Especial


10 Memoráveis Filmes de Terror

Para muitos, sentir medo é algo extremamente insuportável. Mesmo uma mera obra de ficção pode causar temores profundos (quem já não ficou sem dormir depois de ter assistido um filme de terror bastante pesado?). Esta lista procurou citar alguns dos melhores que, explícitos ou não, ainda causam calafrios em muita gente que assiste.


10º
"Poltergeist - O Fenômeno" (1982)
Ok, fazer um filme sobre espíritos malignos pode ter virado moda, mas, no início da década de 80, isso ainda era novidade. Unam-se a isso efeitos especiais bem bolados, uma direção segura de Tobe Hooper (o mesmo que fez "O Massacre da Serra Elétrica") e a mão como produtor de Spielberg. Sim, tudo deu certo nessa produção, que gera um medo autêntico de forças sobrenaturais. A misteriosa morte da atriz mirim Heather O'Rourke, alguns anos após o lançamento de "Poltergeist", só aumenta a aura macabra dele.



"Hellraiser - Renascido do Inferno" (1987)
Baseado na obra literária de Clive Barker, este doentio estudo dos desejos mais secretos e nefastos do ser humano, possui cenas fascinantes (ao mesmo tempo que aterrorizantes), como o "renascimento" de um corpo parte por parte. Também introduziu um grande vilão desse universo: Pinhead, líder dos cenobitas, cuja força é extraída da dor física (sadomasoquismo puro). Foi feito nos despudorados anos 80, portanto, não estranhem o auto grau de violência.



"Enigma do Outro Mundo" (1982)
Imaginem só uma temporada com "Blade Runner" (uma ficção científica extravagante) e E.T. (uma drama infantil com muita inocência)? Ou seja, tudo o que o público não queria, em 1982, era ver aliens do mal. Mas, John Carpenter, maluco como sempre, resolveu fazer um remake de um clássico B da década de 50 ("The Thing From Another World"), e o resultado foi chocante, tanto na violência gráfica (que ainda hoje é impressionante), quanto numa estória carregada de desolação.



"A Hora do Pesadelo" (1984)
Esqueçam a piada que o personagem virou depois. O verdadeiro Freddy Krueger, aquele que nos faz acordar  no meio de um sonho terrível, completamente apavorados, está aqui, intacto, em sua estreia. Wes Craven se utilizou brilhantemente de um dos mais antigos medos das pessoas para criar um filme macabro, e que causa medo até entre os cinéfilos mais corajosos. Fica mais difícil dormir em paz ao se assistir "A Hora do Pesadelo".



"[Rec]" (2007)
Precisou vim da Espanha um dos melhores filmes de terror dos últimos anos. E, pra isso, bastou uma estória simples, contada em tempo real, com câmera na mão, sobre um grupo de reportagem que acompanha um resgate dos bombeiros, e encontram um segredo pra lá de sinistro. Os sustos aqui são reais: os atores foram surpreendidos pelas ações dos diretores à medida que a estória avança. O final é fantástico. Pena que as continuações sejam infinitamente inferiores.



"Bala de Prata" (1985)
Também conhecido no Brasil como "A Hora do Lobisomen", este é mais um filme de terror com "T" maiúsculo feito nos anos 80. Em suma, esperem um estória bem contada, sem receio em mostrar cenas muito macabras, e com aquele final que todos gostam; ou seja, surpreendente e nada feliz. Dentre os grandes filmes sobre o tema, este, sem dúvida, é um dos melhores, ao lado de "Um Lobisomen Americano em Londres".



"Invocação do Mal" (2012)
É considerado o melhor filme de terror desta década. Pudera. Ele retoma o medo de casas mal-assombradas de forma muito inteligente. Precisou um cara como James Wan (de "Jogos Mortais") subverter quase todos os clichês do gênero. As cenas são realmente inquietantes, e fizeram muita gente perder o sono por aí. Foi uma grata revitalização do gênero, que estava em baixa.



"O Exorcista" (1973)
Marcou época por diversos aspectos. Primeiro, foi o primeiro filme de terror a ser indicado ao Oscar. Depois, pelo desconforto que causou nas plateias pelo mundo. Há relatos que paramédicos iam, frequentemente, nas salas de cinema socorrer pessoas que passavam mal ou, simplesmente, desmaiavam durante as sessões do filme. E, ainda há os famigerados fatos estranhos ocorridos durante a sua produção, como mortes misteriosas de quem estava envolvido no longa. Ou seja, acontecimentos dignos de uma produção de terror.



"Nosferatu - O Vampiro da Noite" (1979)
Não é bem um filme de terror aos moldes dos que estão nesta lista. Não há cenas explícitas de violência, por exemplo. Mas, o diretor alemão Werner Herzog conseguir fazer o que talvez seja a melhor produção de vampiros da estória do cinema. Com um clima extremamente carregado, bem próximo da obra original de Bram Stoker, o filme ainda tem o adicional da extraordinário atuação de Klaus Kinski. Excepcional em todos os aspectos, prova que o terror psicológico consegue ser bastante tenebroso.



"O Iluminado" (1980)
Aqui, três forças da natureza se uniram, e o resultado foi avassalador. Stephen King (escritor da obra original), Stanley Kubrick (o escolhido para dirigir a adaptação para cinema) e Jack Nicholson (o ator certo para interpretar o personagem principal). A estória é tensa e opressora. As cenas, então, são amedrontadoras, em especial a clássica sequência de Jack com um machado na mão. Um filme incompreendido à época, mas que foi crescendo com o passar dos anos, e que hoje podemos dizer que se trata de um terror autenticamente adulto.


Agora, já podem apagar as luzes...

Comentários