Dica de Filme

História de um Massacre
2007
Direção: Roger Spottiswoode


Filmes cujo tema é a guerra tendem a ter arroubos patrióticos, explosões a rodo e aquela carga de heroísmo que, em muitos casos, cabe mais numa propaganda política (por algum motivo, o sofrível "Argo" me vem à mente). Claro que o humor pode ser inserido no contexto, contanto que seja de forma irônica. Aí, os resultados são excelentes ("O Grande Ditador" e "Doutor Fantástico" que o digam).

No entanto, como nem todo mundo é um Chaplin ou um Kubrick, então a temática da guerra precisaria ter uma abordagem mais séria, mostrando que os comandantes das principais nações do mundo lucram com os conflitos, e que são as pessoas comuns que, em muitos casos, vão além de suas forças e conseguem salvar alguma vida.



Roméo Dallaire é uma dessas pessoas. General encarregado de uma tropa de paz que está em Ruanda, ele sente que o ambiente está propício para os caos a qualquer momento. As duas principais etnias do país (os hutus e os tutsis) estão tentando se apossar do poder local há anos. Só que após um atentado que mata o presidente dos hutus, o exército deste aproveita a situação para promover um verdadeiro massacre ao povo tutsi e aos hutus moderados.

É a partir de então que começa o inferno do general Dallaire, que precisa, a cada dia que passa, tentar uma reconciliação de ambos os lados, ao passo que começa a dar guarita a refugiados de várias partes. Só que as ordens do alto escalão das Nações Unidas são claras: as tropas da ONU precisam abandonar o local imediatamente, pois este não é um assunto que lhe compete. Dallaire decide ficar e fazer o que puder para salvar o máximo de civis (que estão, sistematicamente, sendo massacrados).


Mas, não se enganem. O protagonista não é tratado como o típico herói de guerra. Ele, com o passar do tempo, mostra-se esgotado, à beira de um ataque de nervos, e chega a cometer algumas imprudências. Trata-se, pois, de um ser humano com suas eventuais falhas, mas que tem um senso de humanidade muito grande, e se desespera ao perceber o verdadeiro genocídio que está a sua volta (e que pouco pode fazer para impedí-lo).

Dentro das suas limitações, mas com uma fibra incrível, é ele o alicerce que segura o mínimo necessário de soldados das suas tropas a fim de ajudar aquele povo até quando não puder mais. O trabalho do ator Roy Dupuis, que interpreta esse personagem, é primoroso. Às vezes, não precisa dizer nada; basta um gesto ou um olhar para que ele passe toda a carga dramática que é preciso.


O diretor Roger Spottiswoode também é outro que se destaca. São duas horas que passam rápido, porém, com muita tensão. O espectador fica ansioso com o que irá acontecer a seguir, e o cineasta sabe como conduzir uma boa estória; não há excessos ou faltas aqui, apenas o essencial.

E, o filme em si, como relato histórico de um dos massacres mais brutais do século 20, causa a indignação necessária a esse fato. Principalmente, se formos levar em consideração que países como EUA, França e Reino Unido se recusaram a ajudar Ruanda simplesmente porque não era de seus interesses,

Resultado: 800 mil pessoas mortas! A maioria retalhadas por facões! Um extermínio só comparado ao Camboja e aos campos de concentração nazistas. Detalhe: esse acontecimento em Ruanda durou poucos meses, e não anos! Depois, várias nações pediram "desculpas" para Ruanda, mas já era tarde. Se não fossem personagens reais, como Romeo , a desastre humanitário poderia ter sido pior.


"História de um Massacre" cumpre com folga seu principal papel: o da denúncia. Expõe tantos os horrores de um povo que massacra outro da forma mais covarde possível, e da conivência de que está no poder. Além de (e principalmente) mostrar que são ações isoladas de pessoas comuns que acabam fazendo alguma diferença no meio de um terror inominável.


NOTA: 9/10


PS: Em 2005, Roméo Dallaire é nomeado senador no Canadá, e passa a realizar trabalhos humanitários de prevenção aos genocídios e contra o recrutamento de crianças em países em conflito. Para maiores detalhes a respeito dele, e do próprio caso do massacre em Ruanda, seguem alguns links:

http://www.vermelho.org.br/noticia/239484-9

http://www.romeodallaire.com/


Comentários