Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 15, 2014
DICA DE FILME

"O HOMEM DUPLICADO" (2013)




Solidão, rotina, vazio. Solidão, rotina, vazio. Solidão, rotina, vazio. Um ciclo sem fim ignorado pela maioria absoluta das pessoas em seu cotidiano. Inclusive, por Adam. Sua inquietação não vai além de um mero incômodo. Ele precisa, urgentemente, de outra vida. Ele sabe disso; todos nós sabemos. Sua profissão de professor de História, seu romance com uma jovem, sua relação com a cidade onde mora; tudo está no piloto automático. Não existe prazer genuíno; apenas, obrigação de seguir uma linha reta, sem mudanças ou emoções bruscas.

Essa é a espinha dorsal do filme "O Homem Duplicado", baseado em obra do escritor José Saramago, e dirigido por Denis Villeneuve, cineasta canadense do ótimo "Incêndios" e do mediano "Os Suspeitos". Deste último, por sinal, vem o ator Jake Gyllenhaal, repetindo a parceria com o diretor em menos de um ano. Sua representação do personagem Adam é boa e convincente; um dos (muitos) p…
DICA DE LIVRO 

"O VÔO" (1995)




As ditaduras militares que assolaram a América Latina entre as décadas de 60 e 80 continuam a ser um período obscuro da nossa história. Assunto tabu, muito ainda se esconde do que, de fato, aconteceu na época. Devido a isso, diversos produtos culturais são feitos para que se dê algumas pistas do que realmente ocorreu. "O Vôo" é um deles. O livro fala, especificamente, do regime ditatorial que se instalou na Argentina entre os anos de 1976 e 1983, e que deixou uma marca absurda de cerca de 30 mil mortos.

O título do livro se refere a uma das operações empregadas para o extermínio dos subversivos. Consistia em capturar pessoas acusadas de serem contra o sistema, para depois, serem fortemente sedadas, e, por fim, jogadas ao mar, estando ainda inconscientes. Horacio Verbitsky, autor do livro, centra-se numa longa entrevista que teve com o capitaão de corveta da época, Adolfo Francisco Scilingo. São declarações bastante reveladoras. Seguem e…