Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 15, 2016
Dica de Filme

"X-Men: Apocalipse" (2016)
Direção: Bryan Singer.


De onde menos se espera, saem agradáveis surpresas. 2016, que prometia ser o ano dos super-heróis no cinema vem se mostrando bem morno. As duas primeiras produções do gênero a embarcar em nossas salas foram os capengas "Deadpool" e "Batman vs Superman: A Origem da Liga". Melhorou um pouco com o empolgante "Capitão América: Guerra Civil", e, até agora, o nível foi mantido com o bom "X-Men: Apocalipse". Sim, o panorama ainda é bem fraco, mas, pelo menos, esses dois últimos filmes, que prometiam serem bem ruins, acabaram sendo bem satisfatórios.

E, verdade seja dita: as primeiras produções dessa recente geração dos X-Men ("Primeira Classe" e "Dias de Um Futuro Esquecido") são bem mais ou menos, com alguns poucos pontos que se sobressaem. Já, este "Apocalipse" acaba sendo o melhor dos três, justamente, porque não quer inventar a roda. Aos contrário …
Dica de Filme

"Kes" (1969)
Direção: Ken Loach.



Cinema feito com crianças, geralmente, tem duas características básicas: rende bons filmes, ao mesmo tempo que apresenta histórias, às vezes, muito tristes. Não que o universo infantil precise ser olhado com uma certa melancolia, mas, muitos cineastas utilizam (bem) as crianças para exporem suas inquietações críticas. Não raro essas produções são repletas de metáforas, fazendo um contraponto entre a sociedade e a visão que os mais pequenos têm dela, sendo aqueles que mais sofrem. "Kes" é assim.

Seu personagem principal é o garoto Billy, que, de início, é mostrado a nós como uma crianças arisca e mal-educada. Com o passar do tempo, porém, vamos percebendo que essa revolta dele tem uma razão de ser: o meio em que ele vive é muito hostil, bruto. Residindo numa cidade decadente de alguma lugar da Inglaterra, Billy mora com uma mãe totalmente omissa, e um irmão completamente violento. Paralelo a isso, estuda na única escola d…
Debate Sócio-Político

Quem Tem Medo dos Estudos de Gênero?


Em pouquíssimas horas, o novo governo de Michel Temer, após o afastamento temporário de Dilma, já mostrou a que veio: promessas de reduções de direitos trabalhistas, repressão a  movimentos sociais, extinção de ministérios importante para a inclusão social, entre outras medidas que denotam que vamos ter um belo retrocesso nos próximos dois anos. Um desses indicativos resvala na questão da educação, pois, além da tentativa de privatização do ensino público que se delimita a cada dia, outro tema polêmico vai ser tratado, provavelmente, de forma bastante conservadora por esse governo: os chamados estudos de gênero nas escolas.

Foi verdadeiramente constrangedor e preocupante, por exemplo, ver a "aprendiz" de psicóloga Marisa Lobo entregar um exemplar de um de seus livros ao atual Ministro da Saúde, Ricardo Barros, e este prometer que a "ideologia" de gênero não vai ser implantada no Brasil de jeito nenhum, pois,…