Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 20, 2014
DICA DE FILME

"DIÁRIOS DE MOTOCICLETA" (2004)




Desde a década de 60 que os roadie movies geram fascínio entre os cinéfilos. Após o clássico de Dennis Hooper, "Easy Rider - Sem Destino", muitos outros filmes abordaram a temática de uma viagem sem rumo, em busca de novas descobertas. "Diários de Motocicleta" vai por esse paradigma, e as descobertas que os protagonistas fazem nem sempre são prazerosas. Além disso, num determinado momentos, eles fixam passagem, passando boa parte da projeção apenas absorvendo o que viram até então.

Um desses aventureiros é ninguém menos que o Che Guevara. O filme é baseado livremente em relatos seus e de seu companheiro de viagem, Alberto Granado. Juntos, eles decidiram percorrer toda a extensão da América Latina no início dos anos 50, com o intuito de conhecer melhor a região e seus povos. De início, os percalços encontrados são naturais nesse tipo de empreitada: desavenças com moradores locais, dificuldade para conseguir alim…
DICA DE FILME (RAZOÁVEL)

"OS IDIOTAS" (1998)




Ame-o ou odei-o; coloque-o num altar ou amaldiçoe toda a sua família. A personalidade do cineasta Lars Von Trier é feita de extremos. Paralelo a isso, seus filmes sempre parecem querer ultrapassar alguma espécie de limite, seja no conteúdo ou na estética. Em sua estréia com "Os Idiotas", o limite pareceu ser a linha que separa a sanidade da loucura, ou, pelo menos, o que consideramos como sendo um comportamento (a)normal em sociedade. Fazendo parte do movimento Dogma 95, a produção segue à risca seus mandamentos: tratamento artesanal de câmera, sem trilhas-sonoras e com a utilização de atores amadores.

No filme, a sensação de incômodo (algo, de fato, recorrente na trajetória de Von Trier) é constante. O enredo fala de um grupo de pessoas que agem como se fossem deficientes mentais, com o intuito de se divertirem, e, por tabela, quebrar alguns padrões sociais. Sem o menor tato, o longa mostra ao espectador cenas desconfort…
DICA DE FILME

"CRÔNICA DE UMA FUGA" (2006)




O cinema latino-americano é profícuo em abordar como tema as ditaduras militares que acometeram a região entre as décadas de 60 e 80. Muitos consideram o assunto um tanto batido, achando um exagero tantos filmes falarem desse período. Porém, esse aparente "exagero" se deve, justamente, à omissão das próprias autoridades desses países, cuja a liberação de informações do que ocorreu naquela época nunca é feita, ficando, pois, esse parte da história, bastante obscura. Cabe à arte, portanto, cumprir esse papel, baseada nos relatos dos sobreviventes, daqueles que foram sequestrados e torturados, mas conseguiram escapar. "Crônica de uma Fuga" está nesse rol, e é um dos melhores filmes recentes a tocarem nesse assunto.




Uma coisa que chama a atenção nessa produção é o uso de sua câmera. Em quase todo o tempo ela fica na perspectiva dos que estão presos. Se eles encontram-se deitados no chão, ela também está; caso estejam …