Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 25, 2014
DICA DE FILME

"DEUS DA CARNIFICINA" (2011)




Nos últimos anos, o cineasta Roman Polanski vem se notabilizando por realizar filmes muito bons. Ao contrário de muitos diretores que, após ganharem um prêmio como o Oscar, acomodam-se, Polanski, ao contrário, depois do reconhecimento por "O Pianista", está acertando a mão com frequência. "Deus da Carnificina" comprova isso.

O filme é baseado numa obra teatral escrito por Yasmina Reza (que também roteiriza o filme ao lado do diretor), e, fala sobre um assunto aparentemente banal: uma briga entre adolescentes no pátio da escola. Os pais de um deles, indignados, chamam os pais do outro rapaz para seu apartamento a fim de terem uma conversa e resolverem essa questão. Porém, o que poderia ser um diálogo apenas amigável, desemboca num festival de acusações e xingamentos.




Penelope e Michael, pais do que foi agredido, a princípio, dão exemplos e mais exemplos de "civilidade", num show de sorrisos e simpatia. Ma…
DICA DE DOCUMENTÁRIO

"QUEBRANDO O TABU" (2011)




"Quebrando o Tabu" é um filme de preconceitos. O primeiro, mais óbvio, trata da relação entre as drogas e a criminalidade. O outro estigma, menos convencional, resvala em partidarismos políticos e ideológicos. Para alguns, deve ser um tanto difícil assistir a algo que tenha como um dos produtores o apresentador de TV Luciano Huck. Além disso, o documentário mescla várias imagens de reportagens de telejornais da tão odiada Rede Globo. Mas, o que talvez cause mais resistência seja o fato do principal anfitrião da produção ser o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, um dos políticos mais criticados nos últimos anos.

Passados esses "tabus" iniciais, o espectador pode conferir tranquilamente um dos melhores documentários brasileiros recentes. Falar de um assunto como drogas nunca é tarefa das mais fáceis, mas o diretor Fernando Grostein Andrade passa no teste, pois tenta ser o mais didático e racional possível. …
DICA DE FILME

"INCÊNDIOS" (2010)




O filme "Incêndios" pode ser considerado um longa de emoções moderadas. No decorrer de suas duas horas de duração, temas pesados são abordados, mas, mas as catarses não são gratuitas, nem meramente ornamentais. Elas têm um motivo de existirem, sendo o que, de fato, move a trama. Prova disso é que ele começa lento, contemplativo, mostrando um menino tendo o cabelo raspado, provavelmente por guerrilheiros de um país em conflito. A cena seguinte mostra um tabelião entregando o  testamento de uma mulher aos seus filhos gêmeos, que são um casal. O pedido da mãe deles ao tabelião foi de que eles recebessem duas cartas que deveriam ser entregues ao pai e ao irmão deles, que nunca chegaram a saber que existia. O pai, nunca conheceram.De imediato,é ela quem sai em busca do paradeiro dos dois. Ele, relutante, só se envolverá nisso posteriormente.

A trama, em si, a princípio, pouco importa. O interessante é ver como ela vai se desdobrando, ora …
DEBATE POLÍTICO
QUEM TEM MEDO DE PROTESTOS?



Desde junho do ano passado, o Brasil vive uma grande efervescência. Mesmo que de forma um tanto esparsa, estão ocorrendo manifestações em diversas cidades. Como característica principal, várias delas são apartidárias. Outro ponto a destacar são as reivindicações, quase todas unânimes, relacionadas, por exemplo, à saúde e à educação. Podemos também citar o fato de que muitas surgem a partir de greves ou paralisações de certas categorias, como os professores ou policiais.
No entanto, e como era o esperado, esses protestos não estão sendo vistos com bons olhos. Justamente por serem apartidários, são acusados frequentemente de serem influenciados ou até financiados por partidos de oposição, por baixo dos panos. Porém, muitos parecem não perceber a lógica: qual partido com estrutura suficiente iria "comandar" uma massa muitas vezes de milhares e milhares de pessoas contra um governo específico? Nessa hora, poucos se lembram de que essas …
DICA DE FILME

"INDOMÁVEL SONHADORA" (2012)




O cinema pode ser injusto inúmeras vezes. Assim como no futebol, nem sempre o melhor ganha a partida. O filme "Indomável Sonhadora" é bom exemplo disso. Concorrendo ao Oscar 2013 com filmes burocráticos ("Lincoln" e "A Hora Mais Escura") ou simplesmente ruins ("Argo"), foi praticamente ignorado, levando este último o prêmio de melhor filme do ano, num claro ato político (a estatueta foi dada a Ben Afreck, diretor de "Argo", pelas mãos da primeira-dama norte-americana Michele Obama). São coisas chatas de se constatar, mas que, porém, tornam filmes realmente bons como "Indomável Sonhadora" ainda mais especiais.

Hushpuppy é uma menina muito esperta, criativa e inteligente, mas que vive com bastante dificuldade com seu pai (que sofre de uma doença terminal), numa região que pode muito bem ser comparada com nossas favelas. Não por acaso, o lugar é chamado de Banheira. Acontece qu…