Pular para o conteúdo principal
DICA DE FILME

"O VENTO SERÁ SUA HERANÇA" (1960)
Direção: Stanley Krammer.


A intolerância religiosa parece mesmo ter tomado conta do Brasil. É cada vez mais frequente vermos pessoas utilizando suas crenças para conseguirem privilégios ou tentarem impedir os direitos dos outros. Nada mais oportuno, portanto, do que assistir um filme que mostra, de forma sincera, o velho embate entre religião e ciência.

O longa-metragem fala da história de um professor que, por ensinar as teorias de Darwin aos seus alunos, é preso por infringir a lei local, que só permite ensinar em escolas públicas o criacionismo (doutrina baseada na Bíblia). A partir daí, vai se travar um verdadeiro duelo nos tribunais. Uns querem calar o professor em seu ofício (acusação), e outros desejam permitir a liberdade do ensino científico nas escolas da pequena cidade (defesa).



O melhor de "O Vento será sua Herança" é que ele não torna o clima do enredo pesado. O filme é permeado por ironias e sarcasmos muito bem colocados, sempre exaltando a importância de PENSAR, e ridicularizando o autoritarismo de quem quer impor suas ideias.

Num determinado momento, o advogado de defesa diz ao seu cliente:

"Você tem que escolher entre ficar só, com as suas ideias, ou dizer que concorda com todo mundo, que aí todas as portas se abrirão para você".


A produção é assustadoramente atual quando mostra todo o fanatismo religioso de uma cidade que se recusa a ouvir opiniões divergentes. Situações e atuações podem soar exageradas num primeiro momento. Mas, quando nos lembramos do que é feito hoje em dia em nome de certas crenças, tudo no filme fica mais real.

O ponto alto é quando o advogado de defesa faz a seguinte indagação à acusação:

"Você já leu a Bíblia inteira, estou certo? Mas, você já leu a Teoria das Espécies, de Darwin? Como pode fazer juízo de valor de algo que não conhece?" 


A partir daí, ele enumera vários pontos contraditórios da Bíblia, mostrando que ela se trata de um livro, nada mais do que um livro, tanto quanto a Teoria das Espécies. E, se Deus "iluminou" os homens que escreveram a Bíblia, quem garante que Ele também não "iluminou" Darwin, e outros grandes cientistas a escreverem suas obras?

"O Vento será sua Herança" coloca todos esses questionamentos (e tantos outros) de uma maneira não-maniqueísta, onde a reflexão se torna inevitável e necessária.


Na emblemática cena final, esse mesmo advogado pega a Bíblia e a Teoria das Espécies em cada uma das mãos. Conclui, enfim, que ambos os livros possuem o mesmo "peso". Os dois são um conjunto de ideias que merecem respeito em doses iguais.

É simplesmente uma objetiva mensagem de TOLERÂNCIA. Algo que vemos pouquíssimo hoje em dia.

Lembrete: "O Vento será sua Herança", pra quem não sabe, é baseado numa estória real! Seria a arte imitando a vida?!


NOTA: 9/10. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Debate Sócio-Político
Porto Digital Ocupado!
O número de ocupações contra a PEC 55 (que propõe, entre outras coisas, uma profunda reforma no Ensino Médio) cresce a cada dia, e apesar de algumas dificuldades, a maioria mostra que está no caminho certo. No Recife, a mais recente instituição a ser ocupada foi a Escola em Referência de Ensino Médio (o EREM), pertencente ao Porto Digital, e localizada no bairro do Recife Antigo. Tudo começou durante a manhã de quinta (17), após as aulas serem suspensas para a realização de uma assembleia. A decisão pela ocupação do prédio foi feita como forma de antecipar o pior, já que muitos temiam que a direção da escola chamasse a polícia. 
De acordo com uma das integrantes do movimento, a organização do local está sendo feita aos poucos, para que, em breve, possam acontecer eventos, como palestras, exibição de produções audiovisuais, etc. "Ainda está tudo muito recente. Pretendemos, primeiro, limpar e reformar algumas coisas aqui dentro, para depo…
Lista

10 Melhores Discos Nacionais de 2017 (Até Agora)


Sim, meus caros, não está nada fácil. Achar os "10 melhores discos nacionais lançados em 2017 (ate agora)" demandou bastante tempo, mesmo porque, até no meio do cenário indie, anda rolando uma certa mesmice em termos de sons e atitudes, com bandas soando rigorosamente iguais umas as outras. Está faltando identidade e carisma até na nossa música alternativa, infelizmente. Mas, lamentações à parte, esta é uma pequena lista que se propõe a ser um guia atual para quem deseja saber o que anda acontecendo de bom por aí. 
Torcer, agora, para que os próximos meses sejam mais produtivos no sentido de termos mais lançamentos bons como estes.
🎵


10°
"Feeexta"
Camarones Orquestra Guitarrística


"Canções Para Depois do Ódio"
Marcelo Yuka


"Triinca" Triinca

"Galanga Livre" Rincon Sapiência

"Vênus" Tupimasala
Dica Cultural

Festival MIMO 2016
Programação Olinda


MIMO significa Mostra Internacional de Música em Olinda. E, também resistência de arte da melhor qualidade. Nasceu em 2004, na cidade pernambucana que leva seu nome, e que hoje é patrimônio histórico da humanidade. O que não significa que o festival não ocorra em outros lugares, como vem acontecendo há alguns anos. Este ano, por exemplo, em sua 13ª edição, a MIMO já desembarcou em Portugal, e nas cidades brasileiras de Ouro Preto, Tiradentes, Paraty e, nos próximos dias, no Rio de Janeiro. E, claro, haverá espaço para sua cidade natal, Olinda, que irá abarcar inúmeras atrações de peso entre os dias 18 e 20 de novembro próximos.
A seguir, a programação completa da MIMO em Olinda.


CONCERTOS

18 Novembro / Sexta-Feira

Zeca Baleiro - Violoncelo e Piano
18h - Mosteiro de São Bento / Palco Se Ligaê

João Fênix
19h - Igreja do Carmo

João Bosco & Hamilton d Holanda
19h30 - Mosteiro de São Bento / Palco Se Ligaê

Mário Laginha & Pedro Burmes…