Especial


10 Discos que Mudaram a Música Popular com Apenas uma Canção

Existem discos clássicos, em que todas as músicas são simplesmente formidáveis. Mas, há aquele seleto grupo de grandes obras, que foram importantes por causa de apenas uma canção. Sendo influência primordial para as gerações seguintes, uma composição, apenas, pode ter o poder de moldar toda a identidade de um gênero musical. Por isso, esta lista se presta a relacionar essas músicas que foram importantes (dentro do seu estilo), mas sem desmerecer os álbuns aos quais elas pertencem.

Boa viagem...


10º
Música: "Thriller"
Disco: "Thriller"
Ano: 1982
Artista: Michael Jackson
Estilo que moldou: pop

Este é um dos raros casos em que uma música ultrapassou a importância do seu som para influenciar outras mídias. É impossível dissociar "Thriller" de seu fantástico videoclipe, praticamente um curta-metragem de terror, dirigido por ninguém menos que John Landis ("Um Lobisomen Americano em Londres") e narrado pelo ator Vincent Price, com sua indefectível voz. Até hoje a música pop colhe os frutos desta canção, mas, sem nunca ter atingido o seu grau de qualidade.


Música: "Epic"
Disco: "Real Thing"
Ano: 1989
Artista: Faith no More
Estilo que moldou: rock misturado com rap


Sim, "Walk This Way", do Aerosmith com o Run DMC, já tinha feito grande sucesso ao unir o rock pesado com o rap, mas foi com "Epic" que a coisa se tornou (com o perdão do trocadilho) épica! Com o malucão Mike Patton à frente da banda (recém-chegado ao grupo), seus shows eram uma catarse coletiva, e essa energia se refletia bem neste disco, em especial, "Epic". Só não culpem o Faith no More por coisas do tipo Korn ou Limp Bizkit anos depois. Tem gente que não aprende bem a lição.


Música: "The Number of the Beast"
Disco: "The Number of the Beast"
Ano: 1982
Artista: Iron Maiden
Estilo que moldou: heavy metal clássico


Antes do Iron lançar seu primeiro disco, ainda com Paul D'ianno nos vocais, outras bandas já vinham com um estilo de rock pesado bastante definido, como Scorpions e Judas Priest. Mas, foi quando o carismático Buce Dickinson assumir o posto de frontmen da banda, que o heavy metal nunca mais seria o mesmo. Logo o primeiro disco dele à frente do grupo tem como carro-chefe "The Number of the Beast", que com sua levada rápida e temática sombria influenciou 9 entre 10 headbangers desde então. O Deus Metal agradece!


Música: "Bohemian Rhapsody"
Disco: "A Night the Opera"
Ano: 1975
Artista: Queen
Estilo que moldou: rock misturado com música clássica


Gosta daquele violino ou daquele falsete de tenor naquela música de metal preferida? Então, deva até a última linha de sua guitarra Fender ao Queen, que uniu, de maneira brilhante, duas vertentes musicais tão distintas. De tão boa, Freddy Mercury se recusava a tocá-la muito ao vivo, por achá-la complexa demais. Ah, e o clipe é clássico, mostrando a banda no auge.


Música: "Britzkrieg Bop"
Disco: "Ramones"
Ano: 1976
Artista: Ramones
Estilo que moldou: punk


Ok, a fúria dos Sex Pistols e o ecletismo do The Clash eram demais. Só que foi o Ramones e a sua pedra fundamental "Britzkrieg Bop" que verdadeiramente influenciaram o punk para sempre. E, com apenas dois minutos de duração. Quem nunca entrou numa roda de punk depois do grito de guerra "Hey ho! Let's go!", que atire a primeira pedra.


Música: "Panis et Circenses"
Disco: "Os Mutantes"
Ano: 1967
Artista: Mutantes
Estilo que moldou: rock brasileiro


Composta por Gilberto Gil e Caetano Veloso, e magnificamente interpretada pelos Mutantes, "Panis et Circenses" elevou o rock brazuca às alturas, ainda em estágio muito baixo devido à Jovem Guarda. Foi só a partir daqui que as guitarradas ganharam um tom mais adulto e provocador. Muitas bandas indies no Brasil de hoje são netas diretas dessa influência, além de todo bom rock feito neste país tropical.


Música: "I Wanna Be Your Dog"
Disco: "Stooges"
Ano: 1969
Artista: Stooges
Estilo que moldou: punk, protopunk, pós-punk e até os que querem ser punk


Se "Britzkrieg Bop" foi a máxima da simplicidade para o punk fazer música, anos antes, "I Wanna Be Your Dog" foi além, e mostra tudo o que os punks (até hoje) não conseguiram em termos de liberdade, loucura e anarquismo. Ter um doido como Iggy Pop como vocalista ajuda bastante, principalmente quando seus shows são a ode ao fim do mundo. Grande Stooges.


Música: "Smells Like Teen Spirit"
Disco: "Nevermind"
Ano: 1991
Artista: Nirvana
Estilo que moldou: rock alternativo

Num mundo infestado mais de pose do que de conteúdo, o Nirvana veio como o filho rebelde que deu alento à boa música que ainda iria ser feita nos anos 90. Os primeiros acordes de "Smells Like Teen Spirit" foram a catarse necessária para que o público prestasse mais atenção no underground do que no mainstream. Claro, tamanho sucesso e importância cobraram seu preço a Kurt Cobain, mas, sem dúvida, o legado deixado por essa música está longe do fim.


Música: "I Wanna Be Adored"
Disco: "Stone Roses"
Ano: 1989
Artista: Stone Roses
Estilo que moldou: britpop


Oasis, Blur, Stereophonics, Supergrass, e toda e qualquer banda de rock britânico dos anos 90 beberam nessa fonte. "I Wanna Be Adored" é a vida do britpop, desde os vocais rasgados, até a bateria seca, passando pelas guitarras minimalistas. Vendeu muito à época, mas a banda não conseguiu se recuperar da exposição que teve devido ao enorme sucesso, e durou apenas mais um disco.


Música: "Like a Rolling Stone"
Disco: "Highway 61 Revisited"
Ano: 1965
Artista: Bob Dylan
Estilo que moldou: todo e qualquer rock que tenha a honra de ser rock


O legado e a importância de "Like a Rolling Stone" não tem limites. Pra começar, num tempo em que o rock primava por composições mais simples, que não duravam mais do que três minutos, Bob veio com uma música de tema complexo e "viajante", embalada em seis longos (e espetaculares) minutos de duração. Some-se a isso o fato da canção ter inspirado o nome de uma das maiores bandas de todos os tempos. Depois dela, a ousadia no rock (e na música pop, em geral) já não tinha mais freios. O músico e compositor Paul Williams resume bem essa época de Dylan: "Ele era até mais do que os Beatles, um símbolo público das grandes mudanças geracionais na cultura e na política que ocorrem nos Estados Unidos e Europa. Ele era visto como, e em muitos aspectos, se fosse como um líder." Precisa dizer mais?

Comentários

Postar um comentário