Dica de Filme

O Vento Será Sua Herança
1960
Direção: Stanley Krammer


A intolerância religiosa parece mesmo ter tomado conta do Brasil. É cada vez mais frequente vermos pessoas utilizando suas crenças para conseguirem privilégios ou tentarem impedir os direitos dos outros. Nada mais oportuno, portanto, do que assistir um filme que mostra, de forma sincera, o velho embate entre religião e ciência.

O longa-metragem fala da história de um professor que, por ensinar as teorias de Darwin aos seus alunos, é preso por infringir a lei local, que só permite ensinar em escolas públicas o criacionismo (doutrina baseada na Bíblia). A partir daí, vai se travar um verdadeiro duelo nos tribunais. Uns querem calar o professor em seu ofício (acusação), e outros desejam permitir a liberdade do ensino científico nas escolas da pequena cidade (defesa).



O melhor de "O Vento será sua Herança" é que ele não torna o clima do enredo pesado. O filme é permeado por ironias e sarcasmos muito bem colocados, sempre exaltando a importância de PENSAR, e ridicularizando o autoritarismo de quem quer impor suas ideias.

Num determinado momento, o advogado de defesa diz ao seu cliente:

"Você tem que escolher entre ficar só, com as suas ideias, ou dizer que concorda com todo mundo, que aí todas as portas se abrirão para você".


A produção é assustadoramente atual quando mostra todo o fanatismo religioso de uma cidade que se recusa a ouvir opiniões divergentes. Situações e atuações podem soar exageradas num primeiro momento. Mas, quando nos lembramos do que é feito hoje em dia em nome de certas crenças, tudo no filme fica mais real.

O ponto alto é quando o advogado de defesa faz a seguinte indagação à acusação:

"Você já leu a Bíblia inteira, estou certo? Mas, você já leu a Teoria das Espécies, de Darwin? Como pode fazer juízo de valor de algo que não conhece?" 


A partir daí, ele enumera vários pontos contraditórios da Bíblia, mostrando que ela se trata de um livro, nada mais do que um livro, tanto quanto a Teoria das Espécies. E, se Deus "iluminou" os homens que escreveram a Bíblia, quem garante que Ele também não "iluminou" Darwin, e outros grandes cientistas a escreverem suas obras?

"O Vento será sua Herança" coloca todos esses questionamentos (e tantos outros) de uma maneira não-maniqueísta, onde a reflexão se torna inevitável e necessária.


Na emblemática cena final, esse mesmo advogado pega a Bíblia e a Teoria das Espécies em cada uma das mãos. Conclui, enfim, que ambos os livros possuem o mesmo "peso". Os dois são um conjunto de ideias que merecem respeito em doses iguais.

É simplesmente uma objetiva mensagem de TOLERÂNCIA. Algo que vemos pouquíssimo hoje em dia.

Lembrete: "O Vento será sua Herança", pra quem não sabe, é baseado numa estória real! Seria a arte imitando a vida?!


NOTA: 9/10

Comentários