Dica de Filme

O Quarto do Filho
2001
Direção: Nanni Moretti


A perda de um ente querido é um trauma profundo. O que vai diferenciar é o modo como cada um lida com essa perda. Em "O Quarto do Filho", temos perspectivas diferentes da mesma dor, numa única família, mas, todos com a sua razão de agir dessa ou daquela maneira. Aqui, temos um ambiente familiar com os todos os seus eventuais conflitos, desde o trabalho exaustivo do pai, à inadequação do filho em aceitar certas regras.

É, então, que esse filho morre num acidente, e tudo muda. Porém, a mudança mais significativa é a forma de enxergar o mundo de seu pai, sua mãe e sua irmã. Ele, trabalhando como terapeuta, já não consegue mais escutar ninguém e oferecer alguma ajuda. A mãe sente que o marido não está sofrendo como deveria pela morte do filho. E, a irmã do garoto fica isolada, no meio, tentando ser, de forma sutil, algum ponto de equilíbrio para ambos.




Alguns dos melhores momentos do filem são, justamente, as cenas no consultório do pai. Alguns de seus pacientes acabam refletindo a dor dele, e, por isso, ela acaba se envolvendo tanto com seus problemas que, em determinado momento, ele chora ao ouvir um relato, aparentemente, banal de uma mulher. Em outro instante, os pais descobrem que o filho tinha uma paquera e decidem procurá-la, mas, ele não consegue, sequer, escrever uma carta à garota. Sente-se impotente, incapaz.

Outros grandes momentos do filmes são as lembranças do pai, principalmente as que antecedem a morte do filho. Volta ao passado, e pensa que se tivesse agido de tal maneira, poderia ter evitado a tragédia. Às vezes, pensa ele, uma simples frase, um simples gesto já teria resolvido. É um sofrimento genuíno e natural de todos nós, e quem passou por situação semelhante, com certeza, vai se identificar ainda mais com essa situação.




Mesmo com um tema forte desses, "O Quarto do Filho" consegue evitar ser clichê; não se presta a lugares comuns. Sim, a notícia da morte do rapaz é muito triste, mas, não dura além do necessário, sem nada que soe caricatural. A própria atitude dos entes do garoto são bastante condizentes com o que se espera diante de uma situação difícil assim, principalmente, quando precisam retomar a vida depois do ocorrido.

O filme se presta a ser muito humano e altruísta, e consegue. Ponto para o diretor Nanni Moretti, que também interpreta o pai do garoto, mostrando ter também talento na frente das câmeras. O enredo, bem estruturado, não oferece soluções fáceis. Com delicadeza, vai moldando cada um dos personagens diante dos nossos olhos, para, depois de muito tempo, vir o fator trágico da trama. E, os personagens principais estão muito próximos da realidade, o que torna a experiência do filme ainda mais sensível.




Ao mostrar com bastante eficácia como uma tragédia pode abalar uma família que sempre se mostrou unida, e dialogando com conceitos de altruísmo e adequação social, "O Quarto do Filho" é uma produção triste, sim, mas, com alguma dose de esperança, mesmo que ela venha repleta de dúvidas e questionamentos. Nada mais demasiadamente humano do que isso.


Nota: 9/10

Comentários