Pular para o conteúdo principal
DICA DE FILME

"Gladiador" (2000)
DIREÇÃO: Ridley Scott


Estórias de superação podem ser contadas de diversas maneiras. Uma das formas mais interessantes é quando essa superação vem como pretexto para mostrar diversos outros significados, alguns, inclusive, bastante atuais. "Gladiador", dirigido pelo quase sempre morno Ridley Scott, é um exemplo perfeito disso.

À primeira vista, o filme conta a luta do general Maximus, que se torna Gladiador após ter tido sua família assassinada por Comodus, filho do imperador romano Marcus Aurélius. Comodus mata o próprio pai para tirar-lhe o trono, e Maximus, um dos servos mais leais de Marcus Aurélius torna-se um incômodo para o déspota.



Regressando a Roma como gladiador, Maximus desafia o poder do atual imperador num jogo político que nem ele mesmo entende, mas que pode suscitar desdobramentos inesperados numa Roma imersa no caos social. Basta lembrar que os jogos ocorridos no Coliseu eram feitos para distrair o povo (o famoso "pão e circo"), enquanto o Senado era ameaçado pela sanha totalitária de Comodus.

Mesmo as exuberantes cenas de ação não sublimam o que o filme tem de melhor: um a defesa inquestionável da verdadeira democracia e a crítica aos governantes que fazem de tudo para alienar a população enquanto crescem o seu poder. "O povo quer mortes. Comodus dá isso, e o povo o ama", diz em certo momento um do senadores que será o pivô de uma conspiração para tirar o imperador do trono.


Paralelos com a política real são inevitáveis, principalmente se levarmos em consideração a extrema semelhança do Coliseu com um estádio de futebol, e pensarmos que, recentemente, tivemos uma Copa do Mundo que proporcionou inúmeros problemas sociais, mas que foram "mascarados" pelo sentimento de diversão e laser.

No filme, por exemplo, a cidade encontra-se com muitas dificuldades, como doenças fatais causadas pela falta de saneamento básico, porém, que são colocadas de lado durante os dias de jogos no Coliseu. A arte, de alguma maneira, passando uma mensagem relevante.


Claro, "Gladiador" também tem seus arroubos de entretenimento, e se sai bem quando envereda por esse caminho. As sequência de batalhas são fabulosas, muito diferentes dos malabarismos à lá "300". São lutas brutais, corpo a corpo, onde o espectador sente a pressão pela sobrevivência a cada instante.

E, as atuações são ótimas, com destaque, claro, para Russel Crowe e Joaquim Phoenix. Ambos, antagonistas, encarnam de forma perfeita seus papéis, indo além dos óbvios herói e vilão, dando mais profundidade à luta dos dois, apesar de estarem de lados opostos.


Apenas como ressalva, algumas cenas um pouco mais piegas e desnecessárias poderiam ter sido limadas, deixando o resultado ainda mais coeso. Mas, em se tratando de Ridley Scott já é um alívio ele ter conseguido fazer um excelente trabalho como este (talvez, o seu único).

"Gladiador" ainda pode se gabar de ser o último grande filme a ganhar o tão famoso Oscar. Afinal, de 2000 pra cá, poucos foram as produções que receberam a estatueta dourada e que podem se dar ao luxo de serem consideradas "relevantes".


Unindo ação adulta com intrigantes embates políticos, esta é uma produção que faz falta nos dias de hoje, pois em termos de épicos o cinema norte-americano anda vazio, burro e sem criatividade.

Rever "Gladiador", pois, faz-se necessário.


NOTA: 9/10.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Debate Sócio-Político
Porto Digital Ocupado!
O número de ocupações contra a PEC 55 (que propõe, entre outras coisas, uma profunda reforma no Ensino Médio) cresce a cada dia, e apesar de algumas dificuldades, a maioria mostra que está no caminho certo. No Recife, a mais recente instituição a ser ocupada foi a Escola em Referência de Ensino Médio (o EREM), pertencente ao Porto Digital, e localizada no bairro do Recife Antigo. Tudo começou durante a manhã de quinta (17), após as aulas serem suspensas para a realização de uma assembleia. A decisão pela ocupação do prédio foi feita como forma de antecipar o pior, já que muitos temiam que a direção da escola chamasse a polícia. 
De acordo com uma das integrantes do movimento, a organização do local está sendo feita aos poucos, para que, em breve, possam acontecer eventos, como palestras, exibição de produções audiovisuais, etc. "Ainda está tudo muito recente. Pretendemos, primeiro, limpar e reformar algumas coisas aqui dentro, para depo…
Lista

10 Melhores Discos Nacionais de 2017 (Até Agora)


Sim, meus caros, não está nada fácil. Achar os "10 melhores discos nacionais lançados em 2017 (ate agora)" demandou bastante tempo, mesmo porque, até no meio do cenário indie, anda rolando uma certa mesmice em termos de sons e atitudes, com bandas soando rigorosamente iguais umas as outras. Está faltando identidade e carisma até na nossa música alternativa, infelizmente. Mas, lamentações à parte, esta é uma pequena lista que se propõe a ser um guia atual para quem deseja saber o que anda acontecendo de bom por aí. 
Torcer, agora, para que os próximos meses sejam mais produtivos no sentido de termos mais lançamentos bons como estes.
🎵


10°
"Feeexta"
Camarones Orquestra Guitarrística


"Canções Para Depois do Ódio"
Marcelo Yuka


"Triinca" Triinca

"Galanga Livre" Rincon Sapiência

"Vênus" Tupimasala
Dica Cultural

Festival MIMO 2016
Programação Olinda


MIMO significa Mostra Internacional de Música em Olinda. E, também resistência de arte da melhor qualidade. Nasceu em 2004, na cidade pernambucana que leva seu nome, e que hoje é patrimônio histórico da humanidade. O que não significa que o festival não ocorra em outros lugares, como vem acontecendo há alguns anos. Este ano, por exemplo, em sua 13ª edição, a MIMO já desembarcou em Portugal, e nas cidades brasileiras de Ouro Preto, Tiradentes, Paraty e, nos próximos dias, no Rio de Janeiro. E, claro, haverá espaço para sua cidade natal, Olinda, que irá abarcar inúmeras atrações de peso entre os dias 18 e 20 de novembro próximos.
A seguir, a programação completa da MIMO em Olinda.


CONCERTOS

18 Novembro / Sexta-Feira

Zeca Baleiro - Violoncelo e Piano
18h - Mosteiro de São Bento / Palco Se Ligaê

João Fênix
19h - Igreja do Carmo

João Bosco & Hamilton d Holanda
19h30 - Mosteiro de São Bento / Palco Se Ligaê

Mário Laginha & Pedro Burmes…