Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Setembro 24, 2017
Dica de Filme

"mãe!"
2017
Direção: Darren Aronofsky


PEQUENAS ALEGORIAS SE JUNTAM A UMA ALEGORIA AINDA MAIOR NESTE INTERESSANTE EXERCÍCIO DE ESTILO DO CONCEITUADO DIRETOR DARREN ARONOFSKY
Com o passar dos dias, e as impressões cada vez mais acaloradas em relação a "mãe!", está virando clichê dizer que a mais nova experiência cinematográfica de Aronofsky é "difícil", "cheio de camadas", e por aí vai. Em tese, é verdade, já que poucos cineastas hoje em dia se arriscam com um projeto mais ousado. Mas, também é verdade que "mãe!", a despeito do seu poderoso discurso principal, está longe de ser um clássico moderno, como muitos têm apontado, porém, não é, de maneira alguma, a porcaria que o "público multiplex", por falta de costume em assistir algo mais desafiador mesmo, anda alardeando por aí. De início, o que posso dizer é que "mãe!" é um filme intenso, que mexeu com cada um dos meus sentidos durante as suas duas horas de d…
Dica de Filme

"A Promessa"
1996
Direção: Luc e Jean-Pierre Dardenne


"A PROMESSA" É MAIS UM GRANDE FILME AO ESTILO DOS IRMÃOS DARDENNE: DOCUMENTAL, DENUNCIATIVO, E MUITO HUMANO
Quando se fala em Europa, muitos têm em mente um continente próspero, abastado, com questões sociais bem resolvidas. Mas, a arte (sempre ela) está aí para provar que a realidade é mais mais incômoda do que se imagina. Em termos de cinema, cabe sempre aos irmãos Dardenne, por exemplo, mostrarem que a sua terra natal, a Bélgica, como qualquer país europeu, está carregado de problemas sociais (alguns, bem graves), como o regime de semi-escravidão que muitos imigrantes são obrigados a passar nesse lugar. Mas, não só. Pra quem já é acostumado com o trabalho dos Dardenne, sabe muito bem que eles não "enfeitam" nem um pouco a ambientação em seus filmes. Não há grandes retoques, e, geralmente, vemos personagens imorais, sem nenhuma ética ou senso de humanidade. O que vai tirar suas produções de…