Dica de Disco ("Get Out of Your Mind" - Ten Foot Wizard)

Título: Get Out of Your Mind
Ano de lançamento: 2020
Artista: Ten Foot Wizard

Ten Foot Wizard “Get Out Of Your Mind” | Metal Hammer Portugal

Com um stoner pra lá de pesado, a jovem banda Ten Foot Wizard mostra que o rock à lá Black Sabbath ainda pode oferecer muita diversão

É muito revigorante ver que grupos pelo mundo continuam fazendo um som pesado e de bom gosto, mesmo que necessariamente não muito original. Afinal, estamos falando aqui de stoner rock, um dos subgêneros mais copiados do rock desde que Tommy Iommi empunhou sua guitarra pela primeira vez em um disco do Black Sabbath. 

Porém, o que fica mesmo é a diversão, elemento essencial para as melhores bandas do estilo, do Queens of the Stone Age ao Spiritual Beggars, passando pelo Monster Magnet. E, como o bom rock'n roll nunca morreu e não para, bandas surgem aos monetes com essa mesma pegada. O problema: poucas parecem que vão realmente durar, não só por conta do mercado (que mudou muito de uns anos pra cá), mas por conta dos próprios grupos, que fazem, em sua maioria, um som bastante genérico (mesmo pra algo relativamente simples como o stoner). 

Eis que sou positivamente surpreendido com o novo lançamento desta banda aqui. Formada em 2009, na cidade de Manchester, na Inglaterra, o Ten Foot Wizard tem em sua formação atual Gary Harkin na guitarra e voz, Dan Mucs na guitarra, Glen Caskie no baixo e Toby Byers na bateria. E, o que esse quarteto traz de bom neste Get Out of Your Mind é que as músicas possuem, cada uma, identidade própria, sem parecerem pastiche de outras bandas. 

Ou seja, não parece que eles estão tocando no "piloto automático", por exemplo. 

Ten Foot Wizard | HRH Mag

A imagem pode conter: 4 pessoas

Isso se comprova logo na faixa de abertura, como "Namaste Dickhead", onde temos riffs muito bons conduzindo a música, mas cujo destaque mesmo é o vocalista Gary Harkin, que muda o timbre de sua voz no refrão, lembrando um pouco, inclusive, as incursões do baixista Nick Oliveri nos melhores momentos do Queens of the Stone Age. Belo começo.

O disco segue com um pouco mais de groove na ótima "Broken Man", que ganha um peso absurdo depois, remetendo à sonoridade do Tool e até do Type O'Negative, com algumas mudanças de andamento bem pontuais e certeiras. A composição seguinte, "Nooble Lie", traz algo mais garageiro, mas, sem perder o "balanço", digamos assim. Aqui, a influência do Queens of the Stone Age fica bem nítida, mas, sem descambar para a mera cópia.   



A coisa, no entanto, derrapa um pouco com "Summer Love", que até tem um instrumental bacana, mas sem muita identidade. Tanto é que a música perde fôlego em seus segundos finais, apesar da pauleira sonora. Felizmente, o clima volta a melhorar muito com "How Low Can You Go", onde o vocalista Gary Harkin parece incorporar um Lemmy Kilmister. Já o instrumental tem umas mudanças de andamento muito interessantes. 

Chega então a faixa que dá título ao disco, "Get Out of Your Mind", que começa calma, e explode alguns poucos segundos depois. Aqui, a lembrança que me vem à cabeça é Misfits. Canção climática excelente. A penúltima composição, "Working Towards a Bitter Future", talvez seja a mais pesada do disco, com Harkin mandando ver em uns vocais mostro, que remetem a algumas das canções mais pauleira do Mastodon, por exemplo. 

E, pra encerrar tudo, um épico de mais de 8 minutos: "King Shit of Fuck Mountain". Melhor desfecho, impossível, até mesmo porque aqui vemos cada membro da banda mandando muito bem em cada uma de suas atribuições. Música ideal para encerramento de shows (fica a dica!). 


Ao final, o que temos é aquele ótimo disquinho de rock pesadamente psicodélico para ouvir na estrada ou em casa "ampliando a mente", digamos assim. Caso a banda se arrisque mais, com certeza, ainda ouviremos falar do Ten Foot Wizard nos próximos anos. 

Enquanto isso, é aproveitar este álbum muito bom, chamado Get Out of Your Mind.


Nota: 8/10

Comentários