Dica de Filme

Zona de Conflito
1999
Direção: Tim Roth


A aparente normalidade de uma família pode esconder segredos dos mais terríveis. Certamente o cinema já explorou bastante esse, mas "Zona de Conflito", é, digamos, poderoso. É um filme que incomoda bastante ao expor que as aparências, muitas vezes, são isso mesmo: meras aparências. E, que as piores coisas podem acontecer por trás de uma aparente tranquilidade.

Por sinal, a produção é a estreia do ótimo ator Tim Roth na direção. Mas, nem parece. Ele conseguiu uma segurança tremenda na condução do longa, que deixa muito veterano no chinelo. E, não se enganem: ele fez as escolhas mais difíceis, e foi até ousado ao falar de um tema delicado e que está no seio de muitas famílias por aí.



Como simples espectadores que somos (e, nada mais) vemos o cotidiano de pessoas, à primeira vista, normais. Um casal de meia idade, com dois filhos adolescente, e um bebê que acaba de chegar. O pai, super atencioso, a mãe, carinhosa e atenta, a filha cheia de energia, e o filho um pouco mais fechado, mais tímido. Tudo como teria de ser. "Teria"...

O que se desenvolve a partir daí são descobertas e acontecimentos, que não apenas desestruturam essa família, para nós até então, perfeita, mas que desnudam o caráter de cada um dos seus membros. Acreditem: todos se mostram muito diferentes da imagem social que passam. E, o que desencadeia esses conflitos é um fato, realmente, chocante, que cabe a quem assistir descobrir.



O que mais chama a atenção no filme é, sem dúvida, a direção de Tim Roth. A ação, de tão fria, estática e opressora deve ter pego muita gente de surpresa, já que ele trabalhou em muitos filmes recentes com o alucinado Tarantino, e talvez se esperasse algo na suia estreia também movimentado. Mas, não. Tudo ocorre no momento certo, sem furos ou nada que soe forçado e deslocado.

Num tipo de produção dessas, com alta carga emocional, geralmente, os atores estão ótimos, e aqui não é diferente. Todos se empenham em entregar algo de impacto, e conseguem, e o demonstra Tim Roth também como um exímio diretor de atores, e não somente um (muito) competente contador de estórias.



Porém, "Zona de Conflito" não é um filme de fácil digestão. Os temas que aborda, mesmo sem se mostrarem com alguma forma de apelação, são pesados, densos, e extremamente dramáticos. A quem passou por traumas semelhantes deve ser difícil se deparar com uma produção assim. E, ao mesmo tempo, o longa se mostra corajoso, e até pertinente, ao nos lembrar que nem tudo é o que aparenta numa família, aparentemente feliz.

Maravilhosamente conduzido, mas tenso até a medula, esse filme merece ser visto e indicado como a grande obra que é. Um mosaico sofrido de alguns dos desejos mais nefastos que o ser humano pode ter, além de expor, criticamente, o perigo das aparências sociais.



Parabéns, Tim Roth.


NOTA: 9/10

Comentários