Pular para o conteúdo principal
Dica de Documentário

"Eduardo Marinho: Observar e Absorver"
2016
Direção: Júnior SQL


AS PESSOAS SIMPLES, E SUAS IDEIAS FANTÁSTICAS

"Que porra de mundo é esse que tem tanta gente sofrendo? Por quê eu tive acesso a tantos privilégios? O que foi que eu fiz para merecer isso?"

Nessa sociedade de espetáculo, muitas pseudocelebridades aparecem e somem com uma velocidade impressionante. Mais impressionante ainda é a capacidade dessas pessoas em não dizerem absolutamente nada de útil. Portanto, é reconfortante que, vez ou outra, surjam figuras como Eduardo Marinho, cujas ideias são bastante coerentes. Este documentário "Observar e Absorver" traça um panorama de sua visão de mundo muito peculiar, além de abordar aspectos de sua vida pessoal que foram determinantes para fazer de Eduardo Marinho quem ele é hoje.




"O treinamento no Exército era embrutecedor ao extremo, tornando você capaz de fazer qualquer barbaridade, qualquer maldade, qualquer violência; com qualquer um. Bastava receber uma ordem."

O documentário é muito feliz ao expôr o ser humano Eduardo Marinho como pensador da realidade, mas, também como trabalhador do dia a dia, como qualquer um de nós. Tanto é que começa com ele colocando seu material de trabalho (gravuras que ele mesmo faz) numa kombi, e indo expôr tudo num lugar fixo da cidade. As gravuras, por sinal, não são meras ilustrações: são retratos de gente que contribuiu muito com suas ideias para o mundo, ou, simplesmente, gente anônima , até mesmo mesmo apenas algumas frases. Tudo, obviamente,passando uma mensagem que gere alguma provocação, alguma reflexão, e, até mesmo, alguma atitude diante do caos em que vivemos.

É na conversa de rua, com os transeuntes, que Eduardo Marinho de solta, às vezes, dialogando por muito tempo com um grupo de pessoas, mesmo que elas não lhe comprem nada, mas, a mensagem foi, de qualquer jeito, passada. Quando fala sobre o seu passado no convívio com uma família conservadora, Eduardo não esconde uma certa angústia, principalmente, quando se lembra e reflete a forma como foi educado por seus pais, pra que estudasse e "vencesse na vida", ignorando os problemas ao seu redor. Foi, então, que, inquieto, ele decidiu abandonar a família para não mais voltar, para, inicialmente, saber o que era não ter nada.




"Não quero ser melhor do que ninguém. Se eu sou melhor do que você em uma coisa, você vai ser melhor do que eu em outra coisa. Isso é uma estupidez programada para as pessoas virarem adversários."

"Observar e Absorver" é um ótimo documentário, que dá vez e voz para alguém realmente coerente, que faz os questionamentos certos na ápoca certa. Talvez, a única falha da produção seja sua curta duração, pois, fica a impressão de que Eduardo Marinho tem tanto a dizer que pouco mais de 70 minutos não são suficientes. Mesmo assim, o filme serve como uma ótima porta para as ideias deste cidadão, que vem fazendo por merecer toda a atenção que vem tendo nos últimos tempos. E, que assim como o rapper Criolo, e tanto outros, é um artista na melhor acepção da palavra: um autêntico contestador. Que as ideias de Eduardo Marinha jamais se percam no esquecimento.


Documentário completo no Youtube:


Nota: 8,5/10


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Debate Sócio-Político
Porto Digital Ocupado!
O número de ocupações contra a PEC 55 (que propõe, entre outras coisas, uma profunda reforma no Ensino Médio) cresce a cada dia, e apesar de algumas dificuldades, a maioria mostra que está no caminho certo. No Recife, a mais recente instituição a ser ocupada foi a Escola em Referência de Ensino Médio (o EREM), pertencente ao Porto Digital, e localizada no bairro do Recife Antigo. Tudo começou durante a manhã de quinta (17), após as aulas serem suspensas para a realização de uma assembleia. A decisão pela ocupação do prédio foi feita como forma de antecipar o pior, já que muitos temiam que a direção da escola chamasse a polícia. 
De acordo com uma das integrantes do movimento, a organização do local está sendo feita aos poucos, para que, em breve, possam acontecer eventos, como palestras, exibição de produções audiovisuais, etc. "Ainda está tudo muito recente. Pretendemos, primeiro, limpar e reformar algumas coisas aqui dentro, para depo…
Lista

10 Melhores Discos Nacionais de 2017 (Até Agora)


Sim, meus caros, não está nada fácil. Achar os "10 melhores discos nacionais lançados em 2017 (ate agora)" demandou bastante tempo, mesmo porque, até no meio do cenário indie, anda rolando uma certa mesmice em termos de sons e atitudes, com bandas soando rigorosamente iguais umas as outras. Está faltando identidade e carisma até na nossa música alternativa, infelizmente. Mas, lamentações à parte, esta é uma pequena lista que se propõe a ser um guia atual para quem deseja saber o que anda acontecendo de bom por aí. 
Torcer, agora, para que os próximos meses sejam mais produtivos no sentido de termos mais lançamentos bons como estes.
🎵


10°
"Feeexta"
Camarones Orquestra Guitarrística


"Canções Para Depois do Ódio"
Marcelo Yuka


"Triinca" Triinca

"Galanga Livre" Rincon Sapiência

"Vênus" Tupimasala
Dica Cultural

Festival MIMO 2016
Programação Olinda


MIMO significa Mostra Internacional de Música em Olinda. E, também resistência de arte da melhor qualidade. Nasceu em 2004, na cidade pernambucana que leva seu nome, e que hoje é patrimônio histórico da humanidade. O que não significa que o festival não ocorra em outros lugares, como vem acontecendo há alguns anos. Este ano, por exemplo, em sua 13ª edição, a MIMO já desembarcou em Portugal, e nas cidades brasileiras de Ouro Preto, Tiradentes, Paraty e, nos próximos dias, no Rio de Janeiro. E, claro, haverá espaço para sua cidade natal, Olinda, que irá abarcar inúmeras atrações de peso entre os dias 18 e 20 de novembro próximos.
A seguir, a programação completa da MIMO em Olinda.


CONCERTOS

18 Novembro / Sexta-Feira

Zeca Baleiro - Violoncelo e Piano
18h - Mosteiro de São Bento / Palco Se Ligaê

João Fênix
19h - Igreja do Carmo

João Bosco & Hamilton d Holanda
19h30 - Mosteiro de São Bento / Palco Se Ligaê

Mário Laginha & Pedro Burmes…