Pular para o conteúdo principal
DICA DE FILME

"Perfume - A História de Um Assassino" (2006)
Direção: Tom Tykwer.


Adapatações literárias são o calcanhar de Aquiles do cinema. Ou o resultado é satisfatório ou não é. Geralmente, não existe meio termo nesse tipo de gênero. Provavelmente, a preocupação em ser fiel demais com o material impede que a produção tenha vida própria, sendo algo mais altoral do cineasta do que do escritor. "Perfume" é dessas adaptações que consegue superar esse problema.

Mesmo sendo fiel ao livro que o originou, "Perfume" tem uma técnica apurada, que diz muito sobre o seu realizador, Tom Tykwer, o mesmo de "Corra, Lola, Corra". O início se dá quando vemos o protagonista, Jean-Baptiste Grenouille, indo para uma sentença de execução. Não sabemos qual crime ele cometeu; apenas vemos que deve se tratar de algo verdadeiramente horrível, pois sua morte será bastante violenta, enquanto a população urra de felicidade.




Corta para o momento em que Jean-Baptiste nasceu: uma época e um local onde o odor das cidades era insurportável. E, é no meio de tanta podridão que sua mãe lhe dá a luz. Levado para um orfanato, ele cresce e vai descobrindo um dom incomum: o de sentir o aroma de tudo ao seu redor de maneira muito mais apurada do que o normal. É através do olfato que ele entende e contempla o mundo, não fazendo distinção entre cheiros bons ou ruins.

Mas, é quando ele começa a sentir o aroma, depois de adulto, das mulheres e quando ele conhece também o odor de perfumes que ele se vê compelido a fabricar o melhor perfume já feito; um que tenha o cheiro das moças mais belas que ele encontrar. No entanto, para poder preserver tais aromas, ele necessitar matar a pessoa, o que faz com que provoque terror e, ao mesmo tempo, fascínio no vilarejo onde vive.

















O filme é cheio de simbolismos muito bem representados. Por exemplo: essa eterna busca de Jean-Baptiste pelo odor mais sublime expôe a relação de poder entre as pessoas. Exalando o cheiro que sempre buscou, ele tem várias pessoas sob seu "domínio", sendo reverenciado como um rei ou até como um santo. Acima do clero e da Igreja, o protagonista exerce um verdadeiro furor nas pessoas, quase como uma nova religião ou até a essência da vida.

Também é interessante notar como os efeitos plásticos e a câmera do diretor ajudam o expectador a emergir no universo da estória. Assim como no livro, chegamos a "sentir" o cheiro das coisas, desde as mais repugnates até as mais belas.















Algo a se criticar sejam as atuações, que vão do veterano Dustin Hoffman ao novato Ben Whishaw (que faz o protagonista). São boas, diga-se, mas não chegam a se destacarem. O filme se sustenta mesmo pela ótima estória, sua condução envolvente (mesmo que lenta) e uma ambientação de época realmente fabulosa.

"Perfume" ainda possui uma das melhores sequências do cinema recente, bastante surreal e poética. São cenas que explicitam o verdadeiro desejo de Jean-Baptiste: uma ode à vida (já que ele sempre foi um sobrevivente) e ao amor (um sentimento que ele chegou a sentir uma única vez, mas não concretizou).


Esta é uma adaptação que, longe de tentar copiar a obra original, tem luz própria. Um filme de muitos predicados e que, fazendo jus ao personagem principal, precisa ser sentido como um dos melhores aromas.


NOTA: 9/10.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Debate Sócio-Político
Porto Digital Ocupado!
O número de ocupações contra a PEC 55 (que propõe, entre outras coisas, uma profunda reforma no Ensino Médio) cresce a cada dia, e apesar de algumas dificuldades, a maioria mostra que está no caminho certo. No Recife, a mais recente instituição a ser ocupada foi a Escola em Referência de Ensino Médio (o EREM), pertencente ao Porto Digital, e localizada no bairro do Recife Antigo. Tudo começou durante a manhã de quinta (17), após as aulas serem suspensas para a realização de uma assembleia. A decisão pela ocupação do prédio foi feita como forma de antecipar o pior, já que muitos temiam que a direção da escola chamasse a polícia. 
De acordo com uma das integrantes do movimento, a organização do local está sendo feita aos poucos, para que, em breve, possam acontecer eventos, como palestras, exibição de produções audiovisuais, etc. "Ainda está tudo muito recente. Pretendemos, primeiro, limpar e reformar algumas coisas aqui dentro, para depo…
Lista

10 Melhores Discos Nacionais de 2017 (Até Agora)


Sim, meus caros, não está nada fácil. Achar os "10 melhores discos nacionais lançados em 2017 (ate agora)" demandou bastante tempo, mesmo porque, até no meio do cenário indie, anda rolando uma certa mesmice em termos de sons e atitudes, com bandas soando rigorosamente iguais umas as outras. Está faltando identidade e carisma até na nossa música alternativa, infelizmente. Mas, lamentações à parte, esta é uma pequena lista que se propõe a ser um guia atual para quem deseja saber o que anda acontecendo de bom por aí. 
Torcer, agora, para que os próximos meses sejam mais produtivos no sentido de termos mais lançamentos bons como estes.
🎵


10°
"Feeexta"
Camarones Orquestra Guitarrística


"Canções Para Depois do Ódio"
Marcelo Yuka


"Triinca" Triinca

"Galanga Livre" Rincon Sapiência

"Vênus" Tupimasala
Dica Cultural

Festival MIMO 2016
Programação Olinda


MIMO significa Mostra Internacional de Música em Olinda. E, também resistência de arte da melhor qualidade. Nasceu em 2004, na cidade pernambucana que leva seu nome, e que hoje é patrimônio histórico da humanidade. O que não significa que o festival não ocorra em outros lugares, como vem acontecendo há alguns anos. Este ano, por exemplo, em sua 13ª edição, a MIMO já desembarcou em Portugal, e nas cidades brasileiras de Ouro Preto, Tiradentes, Paraty e, nos próximos dias, no Rio de Janeiro. E, claro, haverá espaço para sua cidade natal, Olinda, que irá abarcar inúmeras atrações de peso entre os dias 18 e 20 de novembro próximos.
A seguir, a programação completa da MIMO em Olinda.


CONCERTOS

18 Novembro / Sexta-Feira

Zeca Baleiro - Violoncelo e Piano
18h - Mosteiro de São Bento / Palco Se Ligaê

João Fênix
19h - Igreja do Carmo

João Bosco & Hamilton d Holanda
19h30 - Mosteiro de São Bento / Palco Se Ligaê

Mário Laginha & Pedro Burmes…