Pular para o conteúdo principal
DICA DE DISCO

"NEVERMIND" (1991)




Alguns discos transcendem a época em que foram lançados, e ganham uma importância absurda dentro da indústria do entretenimento. Só para ficar nos exemplos mais clássicos poderíamos citar "Sgt. Peppers" (Beatles), "The Dark Side of the Moon" (Pink Floyd) e "Nevermind The Bollocks" (The Sex Pistols). Todos de enorme influência até hoje. "Nevermind", do Nirvana, está nesse seleto grupo.

Não que a banda tenha forçado a barra para alcançar o estrelato. Longe disso. No ano em que veio ao mundo, esse álbum teve de concorrer com artistas como Michael Jackson e Witney Huston, reconhecidos campeões de vendas. O susto foi justamente uma banda de garagem, com um trabalho despretensioso, às vezes, cru, desbancar dois medalhões desse porte. Nesse caso, mesmo que temporariamente, o simples superou o elaborado.




O melhor de tudo é que "Nevermind" fez por onde merecer o estardalhaço que causou. É oum trabalho que, como poucos, mistura elementos pop com a fúria e a urgência de um bom rock'n roll. Esses elementos encontramos já na primeira música, "Smells Like Teen Spirit". Bastou os seus primeiros acordes para que ela trouxesse um supro revigorante ao estilo. Um começo avassalador.

Já, a canção seguinte, "In Bloon", é mais cadenciada, mas não menos vibrante (principalmente, em seu refrão). "Come As You Are" é quase uma balada, e isso, por incrível que pareça, é o seu grande mérito. Quantas músicas "comerciais" ouvimos por aí com tamanha qualidade e estilo?




A partir daqui, temos uma variação entre canções mais pesadas, quase punks ("Breed" e "Territorial Pissings") com outras mais introspectivas ("Polly" e "Something in the Way"). Nesse conjunto, destacam-se a maravilhosamente melódica "Lithium" e a explosiva "Stay Away". Ao final, um disco realmente poderoso, com uma porção de músicas que poderiam muito bem fazer sucesso (e fizeram), mas sem perder em peso e garra.

Por sinal, garra é uma das qualidades que devem ser citadas aqui. Kurt Cobain, mesmo limitado como guitarrista conseguiu compor ótimos riffs, além de escrever letras muito boas. Kris Novoselic, como baixista, conseguiu preencher os "espaços" das músicas com excelentes melodias. E, claro, Dave Grohl, na bateria, mostrou um vigor invejável. Bom lembrar que a produção de Butch Vig, que, anos mais tarde, formaria a banda Garbage, ajudou a moldar o som do Nirvana de maneira fenomenal.




Muitos discos vendidos depois, uma influência sem precedentes nos grupos de rock que surgiram posteriormente e o trite suicídio de Kurt Cobain marcaram a imagem do Nirvana eternamente. Talvez a penúltima grande revolução (a verdadeira) no rock (a última mesmo quem nos proporcionou foi o Radiohead e o seu "OK Computer", em 1997).

Apesar de tudo isso, "Nevermind" não é o melhor disco do Nirvana. Antes e depois dele, tivemos o lançamento da pérola "Bleach" e do seminal "In Utero". Mas, o famoso disco do bebê sendo pescado é, sem dúvida, o mais importante. Aprimorou o que o grupo vinha fazendo e proporcionou excelentes possibilidades (afinal, com o sucesso de "Nevermind" eles tiveram aval para lançarem um dos melhores acústicos de todos os tempos).




Um caso raro em que o alternativo se encontra com o mainstream, fazem as pazes e unem forças para levar música visceral às massas. Em tempos de crise artística, um autêntico grito de revolta .


NOTA: 9/10.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Debate Sócio-Político
Porto Digital Ocupado!
O número de ocupações contra a PEC 55 (que propõe, entre outras coisas, uma profunda reforma no Ensino Médio) cresce a cada dia, e apesar de algumas dificuldades, a maioria mostra que está no caminho certo. No Recife, a mais recente instituição a ser ocupada foi a Escola em Referência de Ensino Médio (o EREM), pertencente ao Porto Digital, e localizada no bairro do Recife Antigo. Tudo começou durante a manhã de quinta (17), após as aulas serem suspensas para a realização de uma assembleia. A decisão pela ocupação do prédio foi feita como forma de antecipar o pior, já que muitos temiam que a direção da escola chamasse a polícia. 
De acordo com uma das integrantes do movimento, a organização do local está sendo feita aos poucos, para que, em breve, possam acontecer eventos, como palestras, exibição de produções audiovisuais, etc. "Ainda está tudo muito recente. Pretendemos, primeiro, limpar e reformar algumas coisas aqui dentro, para depo…
Lista

10 Melhores Discos Nacionais de 2017 (Até Agora)


Sim, meus caros, não está nada fácil. Achar os "10 melhores discos nacionais lançados em 2017 (ate agora)" demandou bastante tempo, mesmo porque, até no meio do cenário indie, anda rolando uma certa mesmice em termos de sons e atitudes, com bandas soando rigorosamente iguais umas as outras. Está faltando identidade e carisma até na nossa música alternativa, infelizmente. Mas, lamentações à parte, esta é uma pequena lista que se propõe a ser um guia atual para quem deseja saber o que anda acontecendo de bom por aí. 
Torcer, agora, para que os próximos meses sejam mais produtivos no sentido de termos mais lançamentos bons como estes.
🎵


10°
"Feeexta"
Camarones Orquestra Guitarrística


"Canções Para Depois do Ódio"
Marcelo Yuka


"Triinca" Triinca

"Galanga Livre" Rincon Sapiência

"Vênus" Tupimasala
Dica Cultural

Festival MIMO 2016
Programação Olinda


MIMO significa Mostra Internacional de Música em Olinda. E, também resistência de arte da melhor qualidade. Nasceu em 2004, na cidade pernambucana que leva seu nome, e que hoje é patrimônio histórico da humanidade. O que não significa que o festival não ocorra em outros lugares, como vem acontecendo há alguns anos. Este ano, por exemplo, em sua 13ª edição, a MIMO já desembarcou em Portugal, e nas cidades brasileiras de Ouro Preto, Tiradentes, Paraty e, nos próximos dias, no Rio de Janeiro. E, claro, haverá espaço para sua cidade natal, Olinda, que irá abarcar inúmeras atrações de peso entre os dias 18 e 20 de novembro próximos.
A seguir, a programação completa da MIMO em Olinda.


CONCERTOS

18 Novembro / Sexta-Feira

Zeca Baleiro - Violoncelo e Piano
18h - Mosteiro de São Bento / Palco Se Ligaê

João Fênix
19h - Igreja do Carmo

João Bosco & Hamilton d Holanda
19h30 - Mosteiro de São Bento / Palco Se Ligaê

Mário Laginha & Pedro Burmes…