Dica de Documentário

Quebrando o Tabu
2011
Direção: Fernando Grostein Andrade


"Quebrando o Tabu" é um filme de preconceitos. O primeiro, mais óbvio, trata da relação entre as drogas e a criminalidade. O outro estigma, menos convencional, resvala em partidarismos políticos e ideológicos. Para alguns, deve ser um tanto difícil assistir a algo que tenha como um dos produtores o apresentador de TV Luciano Huck. Além disso, o documentário mescla várias imagens de reportagens de telejornais da tão odiada Rede Globo. Mas, o que talvez cause mais resistência seja o fato do principal anfitrião da produção ser o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, um dos políticos mais criticados nos últimos anos.

Passados esses "tabus" iniciais, o espectador pode conferir tranquilamente um dos melhores documentários brasileiros recentes. Falar de um assunto como drogas nunca é tarefa das mais fáceis, mas o diretor Fernando Grostein Andrade passa no teste, pois tenta ser o mais didático e racional possível. Desde a própria história dos entorpecentes, passando por depoimentos realmente relevantes, o assunto é tratado com a responsabilidade devida.



Em se tratando de depoimentos, "Quebrando o Tabu" é um interessante painel. Tem desde ex-traficantes e viciados, ou simplesmente usuários de drogas, até pessoas públicas, como os ex-presidentes norte-americanos Bill Clinton e Jimmy Carter, o ator Gael Garcia Bernal, o escrito Paulo Coelho, o médico Dráuzio Varela, entre tantos outros. Há um da ex-presidente da Suíça, Ruth Dreifuss, que diz respeito sobre a questão da maconha ser a porta de entrada para outras drogas:

"Acho que é uma porta de entrada por apenas um motivo: se o usuário comprar maconha da pessoa que quer lhe vender heroína, esta pessoa vai convencê-la a comprá-la. Esse é o perigo. Por isso, é necessário separar esses dois mercados, legalizar, organizar e controlar, para aproximar a questão da maconha dos problemas do cigarro, do álcool e assim por diante, e impedir que os criminosos tenham controle sobre a maconha".

O documentário também mostra a experiência de outros países, como a Holanda, que possui até coffee shops para venderem maconha (com algumas restrições), a Suíça (que passou a tratar os viciados como doentes) e Portugal (que descriminalizou o porte de qualquer droga). Como resultados, números e estatísticas são mostradas para comprovar que a mera política de repressão (a "Guerra contra as Drogas", implantada pelos EUA, em 1971) não tem surtido efeito.

Há diversas outras informações e relatos interessantes, e que merecem ser assistidos, mesmo que não concordando, mas debatendo um tema essencial, e com o qual estamos perdendo a batalha a tempos, e por pura teimosia, preconceito, ou, tão somente, por TABU.


NOTA: 8,5/10

Comentários