Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 5, 2017
Dica de Disco

"Cortes Curtos" (2017)
Artista: Kiko Dinucci


Uma coisa não falta aos apreciadores de música: reclamações. É quase sempre a mesma lamentação: "hoje em dia, não tem nada que preste na música"; "antigamente, era melhor"; "atualmente, é tudo igual", etc, etc, etc. Mas, o "x" da questão é até que ponto isso procede, e em que momento começa a nossa culpa. Sim, pois, será que reclamamos da mesmice porque apenas procuramos no mainstream, e não buscamos algo de mais diferente no meio alternativo? Há grande possibilidade disso ser verdadeiro, já que, nos últimos anos, temos tido uma boa quantidade de gente talentosa fazendo música de qualidade, só que, fora do eixo comercial. 
O músico paulista Kiko Dinucci é, facilmente, agregado a essa turma que está, há muito tempo, por merecer um espaço bem maior no meio fonográfico. Isso porque, além de outros atributos, ele tem um ótimo gosto para escolher seus parceiros de profissão, entre ele…
Filme Mais ou Menos Recomendável

"Kingsman: Serviço Secreto" (2014)
Direção: Matthew Vaughn


Deixando qualquer preconceito de lado: não há nada de errado com cinema de escapismo. Sim, em tempos tão complicados como os nossos, o ideal é que toda arte tentasse, ao menos, ser minimamente engajada. Mas, se for da vontade da plateia, que haja também diversão descompromissada, passageira, do tipo "desligue o cérebro", e divirta-se. O problema é que, às vezes, nem mesmo os realizadores desse tipo de produção acreditam fielmente nessa lógica, e o que poderia ser um filme totalmente anárquico, descerebrado, alucinante e  avacalhado, acaba sendo apenas uma produção que tem os seus momentos de subversão, mas, na maioria do tempo, apela para clichês baratos e se leva a sério demais. Esse foi o principal problema de "Deadpool". E, é o que acomete este "Kingsman: Serviço Secreto", não de maneira tão negativa quanto no filme do mercenário tagarela, mas, que quase…
Dica de Filme

"Sinais" (2002)
Direção: M. Night Shyamalan


Num tempo em que o cinema está cada vez menos autoral, é sempre bom ver um cineasta como Shyamalan que sempre imprime uma assinatura bem particular em seus filmes (com exceção do horroroso "O Último Mestre do Ar"). Mesmo que a maioria de suas obras não sejam um primor em muitos aspectos, pelo menos, são diferenciadas em outros pontos, e isso, sem dúvida, já dá uma certa vantagem. O problema é que, às vezes, é um tipo de cinema tão peculiar, que acaba se perdendo no ego do diretor, fazendo com que ele dê muita importância a certas situações em suas histórias que não precisam de tanta atenção. Esse exagero, por exemplo, quase faz de "Sinais" um filme ruim.
Pra quem já conhece um pouco do diretor, não vai encontrar grandes surpresa aqui em termos temáticos. Como nos seus melhores momentos, Shyamalan aborda questões como fé e núcleos familiares problemáticos. E, isso se resume bem na persona do protagoni…
Filme Não Recomendável
"Tropas Estelares" (1997) Direção: Paul Verhoeven

Às vezes, a qualidade ou não de um filme é medida não apenas por sua "suposta" intencionalidade, e sim, pelo o que consegue fazer com o material disponível, e o que, de fato, provoca nas plateias. Exemplo recente é o brasileiro "Tropa de Elite", que alguns dizem ser uma história com forte teor crítico em relação às instituições, como a polícia. Mas, será, mesmo? O que, na prática, vimos foi a população ser influenciada ainda mais pelo filme a aprovar a truculência policial e a bradar com mais força que "bandido bom é bandido morto". Quem teve a oportunidade de assistir à saga de Capitão Nascimentos nos cinemas, com certeza, viu a plateia em peso urrando de alegria quando os policiais cometiam alguma barbaridade, como torturar uma mulher com saco plástico. Ou seja, por mais que se queira atribuir uma determinada característica a "Tropa de Elite", e reação do público …
Dica de Filme

"Corpo Fechado" (2001)
Direção: M. Night Shyamalan


Filme de super herói é tudo igual? Bem, sim e não. É verdade que o convencionalismo tomou conta desse tipo de produção nos últimos anos, com filmes quase sempre no mesmo nível; ou seja, muito ruins. Mas, em contrapartida, também existem aquelas pérolas, que nem se parecem com algo do gênero, e, por isso mesmo, são belos representantes de como uma produção baseada em histórias em quadrinhos deveria ser. "Corpo Fechado" entra fácil nesse rol de filmes diferenciados, apesar de não ser algo, necessariamente, tão excepcional como se alardeia, tendo alguns defeitos pontuais que quase estragaram o desenrolar de uma ótima história.
Tudo começa de um jeito "tipicamente Shyamalan", como quem não quer nada, com cenas um tanto triviais, e então, a ação, em si, inicia, e algumas respostas vão sendo dadas ao longo da trama. Conhecemos David Dunn, ex-jogador de  futebol americano, que deixou sua profissão pa…
Dica de Filme

"Um Gato de Rua Chamado Bob" (2016)
Direção: Roger Spottiswoode


Alguns tipos de filmes já saturaram tanto o público nos últimos anos, que fica até difícil indicar uma produção que pareça (só "pareça") pertencer a um determinado nicho, mas, que acaba por ser uma grata surpresa. Sei, por exemplo, que depois dos ultrabregas e megaclichês "Sempre ao seu Lado" e "Marley e Eu", muitos devem fugir de filmes com animais como o diabo foge da cruz. É compreensível. Afinal, esse estilo "sessão da tarde" de alguns desses longas realmente é irritante, e, pior, geralmente são produções mal-feitas que apelam para soluções fáceis. Mas, para toda regra há a sua exceção, e a desse tipo de filme, recentemente, responde pelo nome de "Um Gato de Rua Chamado Bob".
O problema é que este tem alguns fatores que vão contra ele, e não por supostos defeitos seus, e sim, por conta das inúmeras produções horríveis feitas com a mesma estrutura …