Pular para o conteúdo principal
Debate Sócio-Político

Quando Pararmos de Sermos Seletivos, Teremos Avançado no Combate à Corrupção
Por Erick Silva
A indignação seletiva é tão perniciosa quanto a corrupção que se alastrou pelo país. Longe de defender partido A ou B, político X ou Y, o que temos que entender é que é bastante incômodo vermos uma população que se diz bem informada, esbravejando contra a corrupção, mas, com um discurso totalmente partidário, e que resvala, ora na hipocrisia, ora no mais puro ódio. PT, Lula e Dilma viraram os verdadeiros demônios a serem combatidos, em contrapartida aos que possuem até mais denúncias e acusações do que partidários do Partido dos Trabalhadores, mas, que, por algum motivo, não merecem a indignação de quem se diz contra a corrupção. Devido a esse "lapso de memória", seguem alguns dos principais políticos do Brasil de hoje, que, é provável, não sejam nem um pouco honestos, mas, que são, estranhamente, esquecidos e até agraciados por muita "gente de bem".


Aécio Neves
O "ilustre" filho de Minas, na campanha para a presidência em 2014, na maioria das vezes, era colocado como a "salvação da pátria" para o Brasil contra o "perigo" petista-comunista-esquerdista. Perde as eleições no segundo turno, e, passados quase dois anos, praticamente, não se houve falar mais dele. Por quê será? Talvez seja devido ao, até hoje, não explicado escândalo do aeroporto construído com dinheiro público na fazenda do seu tio-avô? Ou seria pelas 124 viagens ao Rio de Janeiro feitas por Aécio com o avião exclusivo do governo de MG? 

Certo mesmo é que pouco ou nada se fala sobre Aécio nos últimos tempos. Talvez, seja pra encobrir o fato de que o Conselho Superior do Ministério Público de Minas Gerais decide arquivar inquérito sobre aeroporto, e não houve protesto algum quanto a isso. Mas, vejam só, eis que em 2016, ele, timidamente, ressurge nos noticiários sob a acusação de ter recebido propina de FURNAS, agindo para maquiar dados, denúncia, essa, feita por Delcídio do Amaral. Bom lembrar que, a essa altura, muitos petistas com denúncias similares foram presos ou, simplesmente, tiveram que prestar depoimento na Polícia Federal. 

Diante de outras delações, o procurador-geral da República Rodrigo Janot pede ao STF que investigue Aécio. E, o que aconteceu tempos depois? O ministro Gilmar Mendes autoriza abertura de inquérito para que se investigue Aécio Neves sobre o caso FURNAS, para, menos de 24 horas depois, o próprio Gilmar Mendes suspender as investigações! Uma autêntica "novela", onde Gilmar Mendes autoriza (de novo) as investigações a Aécio cerca de um mês depois!! 

Não obstante, de lá pra cá, outras denúncias surgiram contra o senador tucano, como a que foi feita por Sérgio Machado, que afirmou que Aécio repassou propina em troca de apoio para eleger-se presidente da Câmara Federal, ou ainda na delação premiada de Pedro Correa, ex-deputado de PE, com largo currículo em escândalos de corrupção, afirmando que Aécio indicou antecessor de Duque na Petrobras. 

Diante de tantos escândalos, evidências, denúncias e delações, a única certeza é que os "patrióticos contra a corrupção" não se manifestaram o mínimo que seja contra o tão "probo" e "inocente" Aécio Neves.

Fontes:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/07/1488587-governo-de-minas-fez-aeroporto-em-terreno-de-tio-de-aecio.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/09/1685171-aecio-usou-aviao-de-mg-para-ir-124-vezes-ao-rio.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/03/1750108-aecio-recebeu-propina-de-furnas-diz-delcidio-em-delacao.shtml

http://oglobo.globo.com/brasil/menos-de-24-horas-depois-de-abrir-inquerito-contra-aecio-gilmar-suspende-investigacoes-19294317

http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/06/gilmar-mendes-autoriza-investigacao-sobre-aecio-paes-e-clesio-andrade.html

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/06/1780157-estatal-do-governo-de-minas-fez-parceria-com-firma-de-pai-de-aecio.shtml




Eduardo Cunha
Outro alçado ao posto de "salvador da pátria", devido À sua aceitação do processo de impeachment de Dilma Roussef na Câmara, também já é velho conhecido em termo de denúncias. Lembrando que as acusações do "malvado favorito" de alguns já vêm desde a época em que presidia a Telerj, ainda no governo Collor. Mas, vamos nos ater às suas artimanhas mais recentes. 

Em março de 2015, o Supremo Tribunal Federal abriu inquérito contra Eduardo Cunha e outros 34 congressistas, entre senadores e deputados. O motivo? Corrupção e lavagem de dinheiro. Isso veio à tona após a delação premiada de Alberto Youssef, que apontou Cunha como um dos beneficiários das propinas vindas de contratos de aluguel de navio-plataforma das empresas Samsung e Mitsui, no escândalo da Petrobras. 

Isso sem contar das famigeradas contas secretas da Suíça, cujo saldo era cerca de R$ 8,8 milhões. Segundo investigadores da Operação Lava Jato, é provável que as contas eram irrigadas com propinas oriundas de venda de um campo de petróleo da Petrobras em Benin, na África. 

Se formos pesquisar a fundo, o currículo negativo de Cunha é extenso, mas, durante as manifestações que pediram a saída da presidente Dilma, cartazes diziam: "SOMOS TODOS CUNHA!" Então, tá...

Fontes:

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2013/05/14/eduardo-cunha-carreira-recheada-de-polemicas/

http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/as-principais-acusacoes-contra-eduardo-cunha/

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2016/05/cunha-coleciona-denuncias-e-sofre-maior-derrota-em-13-anos-na-camara.amp

http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=319533

http://www.valor.com.br/politica/4707045/veja-denuncias-que-pesam-sobre-eduardo-cunha


Renan Calheiros
Esse parece ser um pouco mais "esperto" do que os seus pares, pois, pouco ou nada se fala em relação a ele (de ambos os lados). Porém, junto com Aécio Neves, já coleciona um número considerável de denúncias contra ele, sem que os paladinos da moral política nada se manifestem a respeito. Peculato, falsidade ideológica, crime ambiental, tráfico de influência e uso indevido da máquina estatal são apenas algumas das acusações que pesam nos ombros do atual presidente do Senado. O STF, diante das denúncias, segue a passos de tartaruga, o que, infelizmente, tende a terminar numa enorme pizza. Recordemos que o mesmo Renan disse que a Lava Jato tinha que acabar com o "exibicionismo" nas denúncias. 

Muito "sensato" este senhor.

Fontes:

http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/as-denuncias-contra-renan-calheiros/

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/06/1785234-decisao-do-stf-prolonga-analise-de-denuncia-de-renan-calheiros.shtml

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2016/09/20/renan-calheiros-lava-jato-tem-que-acabar-com-exibicionismo-em-denuncias/

http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/denunciado-por-3-crimes-renan-vence-eleicao-e-fala-em-etica-9uvpp4zo2z4av07dl1whxdjdp

http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2016-05-14/stf-pede-mais-informacoes-a-pgr-sobre-denuncia-contra-renan-calheiros.html


Michel Temer
Esse é complicado. Atual presidente do Brasil após a saída de Dilma, Temer tem um histórico de dar inveja a Aécio, Cunha e Renan, além de ser um dos campeões em delações pela Operação Lava Jato. Os anti-petistas de plantão usam o argumento (furado) de que quem votou em Dilma, automaticamente, votou em Temer, o que se trata de uma falácia lógica, evidentemente. Mesmo com uma lista consideração de acusações, que incluem doações ilegais de campanha, cobrança de propina e abuso de poder econômico o nosso atual presidente é "ficha-suja" do TRE, e, mesmo se quisesse, não poderia concorrer às eleições de 2018. 

Tudo isso, porém, não parece interferir na opinião dos manifestantes contra a corrupção, que veem em Temer uma espécie de "salvação". Coerência pura!

Fontes:

http://www.capitalteresina.com.br/noticias/politica/tse-pensa-em-poupar-temer-de-denuncias-de-desvio-de-verbas-da-petrobras-45372.html

http://www.redebrasilatual.com.br/politica/2016/06/principais-jornais-destacam-denuncias-contra-temer-2719.html

http://oglobo.globo.com/brasil/sergio-machado-reafirma-denuncia-sobre-temer-19526631

http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/delator-fala-em-relacao-de-operador-do-pmdb-com-renan-cunha-e-temer/

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/04/22/Do-TSE-%C3%A0-Lava-Jato-o-que-h%C3%A1-contra-Michel-Temer

http://www.jb.com.br/pais/noticias/2016/09/19/ameaca-de-denuncias-de-cunha-contra-governo-temer-divide-camara-dos-deputados/

http://www.bbc.com/portuguese/brasil/2016/05/160509_temer_acusacoes_lab

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Debate Sócio-Político
Porto Digital Ocupado!
O número de ocupações contra a PEC 55 (que propõe, entre outras coisas, uma profunda reforma no Ensino Médio) cresce a cada dia, e apesar de algumas dificuldades, a maioria mostra que está no caminho certo. No Recife, a mais recente instituição a ser ocupada foi a Escola em Referência de Ensino Médio (o EREM), pertencente ao Porto Digital, e localizada no bairro do Recife Antigo. Tudo começou durante a manhã de quinta (17), após as aulas serem suspensas para a realização de uma assembleia. A decisão pela ocupação do prédio foi feita como forma de antecipar o pior, já que muitos temiam que a direção da escola chamasse a polícia. 
De acordo com uma das integrantes do movimento, a organização do local está sendo feita aos poucos, para que, em breve, possam acontecer eventos, como palestras, exibição de produções audiovisuais, etc. "Ainda está tudo muito recente. Pretendemos, primeiro, limpar e reformar algumas coisas aqui dentro, para depo…
Lista

10 Melhores Discos Nacionais de 2017 (Até Agora)


Sim, meus caros, não está nada fácil. Achar os "10 melhores discos nacionais lançados em 2017 (ate agora)" demandou bastante tempo, mesmo porque, até no meio do cenário indie, anda rolando uma certa mesmice em termos de sons e atitudes, com bandas soando rigorosamente iguais umas as outras. Está faltando identidade e carisma até na nossa música alternativa, infelizmente. Mas, lamentações à parte, esta é uma pequena lista que se propõe a ser um guia atual para quem deseja saber o que anda acontecendo de bom por aí. 
Torcer, agora, para que os próximos meses sejam mais produtivos no sentido de termos mais lançamentos bons como estes.
🎵


10°
"Feeexta"
Camarones Orquestra Guitarrística


"Canções Para Depois do Ódio"
Marcelo Yuka


"Triinca" Triinca

"Galanga Livre" Rincon Sapiência

"Vênus" Tupimasala
Dica Cultural

Festival MIMO 2016
Programação Olinda


MIMO significa Mostra Internacional de Música em Olinda. E, também resistência de arte da melhor qualidade. Nasceu em 2004, na cidade pernambucana que leva seu nome, e que hoje é patrimônio histórico da humanidade. O que não significa que o festival não ocorra em outros lugares, como vem acontecendo há alguns anos. Este ano, por exemplo, em sua 13ª edição, a MIMO já desembarcou em Portugal, e nas cidades brasileiras de Ouro Preto, Tiradentes, Paraty e, nos próximos dias, no Rio de Janeiro. E, claro, haverá espaço para sua cidade natal, Olinda, que irá abarcar inúmeras atrações de peso entre os dias 18 e 20 de novembro próximos.
A seguir, a programação completa da MIMO em Olinda.


CONCERTOS

18 Novembro / Sexta-Feira

Zeca Baleiro - Violoncelo e Piano
18h - Mosteiro de São Bento / Palco Se Ligaê

João Fênix
19h - Igreja do Carmo

João Bosco & Hamilton d Holanda
19h30 - Mosteiro de São Bento / Palco Se Ligaê

Mário Laginha & Pedro Burmes…