dica de filme ("A Missa Acabou")


Dica de Filme

A Missa Acabou
1985
Direção: Nanni Moretti


Os ombros que suportam o mundo

O cinema de Nanni Moretti é de um humanismo tremendo. Sempre foi assim, inclusive. São produções que possuem histórias comuns, quase banais, mas que, nas entrelinhas, provocam reflexões profundas, bastante existencialista. É a preocupação com o humano, por excelência, aquela que se encontra em almas com a de Nanni, e como está bem explícito no ótimo A Missa Acabou, filme que rendeu ao cineasta o Urso de Prata em Berlim na categoria de direção.




A missa aqui não tem somente um valor simbólico, como era de se esperar, mas, também personifica a profissão de nosso protagonista, o padre Don Giulio, interpretado com grande simpatia pelo sempre  extrovertido Nanni Moretti. Ao mudar de paróquia para uma cidade maior, Giulio também enfrenta problemas bem maiores. Além de crescentes conflitos familiares (alguns, bastante complicados), ele precisa lidar com fieis cada vez mais distantes da igreja, e que se confessam mais por "obrigação" do que por arrependimento de seus erros.

"As pessoas vêm a mim contar as suas pequenas taras sexuais, como se isso desse prazer a elas, mas, nunca me contam graves erros que cometeram, e que poderiam se arrepender", desabafa um inconsolável Giulio em determinado momento da trama.

Só que, apesar dos dilemas que o personagem principal enfrenta ao longo da trama, não nos esqueçamos de que estamos num filme de Nanni Moretti, e, com certeza, teremos momentos muito engraçados ao longo da narrativa, só que ao estilo do diretor: de maneira contida, inteligente e suave, sem qualquer tipo de apelação. Por sinal, esse se mostra como um dos filmes mais leves e equilibrados do cineasta, que mostra total domínio cênico, seja como ator, seja como diretor.




O roteiro também é muito bem construído, dando margem para que se debatam assuntos díspares como relacionamento de casais na terceira idade e aborto. E, tudo girando em torno da figura de Giulio, alguém com um grande senso humanista, mas que se vê fracassando na tentativa de ajudar as pessoas, até mesmo aquelas que estão mais próximas. 

É como se nem mesmo a sua vocação de pároco lhe desse condições emocionais de lidar com os problemas alheios, e só lhe restasse o fato de dar pequenos conselhos e incentivar que as pessoas ao seu redor sigam o seu rumo. Sozinhos. É quando a missa, enfim, acaba.

Com sempre acontece nas produções de Moretti, pequenas ações e histórias de um cotidiano relativamente banal servem de impulso para ele tecem comentários pertinentes aqui e acolá. Em determinado momento, o personagem diz à sua irmã: "Não seja com,o os outros, e faça algo de verdadeiramente importante". 

E, como essa, diversas outras frases vão pontuando a narrativa, e sempre de maneira natural, orgânica, fluida. A direção certeira de Moretti, bem como as atuações naturalistas de uma maneira geral completam mais um delicioso filme com a assinatura do diretor.




Sendo um dos trabalhos mais sólidos de Moretti (o que não é pouco), "A Missa Acabou" é mais um belo tratado do cineasta, que, com seu humanismo latente, alerta seu público para pequenas (mas, importantes) coisas do cotidiano, que, às vezes, não nos damos conta. Coisas que podem auxilar substancialmente na vida de outras pessoas. Materializar uma visão tão bonita em forma de cinema realmente é pra poucos.

Amém, Nanni Moretti!


NOTA: 8,5/10

Comentários