Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 25, 2016
Dica de Disco

"Blue & Lonesome" (2016)
Artista: Rolling Stones


No ocaso de 2016, um ano bem moroso em termos de música, eis que um dinossauro surge, rústico, empolgante e despretensioso. Sim, os Stones estão de volta, fazendo o que sabem de melhor. Mas, não esperem os arroubos juvenis de 40 anos atrás, muito menos, algo verdadeiramente revolucionário. Não, meus caros, os bons e velhos tempos de "Sympathy for the Devil" e "Satisfaction" estão no passado, devidamente registrados para todo mundo voltar a ouvir essas pérolas. Mas, não esperem escutar neste novo lançamento uma banda em franca decadência. Ao contrário, a categoria da banda transpira por todos os poros do disco, e, ao mesmo tempo que ela se mostra mais do que madura, também exalam aquele frescor de gente que está começando agora.
Composto só de covers dos bambas do blues, o álbum parece saído diretamente dos anos 50/60, porém, não soa a mera velharia. De cara, um som que salta aos ouvidos é o …
Dica de Filme

"O Abraço da Serpente" (2015)
Direção: Ciro Guerra


A espiritualidade é um assunto sempre delicado. E, quando se refere a culturas tidas como "exóticas", corre-se o risco de resvalar na caricatura pura e simples. É o caso dos povos indígenas, que até hoje são tratados ou como bárbaros, ou como um grupo que não merece, sequer, a alcunha de "seres humanos". Os índios servem para nos divertir, como uma espécie de agentes naturais do turismo, os bobos da corte para tirar fotos ou, simplesmente, um povo amaldiçoado, ou preguiçoso. Nesse aspecto, do trato com a espiritualidade indígena, é excelente o fato do filme "O Abraço da Serpente" tratar esta cultura, a meu ver, com muito respeito, e mostrar que, em linhas gerais, não se diferenciam dos outros povos no mundo, seja o homem branco europeu, seja o negro africano. 
A história assemelha-se a um roadie movie, com os personagens principais em busca de auto-conhecimento, tendo, pra isso, que …