Lista

10 Começos Impactantes de Filmes


O início de qualquer coisa é importante, pois, é a partir dele, que surgem as primeiras impressões que serão determinantes para determinada opinião de algo. No caso do cinema, começar bem um filme é fundamental para prender o espectador, e fazer com que ele se sinta interessado pelo filme até o final. Com base nisso, segue uma lista com 10 começos impactantes no cinema, que acabam, no geral, sendo determinante para a qualidade dos filmes, ou, em alguns casos, é a sua melhor parte.


10°
"Akira"
Tudo bem, destruir o mundo já é de praxe de um monte de filmes-catástrofes por aí. Mas, o início desta animação é tão sombria a seca a respeito desse assunto, que acaba gerando uma curiosidade automática pela história. "Akira", por sinal, foi determinante para a popularização dos chamados animes japoneses no Ocidente. Com um orçamento avaliado à época de cerca de 8 milhões de dólares, o desenho foi enorme sucesso e fonte de influência pra muitas ficções científicas que vieram depois.



"Batman - O Cavaleiro das Trevas"
Convenhamos que o filme todo é espetacular. Porém, a apresentação dele, que mostra, de cara, o seu principal personagem (o vilão Coringa) é o que vai dar o tom da produções no restante de suas duas horas e meia. De quebra, a representação do ator Heath Ledger como o arqui-rival do Batman se tornou uma das mais poderosas interpretações de um vilão no cinema.



"O Resgate do Soldado Ryan"
É verdade que o filme todo não é lá grande coisa, mas, ele será para sempre lembrado por ter mostrado uma das mais brutais sequências de guerra nos seus minutos iniciais. Sem romantizar a violência ali contida, Spielberg não economiza em explosão, tiroteios, corpos dilacerados e muito desesperado nesse episódio histórico que ficou conhecido como o Dia D.




"Cidadão Kane"
Até hoje, a obra máxima de Orson Welles é apontado como um dos mais importantes filmes já realizados, devido ao seu pioneiros técnico e narrativo. E, é no seu início que está concentrada toda a força da produção, mostrando lugar sombrio e decadente, que um dia já foi morada de um dos maiores magnatas da comunicação do século passado. Todo o clima gerado nessa pequena sequência é um primor.



"O Rei Leão"
Este, que é talvez o melhor filme da Disney, já começa de forma soberba, mostrando, de maneira muito bela, o ciclo natural da vida que continua com o nascimento do filho do rei das selvas, Simba. A grandiloquência das cenas, ainda hoje, coloca muita super-produção no chinelo, e se tornou uma das sequências mais poderosas do cinema.



"Cidade de Deus"
Vindo da área da publicidade, o diretor Fernando Meirelles conseguiu fazer de "Cidade de Deus" um marco do cinema nacional, e muito desse mérito se deve o dinamismo com que a narrativa se desenrola. Dinamismo esse que está escancarado na alucinante sequência inicial, que, de engraçada passa a ficar tensa em poucos segundos.




"Aguirre - A Cólera dos Deuses"
O cineasta alemão Werner Herzog é um profissional sem concessões. É capaz de tudo para realizar um filme, inclusive, correr riscos inimagináveis. Foi o que aconteceu em "Aguirre", aonde ele levou uma numerosa equipe técnica e vários figurantes para as florestas tropicais da América do Sul, algo que pode ser estupendamente comprovado em sua sequência de abertura. Arrebatador.



"Apocalipse Now"
O início deste clássico de Coppola retrata como poucos a loucura da guerra. Bastou pra isso, umas das mais emblemáticas músicas do The Doors ("The End") serviNdo como pano de fundo para cenas com helicópteros e explosões, e um Martin Sheen completamente transtornado.



"Bastardos Inglórios"
O começo deste grande filme de Tarantino é um dos mais violentos da história recente do cinema. Porém, a violência é totalmente psicológica, calcada nos diálogos, e na maravilhosa atuação de Christopher Waltz. Poucas vezes, uma simples conversa causou tanta tensão na tela grande.



"O Poderoso Chefão"
Não é essa a sequência que inicia o livro, e mesmo assim, o filme enxugou alguns diálogos entre Bonasera e Don Corleone. Mas, isso pouco alterou o impacto da sequência, que é uma das mais primorosas do cinema em todos os sentidos (atuações, clima, narrativa...). É bom que se diga que esta é apenas uma dentre as várias cenas magistrais do filme; aquele tipo de união de talentos que só acontece uma vez de tempos em tempos.

Comentários