria o "Sgt. Peppers" dos Los Hermanos? Não importa como queiram tachá-lo. Quebra de paradigmas; teste aos fãs. Sim, meus caros, atitude. Mas, não aquela falsa, da moda, que faz os jovens atuais pedirem uma ditadura militar, por exemplo.

Ousadia. Talvez o último momento da música brasileira em que essa palavra fez sentido. A briga com a gravadora da banda à época (a Abril Music) e a insistência do grupo em lançar o material, mesmo com algumas modificações, não tem paralelo recente na indústria fonográfica daqui.




Teria ido o Los Hermanos longe demais? Provavelmente. E, que bom! De que se valeria a grande arte sem a transposição desses limites? Calculado ou não, o risco em se lançar "O Bloco do Eu Sozinho" foi grande. Resultado imediato: uma legião (enorme) de fãs comprou a ideia da banda, e passou a admirá-los mais.

O negócio é o seguinte: não tem…