Debate Sócio-Político

UM PAÍS SEM CONSCIÊNCIA


Desde as mais recentes eleições, ocorridas em 2014, o Brasil parece andar para trás. Ao contrário do que certos setores tentam passar, a população não está mais consciente, mais informada, mais sabedora de seus direitos. Não. Esse atual levante contra a "corrupção" tem mais cara de ojeriza a um partido específico (o PT) e a políticos bem determinados (Dilma e Lula). Só que a perigosa polarização que anda tomando conta de qualquer debate diz que quem reclama dessa crítica seletiva ou que aponta falhas da famigerada Operação Lava Jato só pode ser duas coisas: "esquerdopata" e "petralha".

Motivos não faltam para que se reclame dessa crítica seletiva dos "paladinos da justiça", no entanto. Desde de que passeatas, protestos e manifestações contra o atual governo invadiram nossas ruas, os pedidos de "menos corrupção" se juntaram aos de intervenção militar, pena de morte, porte de armas, privatizações, e até mesmo incetivo à sonegação de impostos. Tudo unido a agressões absurdas contra a figura da presidente Dilma Roussef (quem não se lembra dos odiosos adesivos de carro simulando um estupro a ela, ou os inúmeros xingamentos de puta e vagabunda que ela tem sofrido?).


Nada contra a quem queira, agora, combater atos de corruptos; é totalmente louvável. Só que a forma que muitos fazem denotam um ódio irracional a apenas uma das partes nesse processo que, por todos os vieses que se estude, tal atitude é incoerente. Principalmente, se levarmos em consideração que quem está à frente de todo esse movimento pelo impeachment de Dilma possui um teto de vidro finíssimo (as delações que vem pontuando, constantemente, nomes como Aécio Neves e Eduardo Cunha não me deixam mentir). E, a parcela da população que se diz consciente nada fala (ou pouco menciona) sobre esses casos.

Nesse ponto, a polarização também contribui para o mal estar geral, pois os "patriotas" de plantão afirmam que existe xingamentos, agressões e violências do outro lado, o dos comunistas, petistas e esquerdistas ateus (!). Então, ficamos nessa peleja, onde um acusa o outro, estando ambos, na maioria das vezes, errados. Afinal, não deveríamos estar numa competição de qual lado comete mais crimes; simplesmente, cometeu irregularidades, precisaria ser punido. Mas, a bem da verdade, existe equilíbrio?


Sem absolutamente puxar para um ou outro lado, façam um teste rápido e honesto, e assistam ao noticiário padrão, dos grandes meios de comunicação, e vejam quanto tempo é gasto para cada partido ou político específico. Lembrete: houve, recentemente, um controverso grampo telefônico envolvendo Lula e Dilma, e que, rapidamente, foi exposto para a mídia. Ao passo que, dias depois, uma lista com "doações de campanha" da empresa Odebrecht foi vazada, mas, rapidamente colocada em sigilo. Na TV, apenas a Record e a TV Brasil deram o devido destaque a tal lista. Detalhe: nela, não havia o nome nem de Dilma, nem de Lula, mas, havia (adivinhem!), de Renan, Aécio e Cunha.

Isso tudo sem contar das escabrosas negociatas com o PMDB, que agora, abandona o governo, mostrando, claramente, que as instituições políticas no Brasil estão à mercê de interesses meramente pessoais e partidários. Isso, numa real democracia, não pode ser concebido. Mas, para os anti-corrupção atuais, são coisas perfeitamente normais, afinal, para eles, o importante é derrubar o PT, não importando como, nem quem o faça. O grande problema nesse processo é que os fins estão justificando os meios, e muitos que se dizem contra o que está errado na política, não têm puderes em se aliarem a figuras deploráveis, como um Bolsonaro da vida, que, nesse processo todo, vem ganhando, perigosamente, mais força.


Há muita coisa errada no Brasil, sim, inclusive, a forma pela qual estão combatendo o que julgam errado. O amadurecimento político por aqui parece estar cada vez mais longe, ainda subordinado a interesses privados. Fala-se muito na roubalheira do PT, mas, não se fala que essa roubalheira veio lá de trás, e a população, em peso, nunca deu a devida importância. A própria Odebrecht afirmou que o pagamento de propinas ocorre há mais de 30 anos. Será que somente o PT se beneficiou com isso, da mesma forma que no escândalo da PETROBRAS? Os outros partidos e políticos aonde estavam, bem como os atuais revoltados que compram inúmeras camisas da Seleção Brasileira e tiram selfies com vários policiais?

Enfim, estamos mascarando o nosso analfabetismo político através de supostas "boas intenções". Com ou sem impeachment, já perdemos essa batalha.

Alguns links úteis:

http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2014/03/21/entenda-as-denuncias-envolvendo-a-petrobras.htm

http://infograficos.estadao.com.br/politica/operacao-lava-jato/?nucleo=&situacao=&partido=

http://cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FPolitica%2FCarta-Aberta-a-Michel-Temer-Em-busca-da-etica%0A%2F4%2F35813

http://cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FPolitica%2FMesmo-acuado-presidente-da-OAB-protocola-novo-pedido-de-impeachment%2F4%2F35815

http://radarnoticias.com/dem-pmdb-e-psdb-sao-os-partidos-mais-corruptos-brasil-diz-ranking/

http://revistacult.uol.com.br/home/2016/03/vai-ter-golpe-o-rei-esta-nu-matem-a-rainha/


Erick Silva
29/03/2016

Comentários