Pular para o conteúdo principal
DICA DE FILME

"Garota Exemplar" (2014)
Direção: David Fincher.


Este filme tinha tudo para dar errado. Ben Affleck, seu principal ator, vinha de uma sequência de produções medianas, culminando no péssimo "Argo", que, de forma constrangedora, ganhou o Oscar de 2013. Já, o diretor David Fincher vinha decepcionando seus fãs de longa data com filmes burocráticos demais para o seu estilo dinâmico ("O Curioso Caso de Benjamin Button", "O Homem que não Amava as Mulheres" e "A Rede Social").


O panorama para "Garota Exemplar", portanto, não era animador. E, justamente, a baixa espectativa foi um dos pontos favoráveis. No entanto, ele tem mais a oferecer. Depois de anos, Fincher nos entrega um trabalho com a sua cara. Em termos visuais, a câmera possui cortes interessante e a edição possui um bom ritmo, realmente, prendendo a atenção do espectador.


E, Ben Affleck, como ator, consegue ser competente, passando a figura ideal do marido cansado com seu casamento. Mais sisudo do que o normal, Affleck, ao abandonar seus ares canastrões e histriônicos, mostra que se encaixado no papel certo, pode render bons resultados.

Como em outros filmes de Fincher, este parte de situações propositalmente exageradas e mirabolantes para tecer algumas críticas à sociedade atual. Lembram-se das alfinetas em relação à violência cotidiana das grandes cidades presente em "Seven" e, principalmente, "Clube da Luta"? É por aí.


De início, a estória parte do sumiço de Amy "Exemplar", uma típica garota modelo da sociedade americana, reverenciada em todo o país, e que chegou até a servir de inspiração para livros infantis. Seu marido, Nick, é o principal suspeito de seu dasaparecimento, e a primeira parte do filme mostra a investigação da polícia à sua procura. Paralelo a isso, acompanhamos flashbacks do casal, desde que se conheceram.

Esses são momentos que expõem um início de relacinamento como outro qualquer: muito româtico, repleto de declarações e juras de amor. O tempo, porém, vai desgantando o convívio entre Nick e Amy. E, como é comum nos melhores filmes de David Fincher, a partir de sua metade, viradas inesperadas no roteiro acontecerão, mudando o foco da narrativa, e transformando "Garota Exemplar" numa produção mais irônica, sarcástica.


O mundo das atuais celebridades pasteurizadas e das redes sociais é criticado em alguns momentos interessantes, como quando uma fã de Amy pede para tirar uma "selfie" com Nick, com a foto indo parar na mídia, e provocando uma verdadeira crucificação ao "marido insensível". A própria virada no roteiro coloca muito bem essa questão das aparências, e de como a imagem social das pessoas não é, necessariamente, condizente com a realidade.

Por fim, "Garota Exemplar" se mostra um filme muito bem construído (tirando apenas alguns excessos acima da média que poderiam ter sido evitados). Fincher e Affleck, de quebra, dão, com ele, uma revigorada em suas carreiras, mostrando que, muitas vezes, basta uma boa estória para o resultado ser dos melhores.


NOTA: 8,5/10.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista

10 Melhores Discos Nacionais de 2017 (Até Agora)


Sim, meus caros, não está nada fácil. Achar os "10 melhores discos nacionais lançados em 2017 (ate agora)" demandou bastante tempo, mesmo porque, até no meio do cenário indie, anda rolando uma certa mesmice em termos de sons e atitudes, com bandas soando rigorosamente iguais umas as outras. Está faltando identidade e carisma até na nossa música alternativa, infelizmente. Mas, lamentações à parte, esta é uma pequena lista que se propõe a ser um guia atual para quem deseja saber o que anda acontecendo de bom por aí. 
Torcer, agora, para que os próximos meses sejam mais produtivos no sentido de termos mais lançamentos bons como estes.
🎵


10°
"Feeexta"
Camarones Orquestra Guitarrística


"Canções Para Depois do Ódio"
Marcelo Yuka


"Triinca" Triinca

"Galanga Livre" Rincon Sapiência

"Vênus" Tupimasala
Debate Sócio-Político
Porto Digital Ocupado!
O número de ocupações contra a PEC 55 (que propõe, entre outras coisas, uma profunda reforma no Ensino Médio) cresce a cada dia, e apesar de algumas dificuldades, a maioria mostra que está no caminho certo. No Recife, a mais recente instituição a ser ocupada foi a Escola em Referência de Ensino Médio (o EREM), pertencente ao Porto Digital, e localizada no bairro do Recife Antigo. Tudo começou durante a manhã de quinta (17), após as aulas serem suspensas para a realização de uma assembleia. A decisão pela ocupação do prédio foi feita como forma de antecipar o pior, já que muitos temiam que a direção da escola chamasse a polícia. 
De acordo com uma das integrantes do movimento, a organização do local está sendo feita aos poucos, para que, em breve, possam acontecer eventos, como palestras, exibição de produções audiovisuais, etc. "Ainda está tudo muito recente. Pretendemos, primeiro, limpar e reformar algumas coisas aqui dentro, para depo…
Filme Mais ou Menos Recomendável

"Mulher Maravilha"
2017
Direção: Patty Jenkins


MAIS UM FILME DE SUPER-HERÓI GENÉRICO, "MULHER MARAVILHA" PECA, IRONICAMENTE, POR TER UM SUB-TEXTO MACHISTA EM SUAS ENTRELINHAS
Estamos diante de mais um filme de super-heróis, mais um do universo expandido da DC Comics no cinema, mais um com a enorme responsabilidade de entregar um material minimamente interessante, ao contrários dos pífios "Batman vs Superman" e "Esquadrão Suicida", sem dúvida, os dois piores filmes do gênero desses últimos anos, ao lado de "Quarteto Fantástico". Ou seja, "Mulher Maravilha" chega com uma tremenda carga a ser superada. A pergunta é: conseguiu cumprir a sua missão? Bem, digamos que sim e não. Ao mesmo tempo em que o filme acerta em alguns pontos que ficaram devendo em produções anteriores, ele também erra ao repetir alguns dos erros mais corriqueiros de longas do gênero, com um agravante que pode até causar certa polê…