Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 22, 2014
DICA DE FILME

"AMORES ETERNOS" (2013)




A mescla de romance com vampirismo ainda sofre da "síndrome Crepúsculo", onde esses dois elementos passaram a ser vistos com maus olhos após o furacão da referida saga de Edward e cia. Mas, como toda regra gera suas honrosas exceções, "Amores Eternos", mais recente filme do sempre insano Jim Jarmusch, vem mostrar que esses seres noturnos podem ter inquietações bem mais interessantes e intimistas.

Os dois protagonistas dessa produção já viveram bastante, estão juntos há muito tempo e parecem estar confortáveis em suas vidas eternas. Ela, bem resolvida, buscando sangue bom para beber com um antigo amigo, e ele, buscando o mesmo sangue com a ajuda de um médico num hospital, tem um verdadeiro estúdio de música em sua casa, onde coleciona vinis, guitarras e grava diversas composições suas (todas bastante sombrias, e, porque não dizer, góticas). Porém, algo o inquieta, e não se trata de um amor adolescente mal resolvido. Sua…
DICA DE FILME

"O JARRO" (1992)




Em 2010, o filme "A Separação" mostrou um Irã bem diferente do que estamos acostumados a ver. Expôs uma sociedade com qualidades e problemas como outra qualquer, longe de esteriótipos, e apenas com alguns detalhes mínimos que identificam a cultura islâmica. Porém, quase 20 anos atrás, uma produção, bem mais modesta, chamada "O Jarro", cumpria o mesmo papel.

Aqui, não encontramos nada mais do que uma comunidade simples e que poderia muito bem estar localizada perto de nós ou do outro lado do mundo. O foco da narrativa é uma pequena escola, onde um professor trabalha com muita dificuldade. Sem água encanada, todos os seus alunos dependem de um jarro. Este, no entanto, começa a rachar, o que faz com que todos do local se mobilizem com o passar do tempo para resolver o problema.




Ajuda muito ao naturalismo do filme todas as crianças não serem atores profissionais. Estão ali interpretando elas mesmas, o que torna tudo mais autêntic…
DICA DE FILME

"MAELSTRÖM" (2000)




Um peixe ensanguentado e à beira do abate resolve contar uma estória. Daí, somos levados a uma clínica, onde uma jovem está fazendo um aborto. Isso, ao que mais possa parecer incrível, é apenas o começo de "Maelström", primeiro e melhor filme do cineasta canadense Denis Villeneuve, responsável por "Incêndios" e os recentes "Os Suspeitos" e "O Homem Duplicado". À primeira vista, tudo em "Maelström" parece estranho, do "narrador" ao desenrolar do enredo (este, pouco linear, mas que possui um propósito em ser assim). Não é mero estilo ou enfeite.

Em muitos aspectos, esse longa traça paralelo com produções como "Vocês, os Vivos" e "Holy Motors". Em todos eles, imagens e sequências estão desconexas, mas, juntando-as, fazem parte de uma unidade. E, por trás dessa harmonia, uma ideia ou mensagem muito nítidas e pertinentes. Assimilação e reflexão, aqui, são continuadas, n…
DICA DE DISCO

"OK COMPUTER" (1997)




Falar a respeito de obras de arte importantes é tarefa difícil, ainda mais quando as opiniões são unânimes. Não à toa, o disco "Ok Computer" foi considerado o "Dark Side of the Moon" de nossa época. Porém, eu iria além: chega a ser melhor do que o clássico do Pink Floyd. Enquanto um foi concebido na década de 70, quando era "fácil" e até obrigatório gravar grandes álbuns, devido à alta rotação de criatividade vigente, o trabalho máximo do Radiohead foi feito num tempo de "vacas magras", onde a mediocridade musical era dominante. E, que se alastra até hoje, diga-se. Diante disso, "Ok Computer" não foi somente um excelente disco, mas, a salvação, os ares que o mundo musical precisava respirar há tempos.

Thom Yorke, líder e vocalista do Radiohead, sempre foi um inconformado com o meio artístico e isso ajudou na elaboração de sua obra-prima. O histórico de seus álbuns lançados até então explicam …