Lista

10 CAPAS CENSURADAS DE DISCOS QUE VALEM A PENA SEREM OUVIDOS


A censura, em muitos casos, é a arma dos ignorantes. Quando atinge a arte, no entanto, a proibição parece ter o efeito oposto do desejado: a obra censurada ganha mais destaque do que se pensava, chegando a ganhar status de obra-prima esquecida. No mundo da música, por exemplo, algumas capas de discos foram vetadas, e, por isso mesmo, tornaram-se clássicas e bastante conhecidas. O bom é que muitos desses álbuns têm muita qualidade sonora, o que compensa uma audição mais apurada deles.



10°
"Ritual de lo Habitual" (1990)
Jane's Addiction
A banda do maluco por natureza Perry Farrell compôs ótimos discos de rock para as massas, mas, este aqui é seu maior tesouro. Hit's como "Been Caught Stealing" e "Stop!" se tornaram hinos de uma geração pré-grunge. A capa chamou a atenção pela ousadia da gravura, uma mistura de psicodelismo com cultura oriental muito explícita para os padrões do bom mocismo norte-americano. Resultado: muita loja se recusando a vender o álbum.


9° 
"Diamond Dogs" (1974)
David Bowie
Depois de "matar" Ziggy Stardust, o camaleão Bowie investiu num trabalho conceitual baseado na obra "1984". Mesmo não tendo a força de outros trabalhos dele, o disco era glam rock puro, dançante e energético. Mas, foi a capa que chocou muita gente, pois quando ela se abria junto contra a contracapa, a figura mostrava um David Bowie metade humano, metade cachorro. Os órgãos sexuais do animal foram escurecidos para se evitar maiores polêmicas.


8° 
"Appetite for Destruction" (1987)
Guns n' Roses
Aqui, título e capa combinam à perfeição. O caos, a violência, a anarquia... Tudo o que o rock já foi um dia eram sintetizados no primeiro disco do Guns em gênero, número e grau. O estilo eternizado por Elvis voltava a ser perigoso. É claro que os puritanos repudiaram tantos as atitudes tresloucadas da banda na vida real, quanto a provocativa capa, que teve uma versão alternativa, mais comportada, sendo comercializada, apenas com o logotipo do grupo.


7° 
"Youthanasia" (1994)
Megadeth
Banda de heavy metal causando polêmica não é novidade alguma. O inusitado é que a capa desse disco não tem, necessariamente, violência explícita, nudez, ou algo do tipo. Mas, pegou mal a arte que mostrava bebês sendo pendurados (como se fossem descartáveis). O próprio título do álbum, associado a essa figura, dá margem para o que falar. Musicalmente, o álbum é considerado o último grande lançamento do grupo.


6° 
"Amorica." (1994)
Black Crowes
O disco, em si, é uma tremenda reinvenção da banda, que era comparada constantemente aos Rolling Stones e ao Faces. Mas, em "Amorica.", o grupo brilhou em canções fabulosas, como "Gone" e "Wiser Time". Só que a capa, tirada de uma sessão de fotos da Penthouse, não agradou em nada os conservadores, e, rapidamente, uma outra, alternativa, foi criada, com fundo preto, só mostrando a bandeira dos EUA.


5° 
"Sanctuary" (1980)
Iron Maiden
Vamos relembrar. Antes do multiplatinado "The Number of the Beast", com Bruce Dickinson, a Donzela de Ferro lançou petardo em cima de petardo ainda com o vocalista Paul Di'Anno. Mas, neste single aqui, eles foram longe demais. A ilustração da capa mostrava o mascote da banda, o Eddie, simplesmente, matando a primeira-ministra do Reino Undo da época, Margaret Thatcher. Claro que foi um alvoroço, e a censura, como era de esperar, não perdoou.


4° 
"Country Life" (1974)
Roxy Music
O disco marcou época, não só por sua sonoridade única, que viria a influenciar toda uma geração anos 80, mas a capa, que transbordava sensualidade. Mais uma vez, a censura bateu à porta, obrigando a gravadora a lançar uma segunda versão do álbum mostrando apenas a vegetação atrás das modelos. Foi uma capa tão emblemática que até hoje é copiada ad infinitum por aí, além de ser considerada uma das mais bonitas da história da música.


"Two Virgins" (1968)
John Lennon e Yoko Ono
John e Yoko sempre foram exímios provocadores. Quem não se lembra do protesto que fizeram transformando sua lua de mel numa ode contra a Guerra do Vietnã? Outra rande provocação está neste disco, especialmente, na sua capa, onde o casal de despe espiritual e fisicamente. Sem pudores, sem covardia. Chocou muita gente, tanto é que uma outra capa foi confeccionada, mostrando apenas o rosto de ambos. Não tem jeito; a censura é muitíssimo chata.


"Yesterday and Today" (1966)
The Beatles
O que dizer de um disco que compila músicas dos álbuns "Help!", "Rubber Soul" e "Revolver"? Clássico indiscutível, certo? Mas, esta capa (aparentemente, inofensiva) incomodou muita gente, que via nela uma apologia à violência, principalmente, a infantil. Depois da celeuma, uma mais comportada foi lançada, contendo apenas os 4 integrantes fazendo pose, e mais nada. Hoje em dia, a edição original de "Yesterday and Today" é vendida a preço de ouro para colecionadores.


"Beggars Banquet" (1968)
Rolling Stones
É neste disco que encontramos a sensacional "Sympathy for the Devil", com sua indefectível levada de samba. Mas, é aqui também que a banda enfrentou problemas por causa de sua capa, repleta de pichações ofensivas e obscenas num banheiro. As distribuidoras pediram para a banda mudar a arte do álbum, e, por vários meses, eles se recusaram. Após muitas discussões, aceitaram lançar uma versão "branda" da capa: uma mera imitação de um cartão de convite. A ilustração original só foi lançada no mercado em 1984, na edição remasterizada para CD. O rock tem dessas coisas...


Comentários