DICA DE DISCO ("This Land" - Gary Clark Jr.)

Dica de Disco

This Land
2019
Artista: Gary Clark Jr.



Um bom disco que mistura o moderno com altas doses de blues e rock'n roll

Blues e rock. Dois estilos que, literalmente, nasceram um para o outro. Mas que, há tempos não emplacavam um disco tão bacana quanto o mais recente lançamento do ótimo instrumentista Gary Clark Jr. Com apenas 35 anos, seu estilo é frequentemente comparado com o de Jimi Hendrix e de Steve Ray Vaughan, mas, ele vai um pouco além em termos de levar sua música a terrenos mais experimentais (até por conta da linha temporal que os separa). 

Gary Clark Jr. aproveita seu estilo peculiar para extrair da música sonoridades diferentes, usando e abusando da liberdade criativa em This Land. Nesse sentido, talvez a música mais "normal" que componha o disco seja a primeira música do álbum e faixa-título. Que é ótima, diga-se de passagem, mas que não dá conta do qual invetivo e interessante e esse trabalho. Porém, sem dúvida, é uma ótima porta de entrada, ainda mais com um clipe tão poderoso quanto este: 


A coisa começa a ficar melhor a partir da excelente segunda faixa, What About Us, que possui uma cadência bem forte, unida a um peso de guitarras inebriante. As linhas vocais mais agudas em alguns momentos da canção ajudam a dar um tom ainda menos linear à composição. E, depois de tanto peso, a terceira faixa, I Got My Eyes on You (Locked & Loaded) traz um pouco de paz de espírito, numa bela e sensível balada, executada com competência. Não é das melhores faixas, mas, ainda assim, é boa.

A faixa seguinte, I Walk Alone, aposta ainda mais em vocais diferenciados, e se sai melhor do que a composição anterior, chegando a lembrar alguns do melhores momentos de Prince. Feeling' Like a Milion, por sua vez, investe ora numa sonoridade mais eletrônica, ora numa sonoridade mais rock. Por vezes, chegar a remeter alguns trabalhos recente de Jack White. Já Gotta Get Into Something faz muita alusão aqueles blues rocks setentistas feitos por guitarristas talentosos, como Johnny Winter. Empolga (muito).


Got to Get Up começa com um belo naipe de metais, e desemboca num baita rock'n roll, com guitarras distorcidos "dialogando" de maneira bem interessante com os metais. em seguida, Feed the Babies é boa na condução, mas, um pouco igual a outras (e melhores) canções do álbum. Ainda assim, não decepciona, possuindo também um bem executado naipe de metais. Pearl Cadillac traz uma bonita composição, embalada por uma voz suave e guitarras bem colocadas, ora distorcidas, ou mais suaves. 


Whem I'm Gone é mais soturna em termos de sonoridade, com uma base rítmica bem marcada como à percussão, e é mais um destaque. The Guitar Man, por sua vez, é uma música mais mediana. Bem executada, mas, sem muito brilho. Poderia ser facilmente dispensada do disco. Problema, esse, que não acomete a ótima Low Down Rolling Stone. Pesada e densa, mostra porque Clark Jr. é um prodígio do estilo atualmente, alguém que poderia, facilmente, fazer uma profícua parceria com Joe Bonanassa, por exemplo. 



The Governor tem corpo e alma dos velhos blues, até por conta de sua abordagem acústica. Mais um ótimo momento do álbum. Em seguida, a penúltima canção, Don't Wait Til Tomorrow, traz uma sonoridade, no mínimo, exótica, fazendo dela uma das melhores desse trabalho. Dirty Dishi Blues encerra tudo com um bem-vindo retorno ao blues clássico, com toda a aura magistral que esse estilo oferece. Belo final. 



O saldo disso tudo?



Um disco de blues e rock muito bom, nos mesmos moldes de alguns trabalhos de guitarristas como Johnny Winter, com algumas pitadas de outros estilos e artistas do mesmo naipe. Nada tão memorável a ponto de ser revolucionário, ou algo do tipo. Afinal, tem algumas composições ali que parecem não se encaixar bem na proposta. Mas, ainda assim, um disco que reverencia bem o que de melhor o blues e o rock fizeram no século XX. Agora, é esperar o que Gary Clark Jr. fará em seguida. Esse, ao que tudo indica, sabe das coisas.


NOTA: 7/10



Comentários