Dica de Documentário

Eduardo Marinho: Observar e Absorver
2016
Direção: Júnior SQL


AS PESSOAS SIMPLES, E SUAS IDEIAS FANTÁSTICAS

"Que porra de mundo é esse que tem tanta gente sofrendo? Por quê eu tive acesso a tantos privilégios? O que foi que eu fiz para merecer isso?"

Nessa sociedade de espetáculo, muitas pseudocelebridades aparecem e somem com uma velocidade impressionante. Mais impressionante ainda é a capacidade dessas pessoas em não dizerem absolutamente nada de útil. Portanto, é reconfortante que, vez ou outra, surjam figuras como Eduardo Marinho, cujas ideias são bastante coerentes. Este documentário "Observar e Absorver" traça um panorama de sua visão de mundo muito peculiar, além de abordar aspectos de sua vida pessoal que foram determinantes para fazer de Eduardo Marinho quem ele é hoje.




"O treinamento no Exército era embrutecedor ao extremo, tornando você capaz de fazer qualquer barbaridade, qualquer maldade, qualquer violência; com qualquer um. Bastava receber uma ordem."

O documentário é muito feliz ao expôr o ser humano Eduardo Marinho como pensador da realidade, mas, também como trabalhador do dia a dia, como qualquer um de nós. Tanto é que começa com ele colocando seu material de trabalho (gravuras que ele mesmo faz) numa kombi, e indo expôr tudo num lugar fixo da cidade. As gravuras, por sinal, não são meras ilustrações: são retratos de gente que contribuiu muito com suas ideias para o mundo, ou, simplesmente, gente anônima , até mesmo mesmo apenas algumas frases. Tudo, obviamente,passando uma mensagem que gere alguma provocação, alguma reflexão, e, até mesmo, alguma atitude diante do caos em que vivemos.

É na conversa de rua, com os transeuntes, que Eduardo Marinho de solta, às vezes, dialogando por muito tempo com um grupo de pessoas, mesmo que elas não lhe comprem nada, mas, a mensagem foi, de qualquer jeito, passada. Quando fala sobre o seu passado no convívio com uma família conservadora, Eduardo não esconde uma certa angústia, principalmente, quando se lembra e reflete a forma como foi educado por seus pais, pra que estudasse e "vencesse na vida", ignorando os problemas ao seu redor. Foi, então, que, inquieto, ele decidiu abandonar a família para não mais voltar, para, inicialmente, saber o que era não ter nada.




"Não quero ser melhor do que ninguém. Se eu sou melhor do que você em uma coisa, você vai ser melhor do que eu em outra coisa. Isso é uma estupidez programada para as pessoas virarem adversários."

"Observar e Absorver" é um ótimo documentário, que dá vez e voz para alguém realmente coerente, que faz os questionamentos certos na ápoca certa. Talvez, a única falha da produção seja sua curta duração, pois, fica a impressão de que Eduardo Marinho tem tanto a dizer que pouco mais de 70 minutos não são suficientes. Mesmo assim, o filme serve como uma ótima porta para as ideias deste cidadão, que vem fazendo por merecer toda a atenção que vem tendo nos últimos tempos. E, que assim como o rapper Criolo, e tanto outros, é um artista na melhor acepção da palavra: um autêntico contestador. Que as ideias de Eduardo Marinha jamais se percam no esquecimento.

Documentário completo no Youtube:


NOTA: 8,5/10


Comentários