Dica de Disco

III 
1970
Artista: Led Zeppelin


Expectativas podem atrapalhar. No caso da música, fãs ávidos por uma novidade de seu artista preferido chegam até a atrapalhar qualquer processo criativo. O caso do Led foi um tanto inusitado. Os dois primeiros discos da banda fizeram um grande sucesso de público, mas a crítica torcia o nariz. Eis que o guitarrista do grupo, Jimmy Page (sempre inquieto), resolve mudar o foco de praticamente tudo. 

Sai a correria e a urgência da composição dos primeiros álbuns, e entra uma, até então inédita, calmaria. Depois de uma intensa turnê na América do Norte, Page e o vocalista Robert Plant se mudam para Bron-Yr-Aur, uma casa de campo do século 18 em Gwynedd, País de Gales. Lá, passam alguns meses compondo e planejando o que viria a ser o terceiro lançamento do Led Zeppelin.


Essa paz de espírito se refletiu, claramente, no som. Apesar de "III" começar de forma eletricamente pesada com "Immigrant Song", o que predomina aqui é a levada acústica. Não que a banda já não tivesse músicas nesse formato, mas agora era um disco inteiro levado nessa estética. E, o resultado ficou brilhante.

"III" tem algumas da melhores e mais importantes canções da carreira do grupo. "Since I've Been Loving You", por exemplo, trouxe uma pegada progressiva ainda mais marcante do que "Dazed and Cofuzed". Já, "Friends", com sua influência oriental, pode ser percebida como o embrião do que viria a ser "Kashimir".


E, é claro, tinham as puramente acústicas, sendo as melhores "That's the Way" e "Gallows Pole", sendo esta última, uma música de arranjo atualizado para uma canção folclórica tradicional chamada "The Maid Freed from the Gallows". Outros destaques desplugados são "Bron-Y-Aur Stomp" e "Tangerine", que sempre foram belíssimas nas execuções ao vivo.


Tanta "ousadia" na mudança de uma sonoridade já consagrada teve seu preço. Ao contrário dos trabalhos anteriores, "III" não vendeu tão bem, mas, foi bem recebido pela crítica, apesar de algumas ressalvas. Alguns, diziam, inclusive, que o Led estava imitando, descaradamente, o Crosby, Stills, Nash & Young. Sobre isso, Jimmy Page disse à época:

"Quando nosso terceiro LP saiu e teve suas opiniões, Crosby, Stills e Nash tinha acabado de se formar. O LP tinha acabado de sair, e por causa de suas guitarras acústicas, tinha vindo à tona de repente: O Led Zeppelin faz acústico! Eu pensei: 'Cristo, onde estão suas cabeças e os ouvidos?' Havia três músicas acústicas no primeiro álbum e duas no segundo."


Pode-se dizer, no entanto, que entre mortos e feridos, todos se salvaram. Isso porque este disco foi meio que a base para a composição de "IV", talvez o maior clássico da banda; aquele que tem "Black Dog", "Rock and Roll", "Stairway to Heaven" e "Going to California", sabem? Ou seja, ainda dá pra subestimar a qualidade de "III", e não considerá-lo um discaço?


NOTA: 9/10

Comentários