Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 8, 2017
Dica de Filme

"Kubo e as Cordas Mágicas" (2016)
Direção: Travis Knight


Apesar de termos tido muitas animações elogiadas em 2016 (como os superestimados "Zootopia" e "Anomalisa"), o ano que passou não foi tão bom assim nesse quesito. Na realidade, o que tivemos foram várias produções pretensiosas, que, por não terem uma condução bem-feita, ou apelaram demais para clichês, ou simplesmente ficaram no meio do caminho. "Kubo e as Cordas Mágicas", ao contrário, mostrou ser a grande animação de 2016 por causa de um diferencial bem básico: a história é simples, mas, é bem contada e cativa a todos, sem carregar demais no melodrama.
Outro ponto a favor do filme é a sua estupenda animação em stop motion, que de tão bem elborada, nem parece stop motion. Os cenários, a ação, o design dos personagens, enfim, tudo foi feito por gente que, notadamente, gosta desse tipo de animação, e o resultado é nada menos do que deslumbrante. E, o roteiro, em si, não tem nada …
Dica de Filme

"Invasão Zumbi" (2016)
Direção: Yeon Sang-ho


"Filmes de nicho" são um complicados, pois, além do público ser pouco exigente quanto a eles, os próprios realizadores não se esforçam muito em saírem dos lugares-comuns. Peguemos as produções de zumbis, por exemplo. Quantas, nos últimos anos, ficaram acima da média e tentaram mostrar alguma novidade, por menor que fosse? A memória, agora, só me faz recordar do espanhol "[Rec]", e só. O resto é o de sempre: carnificina, luta plea sobrevivência, e mais carnificina. Todos os filmes de zumbi, é verdade, têm um teor político, por mais sutil que seja, mas, a grande maioria é, simplesmente, muito mal feita. E, é por isso que "Invasão Zumbi" chega como uma estrondosa surpresa.
Primeiro, não esperem que essa produção sul-coreana traga algo de inovador. O fio narrativo que a conduz, por sinal, é bastante simples: uma orda de zumbis começa a atacar pessoas desavisadas num trem bala que está indo par…
Dica de Filme

"Temporário 12" (2013)
Direção: Destin Daniel Cretton


Filmes com lição de moral sempre correm o risco de serem piegas demais, afastando aquele público mais exigente. Isso porque, além das boas intenções (totalmente louváveis), estamos falando de cinema, e como tal, precisa ter boa direção, boas atuações e bom roteiro para que tudo se junte à ideia central, e a mensagem possa ser vista pelo máximo de pessoas possível. "Temporário 12", do estreante Destin Daniel Cretton vai nessa linha: é muito bem realizado, mas, os seus princípios estão lá, intactos e visíveis, algo, mais ou menos, na mesma linha do fantástico "O Substituto - Indiferença".
Foi a partir de um curta metragem de 2008 que o diretor ampliou o conceito da ideia, e fez este "Temporário 12". A trama se baseia nas experiências pessoais do próprio cineasta, que colheu, através de depoimentos, um pouco do que vemos no longa, com algumas adaptações e modificações nos nomes, clar…
Dica de Filme

"Ecce Bombo" (1978)
Direção: Nanni Moretti


O cinema de Moretti não se presta a interpretações fáceis, muito menos, quer agradar a todos. Foge, inclusive, daquele típico humor italiano, cheio de histrionismos, apesar de seus filmes, em geral, serem repletos de verborragia. A cada produção feita, Moretti tenta nos dizer aquilo que mais o incomoda, mesmo que isso signifique colocar o dedo em algumas feridas. É essa provocação que vamos encontrar de maneira marcante aqui em "Ecce Bombo", feito nos longínquos anos 70, mas, que, já naquela época, mostrava o talento do cineasta para fazer do seu cinema uma válvula de escape para questões realmente importantes.
A história gira em torno da vida cotiana de estudantes universitários e suas ideias (ou, a falta delas) sobre as coisas do mundo. Basicamente, este é o fio narrativo do filme. O que vai fazer a diferença é o seu desenvolvimento, numa abordagem bastante crítica à alienação da juventude naquele período. Pr…
Lista Especial
Final de Ano


10 fatos para provar que 2016 foi um ano de muitas coisas positivas (e, que a gente nem percebeu - ou quase...)



Temos uma tendência cultural em tornar quase tudo negativo aos nossos olhos. Depois de um tempo, é óbvio que um profundo pessimismo tome conta das conversas, das atitudes, de tudo, ou até mesmo um cinismo que mascara o que temos de bom. Claro, não vamos ignorar que 2016 foi, realmente, um ano difícil na sociedade de um modo geral e em todo meio político, com descrenças nas instituições, discursos de ódio a quem pensava diferente, e por aí vai. Porém, mesmo que poucas, em 2016 aconteceram coisas ótimas, e que, baseadas em princípios muito bons, fazem com que tenhamos alguma espécie de otimismo. E, é por isso que aqui estão 10 fatos ocorridos no ano que passou que, mesmo isoladamente, dá a nós algo de positivo, seja esperança oi incentivo pra agir.
Agora, podemos dizer: felizes atitudes em 2017 para todos!



10°
Eddie Vedder interrompe show do Pearl Jam p…