Dica de Filme

Garota Exemplar 
2014
Direção: David Fincher


Este filme tinha tudo para dar errado. Ben Affleck, seu principal ator, vinha de uma sequência de produções medianas, culminando no péssimo "Argo", que, de forma constrangedora, ganhou o Oscar de 2013. Já, o diretor David Fincher vinha decepcionando seus fãs de longa data com filmes burocráticos demais para o seu estilo dinâmico ("O Curioso Caso de Benjamin Button", "O Homem que não Amava as Mulheres" e "A Rede Social").

O panorama para "Garota Exemplar", portanto, não era animador. E, justamente, a baixa expectativa foi um dos pontos favoráveis. No entanto, ele tem mais a oferecer. Depois de anos, Fincher nos entrega um trabalho com a sua cara. Em termos visuais, a câmera possui cortes interessante e a edição possui um bom ritmo, realmente, prendendo a atenção do espectador.



E, Ben Affleck, como ator, consegue ser competente, passando a figura ideal do marido cansado com seu casamento. Mais sisudo do que o normal, Affleck, ao abandonar seus ares canastrões e histriônicos, mostra que se encaixado no papel certo, pode render bons resultados.

Como em outros filmes de Fincher, este parte de situações propositalmente exageradas e mirabolantes para tecer algumas críticas à sociedade atual. Lembram-se das alfinetas em relação à violência cotidiana das grandes cidades presente em "Seven" e, principalmente, "Clube da Luta"? É por aí.


De início, a estória parte do sumiço de Amy "Exemplar", uma típica garota modelo da sociedade americana, reverenciada em todo o país, e que chegou até a servir de inspiração para livros infantis. Seu marido, Nick, é o principal suspeito de seu desaparecimento, e a primeira parte do filme mostra a investigação da polícia à sua procura. Paralelo a isso, acompanhamos flashbacks do casal, desde que se conheceram.

Esses são momentos que expõem um início de relacionamento como outro qualquer: muito romântico, repleto de declarações e juras de amor. O tempo, porém, vai desgastando o convívio entre Nick e Amy. E, como é comum nos melhores filmes de David Fincher, a partir de sua metade, viradas inesperadas no roteiro acontecerão, mudando o foco da narrativa, e transformando "Garota Exemplar" numa produção mais irônica, sarcástica.


O mundo das atuais celebridades pasteurizadas e das redes sociais é criticado em alguns momentos interessantes, como quando uma fã de Amy pede para tirar uma "selfie" com Nick, com a foto indo parar na mídia, e provocando uma verdadeira crucificação ao "marido insensível". A própria virada no roteiro coloca muito bem essa questão das aparências, e de como a imagem social das pessoas não é, necessariamente, condizente com a realidade.

Por fim, "Garota Exemplar" se mostra um filme muito bem construído (tirando apenas alguns excessos acima da média que poderiam ter sido evitados). Fincher e Affleck, de quebra, dão, com ele, uma revigorada em suas carreiras, mostrando que, muitas vezes, basta uma boa estória para o resultado ser dos melhores.


Nota: 8,5/10

Comentários