Especial de Fim de Ano 


Entra ano, sai ano, parece que algumas pessoas (ou grupo de pessoas) vive se esforçando para tentar aparecer a todo custo. Conservadores por natureza, geralmente, auto-intitulados de Direita, e em sua maioria, religiosos, essa gente, muitas vezes, busca os holofotes da maneira errada: mostrando intolerância com minorias e/ou grupos historicamente desfavorecidos. Num país onde a falta de educação e a busca incessante por privilégios particulares reinam, misturadas com muita desonestidade, esses conservadores conseguem um número absurdo de seguidores, e conseguem fazer algum barulho. Felizmente, existe uma contra-partida que consegue fazer uma oposição mais digna, mas, ainda assim, é incômodo ver tanta polêmica desnecessária. Torçamos para que, em 2016, haja mais inteligência (no mínimo). Enquanto isso, com vocês:


AS POLÊMICAS MAIS RIDÍCULAS DE 2015 PROTAGONIZADAS PELA NOSSA DIREITA


10º "CRUCIFICAÇÃO" NA PARADA GAY
Em Junho, ocorreu a Parada Gay em todo Brasil. Até aí, normal. O evento já se tornou bastante conhecido, e não desperta mais tanto ódio dos conservadores, não é mesmo? Bem, acontece que Viviany Beleboni, transsexual, resolveu, na Parada ocorrida em SP, fazer um protesto forte, mas, de uma bela simbologia: apareceu crucificada, assim como Cristo, para dar a mensagem de que os LGBT's ainda continuam a sofrer violência no Brasil e no mundo. Mas, muitos cristãos fizeram o quê? Disseram que se tratava de um desrespeito ao Cristianismo. E, até aí, normal também, pois se muitos leem a Bíblia e não conseguem entender as metáforas dela, imaginem a simbologia de um excluído sendo crucificado? Pegou mal a ignorância de repudiar protesto tão bonito. Azar de quem não quis entender...


9º ATAQUES À PRESIDENTE DILMA
Num país civilizado, e minimamente consciente, quando alguns estão descontentes com o governo, eles fazem protestos, passeatas e manifestações cobrando melhorias e apontando os erros do gestor que está na presidência. Simples, não? Aqui, ao contrário, o pessoal aproveita pra exercitar seu machismo e sua falta de educação. Na boa, vocês acham mesmo que chamar Dilma de vagabunda, piranha, fazer adesivos simulando um estupro dela, entre outras "delicadezas", vão mudar a situação atual do Brasil? Nossa atual presidente tem falhas, e é sabido quais são elas. Porém, ridicularizá-la e agredí-la não é atitude das mais inteligentes. Quer protestar? Primeiro, tenha educação básica.


COMERCIAL DO BOTICÁRIO FAZ "APOLOGIA" À HOMOSSEXUALIDADE 
Realmente, o Brasil é um país singular. Creio que só aqui um mero comercial de perfumes e cosméticos geraria tanta "revolta" por mostrar diversos casais ganhando presentes no Dia dos Namorados. O problema? Entre os casais, um era composto de dois homens, e o outro, de duas mulheres. Foi tanto choro que o CONAR chegou a receber uma representação por escrito denunciando o comercial por fazer apologia ao homossexualismo e desrespeitar a família brasileira (sério isso?). Felizmente, o órgão arquivou, sabiamente, a denúncia, mas, isso mostra que alguns da ala religiosa, principalmente, os cristãos, precisam procurar, urgentemente, o que fazer.


7º COMERCIAL MACHISTA DA SKOL
Enquanto os publicitários do Boticário tentaram ser libertários e conscientes na propaganda do Dia dos Namorados, os da Skol, durante o último Carnaval, mostraram muito bem a sua "síndrome do macho alfa". Pegou tão mal, que a peça foi retirada de circulação, com uma "mea culpa" que também não convenceu. Levando-se em consideração que as propagandas de cerveja desrespeitam e erotizam demais a figura da mulher, foi bom ter visto a resposta indignada de quem achou que os publicitários da  Skol precisam aprender algumas noções básicas. É, meus caros, machistas não passarão!


6º INTERVENÇÃO MILITAR - A "SOLUÇÃO" DOS PROBLEMAS
Os protestos de quem pede o fim da corrupção no Brasil, ultimamente, estão com péssimas agendas. Como se não bastasse pedirem coisas como pena de morte, ainda querem intervenção das forças armadas para tirar Dilma da presidência. Completa insanidade! Pra nossa sorte, os principais chefes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica não embarcaram nessa loucura, e foram unânimes em dizerem pra quem quisesse ouvir: estamos numa democracia, e nada vai abalar isso. Contudo, isso não impediu que gente que não estudou História direito endeusasse publicamente facínoras como Médici e Pinochet. Infelizmente, tem gente pra tudo nesse mundo!


5º BEIJO DE NOVELA É DESRESPEITO À FAMÍLIA
Pois, é. Um beijo, um único e mísero beijo foi motivo para discussões acaloradas Brasil afora. Bastou as talentosas Nathália Timberg e Fernanda Montenegro encostarem os lábios já no primeiro capítulo da novela Babilônia para que o mundo viesse abaixo. Boicotes à Globo foram pedidos aos montes, e, é claro, veio à tona todo aquele discurso de ódio rapidinho. Com muita dignidade, as duas atrizes responderam à altura todos os xingamentos que sofreram. "Não precisamos desses exércitos da moral e da verdade divina. É uma caça às bruxas o que estão propondo, de todos os lados", falou a grande Fernanda Montenegro. E, pronto!


4º EDUARDO CUNHA É O NOSSO "SALVADOR"
Tudo bem que o governo Dilma tem problemas, e merece ser criticado. Mas, querer trocar o sujo pelo mal lavado, aí já é demais! Por longos meses, o atual presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, foi ovacionado ao posto de grande oposição ao PT. Com uma agenda extremamente conservadora, que incluía dificultar o aborto em casos de estupro e a redução da maioridade penal, o peemedebista rapidamente conquistou fãs, entre eles, o "politizado" Kim Kataguiri. Só que o tempo mostrou que Cunha é tão (ou mais) corrupto do que qualquer ficha suja que se preze. Resultado: o "somos todos Cunha" de antes virou pó.


3º ATAQUES AOS PARTICIPANTES DE PROGRAMAS SOCIAIS
Na cabeça de alguns iluminados de plantão, se Dilma é a inimiga a ser combatida, quem se beneficia com os seus programas sociais, inimigo também é. Não importa se a pessoa está ali por mérito próprio, o que interessa é destruir um possível "concorrente". Disso bem sabe a estudante de Medicina Ana Luiza Lima. Após um discurso em que ela elogiou o governo federal pelas iniciativas que a ajudaram a ingressar na faculdade, ela foi chamada, entre outras coisas, de vadia, ignorante e vagabunda pobre. Bem, isso mostra com clareza o nível de certos grupos incomodados com os avanços sociais no país (um dos poucos bons legados do atual governo, diga-se).


2º COMOÇÃO SELETIVA DE TRAGÉDIAS
Sim, os dois atentados sofridos pela França este ano foram horríveis. Tem de ser repudiados, condenados, e os responsáveis punidos. Mas, isso gerou, convenhamos, uma comoção exagerada por parte, inclusive, daqueles que ignoram tragédias semelhantes na parte mais pobre do mundo, Sim, porque quantos atentados terroristas não vitimaram inocentes no Egito, na Nigéria, na Síria, no Iraque, e em outros tantos lugares? Por que só a França merece as nossas lágrimas? Claro, mudemos a foto de perfil no Facebook para a bandeira francesa, mas, também, para a nigeriana, a síria, etc. Nada mais justo.


1º O ENEM É ESQUERDOPATA

Não chegamos ao fundo do poço, mas, estamos quase. Só sendo pessimista mesmo pra encarar o fato de que uma simples questão no ENEM pudesse ter causado tanta celeuma. A pergunta fazia menção à uma célebre frase de Simone de Beouvair em seu livro O Segundo Sexo: "Ninguém nasce mulher; torna-se mulher". Pronto. Para os conservadores de plantão, foi o estopim. "Estão querendo empurrar a ideologia de gênero à força em nossas crianças!", diziam uns. Claro que ninguém se preocupou em saber que a prova também vinha com pensadores muito díspares em relação a Beouvair, como São Thomás de Aquino e Thomas Hobbes. Não, o negócio era taxar o exame desse ano de "doutrinação esquerdista". Até o tema da redação, que falava sobre a violência à mulher, foi mal visto! Precisamos de uma evolução da raça humana (e, urgente, por favor!).


Comentários