Pular para o conteúdo principal
DICA DE FILME

"O Homem Mais Procurado" (2014)
Diretor: Anton Corbijn.


A paranoia e o medo do terrorismo já gerou inúmeros produtos na sétima arte. O problema é que a maioria tem gosto pra lá de duvidoso ("Guerra ao Terror" e "A Hora Mais Escura", por exemplo). Porém, existem aqueles filmes que tentam fugir dos clichês, principalmente, os patrióticos, e oferecem um resultado interessante de se ver.

Provavelmente, ajuda muito "O Homem Mais Procurado" ser ambientado numa cidade europeia, mas somente isso não garantiria algo acima da média. O destaque acaba sendo o roteiro, que pega muita ironia e sarcasmo para falar de um assunto onde grande parte só vê uma luta entre heróis e vilões; entre o "eixo do Bem" combatendo o "eixo do Mal".




A estória é baseada na obra do escritor John Le Carré, que, inclusive, trabalhou para os órgãos de inteligência britânica MI5 e MI6 nos anos 50 e 60, tempo em que morou na Alemanha. E, ela conta o drama de Issa Karpov, imigrante de origem chechena e russa, que foge para Hamburgo, e encontra abrigo na comunidade islâmica do local.

No entanto, está em seu nome uma enorme herança deixada pelo seu pai, o que deixa as autoridades locais (apreensivas com atentados terroristas) desconfiadas de que Issa faça parte de alguma organização radical. A investigação avança, onde espiões a serviço do governo tentam descobrir algo que comprometa Issa.


Com esse roteiro em mãos, Anton Corbijn, mais conhecido por ser diretor de vídeo-clipes, trabalha de forma não-convencional no filme, Mesmo com o preconceito que o Islã sofre nos dias de hoje, nenhum de seus membros é mostrado como um mero vilão. Issa, em alguns momentos, no entanto, demonstra certa alienação religiosa, tentando justificar um ato terrorista que vê pelo jornal. Mas, é o tipo de atitude que não é exclusividade de um adepto do Islamismo.

Já, o personagem do saudoso Philip Seymour Hoffman, o agente Günther Bachmann, é mostrado como uma pessoa cansada de seu ofício, tentando achar alguma motivação em seu trabalho. Longe de ser um herói, ele não tem pudor em usar de métodos poucos usuais para fazer aquilo que julga o correto. Não é um personagem simpático, e por isso mesmo, torna-se fascinante.


O início do filme, contudo, é intrincado em demasia, só melhorando sua fluidez ao longo do tempo. Com isso, passamos a emergir num mundo de espionagens realmente interessante, e começamos a torcer por Issa e Günther. Nesse momento, entendemos também que o terrorismo se dá mais nas altas esferas do poder do que com homens-bombas. Não deixa de ser uma realização corajosa.

Tratando um tema delicado de forma madura, inteligente e sutilmente crítica, "O Homem Mais Procurado" agrada em cheio a quem busca uma visão menos maniqueísta sobre a tão falada "guerra ao terror".


NOTA: 8,5/10.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Debate Sócio-Político
Porto Digital Ocupado!
O número de ocupações contra a PEC 55 (que propõe, entre outras coisas, uma profunda reforma no Ensino Médio) cresce a cada dia, e apesar de algumas dificuldades, a maioria mostra que está no caminho certo. No Recife, a mais recente instituição a ser ocupada foi a Escola em Referência de Ensino Médio (o EREM), pertencente ao Porto Digital, e localizada no bairro do Recife Antigo. Tudo começou durante a manhã de quinta (17), após as aulas serem suspensas para a realização de uma assembleia. A decisão pela ocupação do prédio foi feita como forma de antecipar o pior, já que muitos temiam que a direção da escola chamasse a polícia. 
De acordo com uma das integrantes do movimento, a organização do local está sendo feita aos poucos, para que, em breve, possam acontecer eventos, como palestras, exibição de produções audiovisuais, etc. "Ainda está tudo muito recente. Pretendemos, primeiro, limpar e reformar algumas coisas aqui dentro, para depo…
Lista

10 Melhores Discos Nacionais de 2017 (Até Agora)


Sim, meus caros, não está nada fácil. Achar os "10 melhores discos nacionais lançados em 2017 (ate agora)" demandou bastante tempo, mesmo porque, até no meio do cenário indie, anda rolando uma certa mesmice em termos de sons e atitudes, com bandas soando rigorosamente iguais umas as outras. Está faltando identidade e carisma até na nossa música alternativa, infelizmente. Mas, lamentações à parte, esta é uma pequena lista que se propõe a ser um guia atual para quem deseja saber o que anda acontecendo de bom por aí. 
Torcer, agora, para que os próximos meses sejam mais produtivos no sentido de termos mais lançamentos bons como estes.
🎵


10°
"Feeexta"
Camarones Orquestra Guitarrística


"Canções Para Depois do Ódio"
Marcelo Yuka


"Triinca" Triinca

"Galanga Livre" Rincon Sapiência

"Vênus" Tupimasala
Dica Cultural

Festival MIMO 2016
Programação Olinda


MIMO significa Mostra Internacional de Música em Olinda. E, também resistência de arte da melhor qualidade. Nasceu em 2004, na cidade pernambucana que leva seu nome, e que hoje é patrimônio histórico da humanidade. O que não significa que o festival não ocorra em outros lugares, como vem acontecendo há alguns anos. Este ano, por exemplo, em sua 13ª edição, a MIMO já desembarcou em Portugal, e nas cidades brasileiras de Ouro Preto, Tiradentes, Paraty e, nos próximos dias, no Rio de Janeiro. E, claro, haverá espaço para sua cidade natal, Olinda, que irá abarcar inúmeras atrações de peso entre os dias 18 e 20 de novembro próximos.
A seguir, a programação completa da MIMO em Olinda.


CONCERTOS

18 Novembro / Sexta-Feira

Zeca Baleiro - Violoncelo e Piano
18h - Mosteiro de São Bento / Palco Se Ligaê

João Fênix
19h - Igreja do Carmo

João Bosco & Hamilton d Holanda
19h30 - Mosteiro de São Bento / Palco Se Ligaê

Mário Laginha & Pedro Burmes…