Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 16, 2015
DICA DE FILME

"A Pele de Vênus" (2013)
Direção: Roman Polanski.


Fazer cinema minimalista não é tão fácil quanto parece. É preciso que tudo esteja no lugar certo, na hora certa. É cinema de detalhes, de minúcias, de sutilezas. O cenário tem que ser quase um personagem à parte. As atuações, competentes, no mínimo. Um roteiro que explore mais do que a superfície mostre. E, uma direção precisa completam o pacote. "A Pela de Vênus" tem tudo isso.

Tendo feito um filme com características semelhantes dois anos antes ("Deus da Carnificina"), o diretor Polanski resolveu fazer algo mais declaradamente teatral. E, o resultado ficou, em muitos aspectos, melhor. A princípio, o enredo é simples: fala dos esforços de Vanda em convencer o diretor de teatro Thomas a interpretar um importante papel em sua nova peça, baseada na obra de Sacher Masoch, "Vênus em Fúria".




Apresentando-se com todos os estereótipos possíveis de jovem bonita, mas pouco inteligente, Vanda f…
DICA DE FILME

"A Excêntrica Família de Antônia" (1995)
Direção: Marleen Gorris.


Há filmes que, claramente, são moralistas. Julgam as atitudes dos seus personagens o tempo todo, mesmo que se vistam, aparentemente, de liberais. E, é por isso que "A Excêntrica Família de Antônia" é tão delicioso de se assistir: ele não se limita a mostrar as ações dos personagens como certas ou erradas; apenas expõe o que fazem, cabendo ao espectador aceitar ou não o estilo de vida deles.

Já começa pela própria protagonista, Antônia, que, voltando à sua cidade natal depois de 20 anos, causa verdadeiro alvoroço entre os moradores locais pelas suas ideias. Junto com a sua filha, Danielle, faz o que quer, desde ser cortejada por um velho conhecido para se casar com ela, sem que ela aceite, até dar amparo à pessoas renegadas.




Por sinal, Antônia é um personagem fascinante. Presa muito pela liberdade de escolha das pessoas, tem um incrível senso de justiça, e é mais humana e caridosa do que m…
DICA DE FILME

"As Bicicletas de Belleville" (2003)
Direção: Sylvain Chomet.


Desenhos animados são uma ótima oportunidade de expressar mensagens fortes de maneira mais lúdica, e até mais convincente, do que muitas produções por aí. A estética funciona como recurso à parte para poder promover uma boa estória, de forma a dar ao espectador a oportunidade de interagir e interpretar diversas nuances que, talvez, ficassem imperceptíveis em outro gênero de filme.

Digo isso porque é a estética visual um dos principais atrativos de "As Bicicletas de Belleville". A forma com que cada personagem é construída é, propositalmente, caricata e exagerada, muitas vezes, para dar enfoque a uma característica específica. Desde os ciclistas, com suas musculosas pernas, até criminosos da máfia, com sua postura sisuda e "quadrada", todos têm um visual marcante.




O filme também tem uma característica que lhe é bastante peculiar: a excentricidade. Muitas cenas beiram o surrealismo, c…