Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro 19, 2014
DICA DE FILME

"O VENTO SERÁ SUA HERANÇA" (1960)
Direção: Stanley Krammer.


A intolerância religiosa parece mesmo ter tomado conta do Brasil. É cada vez mais frequente vermos pessoas utilizando suas crenças para conseguirem privilégios ou tentarem impedir os direitos dos outros. Nada mais oportuno, portanto, do que assistir um filme que mostra, de forma sincera, o velho embate entre religião e ciência.

O longa-metragem fala da história de um professor que, por ensinar as teorias de Darwin aos seus alunos, é preso por infringir a lei local, que só permite ensinar em escolas públicas o criacionismo (doutrina baseada na Bíblia). A partir daí, vai se travar um verdadeiro duelo nos tribunais. Uns querem calar o professor em seu ofício (acusação), e outros desejam permitir a liberdade do ensino científico nas escolas da pequena cidade (defesa).



O melhor de "O Vento será sua Herança" é que ele não torna o clima do enredo pesado. O filme é permeado por ironias e sarcasmos muit…
FILME NÃO RECOMENDADO

"DEUS NÃO ESTÁ MORTO" (2014)
Direção: Harold Cronk.


Diz o ditado que, de boas intenções, o Inferno está cheio. Se essa máxima é verdadeira, não sei. Mas, é fato que muitas coisas aparentemente inocentes, ou que poderiam render boas discussões, acabam apelando para manipulações desnecessárias e mal-intencionadas.

Com o filme "Deus Não Está Morto", acontece exatamente isso. Seus primeiros 10 minutos já são suficientes para percebermos do que se trata: doutrinação em forma de cinema. Nada é colocado de forma espontânea; tudo é milimetricamente calculado para passar uma "mensagem".

O problema não é o fato de ser uma produção religiosa, nem de querer propagar uma crença. A grande questão que faz dele um filme ruim é COMO ele passa essa crença. E, o jeito encontrado pelos roteiristas foi o de forçar a barra em situações bastante inverossímeis, artificias.



A manipulação já começa com os próprios personagens, onde o professor de filosofia é re…
DICA DE FILME

"A PEDRA DA PACIÊNCIA" (2012)
Direção: Atiq Rahimi.


O cinema com enfoque no Oriente Médio tem nos proporcionado boas surpresas no decorrer dos anos. Já tivemos desde a simplicidade de "A Maçã" até a intensidade de "A Separação". O que todos têm em comum é que não vemos neles arquétipos sociais do lugares que retratam, mas, simplesmente, pessoas comuns tentando levar suas vidas. Essa universalidade de temas é que faz toda a diferença e ainda quebra alguns preconceitos.

"A Pedra da Paciência" vai mais ou menos pelo mesmo caminho. Mais ou menos porque, a cada momento, temos a nítida sensação de onde estamos: num lugar e numa cultura realmente opressoras, cuja guerra faz parte do cotidiano dos que vivem ali. Em especial, vamos encontrar a figura da mulher reprimida, não só pelo contexto político, mas também, e, principalmente, religioso.



O filme também é universal ao expôr a ânsia de sua personagem principal pela liberdade. Algo que pode…