Dica de Filme

Asura
2012
Direção: Keiichi Sato


A perda da humanidade pode ser tratada de diversas maneiras. "Tornar-se humano", direta ou indiretamente, pode ter virado uma necessidade; e um karma nosso. Pois, a bem da verdade, o que seria isso? Como ser alguém "humanizado"? Será que as atrocidades que as pessoas cometem, cotidianamente, são, justamente, pelo fato delas serem humanas, e estarem apenas seguindo seus instintos, sua natureza talvez bestial?

Nesse contexto, o anime "Asura" nos mostra uma criança "bestializada" que, nascida no meio da guerra e da fome, fica sozinha no mundo desde muito cedo. Sem nenhuma criação, educação ou convívio com pessoas, segue seu consciente mais animalesco. Devora outros humanos para se alimentar, ao mesmo tempo que vaga sem destino. Um errante, sem saber, ao certo, em que mundo está, ou o porquê das coisas. Tenta apenas sobreviver.




Pode parecer um tema batido, mas o desenho tem pontos a favor que o tornam muito poderoso. O traço, propositalmente rústico, e o próprio estilo de animação, passam a sensação de desolação e desespero que a narrativa oferece. É um ambiente muito carregado, pesado, denso. Mas, um peso não necessariamente pela presença de Asura, pois ele, no decorrer de sua vida, mostra que é apenas um ser sem parâmetro, "desumanizado" justamente pelas pessoas que o temem.

A construção do personagem, nesse sentido, é muito boa. Até elementos religiosos entram na trama, e fazem Asura "repetir" orações como por simbiose, como se fosse apenas um reflexo do que ele quer, sem consciência. Bela analogia, inclusive. A personagem Wakasa, que entra na estória para trazer um pouco de racionalidade a ele também é bem construída, além de ter papel fundamental na mudança gradativa que o protagonista vai passando ao longo do tempo.




Interessante perceber que, quanto mais Asura vai se transformando em um autêntico humano, mais ele vai sucumbindo à emoções típicas das pessoas. Paixão, medo, ciúme, raiva, piedade, tudo vai sendo jogado em sua mente confusa, sem que ele tenha controle de como proceder, como equilibrar tais emoções. E, no final, ele demonstra ser uma pessoa melhor do que muitos dos personagens. É quando vemos que as pessoas perdem facilmente a racionalidade em situações extremas.

Como se percebe, "Asura" está longe de ser um desenho para crianças. Mas, ao mesmo tempo, é uma fascinante metáfora, muito crítica, à nossa condição humana, e como simplesmente a perdemos devido ao nosso instinto de sobrevivência, ou apenas, ao nosso mais profundo egoísmo. Num determinado momento, um dos personagens aconselha: "Não lute contra os monstros que estão dentro dos outros; lute contra os que estão dentro de você!" 




Decadente ou não, o homem ainda consegue nos fazer refletir sobre as tristes características que nos tornam demasiadamente humanos, através de ótimas obras de arte como esta.


Nota: 8,5/10 

Comentários