Pular para o conteúdo principal
Especial
10 Memoráveis Filmes de Terror

Para muitos, sentir medo é algo extremamente insuportável. Mesmo uma mera obra de ficção pode causar temores profundos (quem já não ficou sem dormir depois de ter assistido um filme de terror bastante pesado?). Esta lista procurou citar alguns dos melhores que, explícitos ou não, ainda causam calafrios em muita gente que assiste.


10º
"Poltergeist - O Fenômeno" (1982)
Ok, fazer um filme sobre espíritos malignos pode ter virado moda, mas, no início da década de 80, isso ainda era novidade. Unam-se a isso efeitos especiais bem bolados, uma direção segura de Tobe Hooper (o mesmo que fez "O Massacre da Serra Elétrica") e a mão como produtor de Spielberg. Sim, tudo deu certo nessa produção, que gera um medo autêntico de forças sobrenaturais. A misteriosa morte da atriz mirim Heather O'Rourke, alguns anos após o lançamento de "Poltergeist", só aumenta a aura macabra dele.



"Hellraiser - Renascido do Inferno" (1987)
Baseado na obra literária de Clive Barker, este doentio estudo dos desejos mais secretos e nefastos do ser humano, possui cenas fascinantes (ao mesmo tempo que aterrorizantes), como o "renascimento" de um corpo parte por parte. Também introduziu um grande vilão desse universo: Pinhead, líder dos cenobitas, cuja força é extraída da dor física (sadomasoquismo puro). Foi feito nos despudorados anos 80, portanto, não estranhem o auto grau de violência.



"Enigma do Outro Mundo" (1982)
Imaginem só uma temporada com "Blade Runner" (uma ficção científica extravagante) e E.T. (uma drama infantil com muita inocência)? Ou seja, tudo o que o público não queria, em 1982, era ver aliens do mal. Mas, John Carpenter, maluco como sempre, resolveu fazer um remake de um clássico B da década de 50 ("The Thing From Another World"), e o resultado foi chocante, tanto na violência gráfica (que ainda hoje é impressionante), quanto numa estória carregada de desolação.



"A Hora do Pesadelo" (1984)
Esqueçam a piada que o personagem virou depois. O verdadeiro Freddy Krueger, aquele que nos faz acordar  no meio de um sonho terrível, completamente apavorados, está aqui, intacto, em sua estreia. Wes Craven se utilizou brilhantemente de um dos mais antigos medos das pessoas para criar um filme macabro, e que causa medo até entre os cinéfilos mais corajosos. Fica mais difícil dormir em paz ao se assistir "A Hora do Pesadelo".



"[Rec]" (2007)
Precisou vim da Espanha um dos melhores filmes de terror dos últimos anos. E, pra isso, bastou uma estória simples, contada em tempo real, com câmera na mão, sobre um grupo de reportagem que acompanha um resgate dos bombeiros, e encontram um segredo pra lá de sinistro. Os sustos aqui são reais: os atores foram surpreendidos pelas ações dos diretores à medida que a estória avança. O final é fantástico. Pena que as continuações sejam infinitamente inferiores.



"Bala de Prata" (1985)
Também conhecido no Brasil como "A Hora do Lobisomen", este é mais um filme de terror com "T" maiúsculo feito nos anos 80. Em suma, esperem um estória bem contada, sem receio em mostrar cenas muito macabras, e com aquele final que todos gostam; ou seja, surpreendente e nada feliz. Dentre os grandes filmes sobre o tema, este, sem dúvida, é um dos melhores, ao lado de "Um Lobisomen Americano em Londres".



"Invocação do Mal" (2012)
É considerado o melhor filme de terror desta década. Pudera. Ele retoma o medo de casas mal-assombradas de forma muito inteligente. Precisou um cara como James Wan (de "Jogos Mortais") subverter quase todos os clichês do gênero. As cenas são realmente inquietantes, e fizeram muita gente perder o sono por aí. Foi uma grata revitalização do gênero, que estava em baixa.



"O Exorcista" (1973)
Marcou época por diversos aspectos. Primeiro, foi o primeiro filme de terror a ser indicado ao Oscar. Depois, pelo desconforto que causou nas plateias pelo mundo. Há relatos que paramédicos iam, frequentemente, nas salas de cinema socorrer pessoas que passavam mal ou, simplesmente, desmaiavam durante as sessões do filme. E, ainda há os famigerados fatos estranhos ocorridos durante a sua produção, como mortes misteriosas de quem estava envolvido no longa. Ou seja, acontecimentos dignos de uma produção de terror.



"Nosferatu - O Vampiro da Noite" (1979)
Não é bem um filme de terror aos moldes dos que estão nesta lista. Não há cenas explícitas de violência, por exemplo. Mas, o diretor alemão Werner Herzog conseguir fazer o que talvez seja a melhor produção de vampiros da estória do cinema. Com um clima extremamente carregado, bem próximo da obra original de Bram Stoker, o filme ainda tem o adicional da extraordinário atuação de Klaus Kinski. Excepcional em todos os aspectos, prova que o terror psicológico consegue ser bastante tenebroso.



"O Iluminado" (1980)
Aqui, três forças da natureza se uniram, e o resultado foi avassalador. Stephen King (escritor da obra original), Stanley Kubrick (o escolhido para dirigir a adaptação para cinema) e Jack Nicholson (o ator certo para interpretar o personagem principal). A estória é tensa e opressora. As cenas, então, são amedrontadoras, em especial a clássica sequência de Jack com um machado na mão. Um filme incompreendido à época, mas que foi crescendo com o passar dos anos, e que hoje podemos dizer que se trata de um terror autenticamente adulto.


Agora, já podem apagar as luzes...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Debate Sócio-Político
Porto Digital Ocupado!
O número de ocupações contra a PEC 55 (que propõe, entre outras coisas, uma profunda reforma no Ensino Médio) cresce a cada dia, e apesar de algumas dificuldades, a maioria mostra que está no caminho certo. No Recife, a mais recente instituição a ser ocupada foi a Escola em Referência de Ensino Médio (o EREM), pertencente ao Porto Digital, e localizada no bairro do Recife Antigo. Tudo começou durante a manhã de quinta (17), após as aulas serem suspensas para a realização de uma assembleia. A decisão pela ocupação do prédio foi feita como forma de antecipar o pior, já que muitos temiam que a direção da escola chamasse a polícia. 
De acordo com uma das integrantes do movimento, a organização do local está sendo feita aos poucos, para que, em breve, possam acontecer eventos, como palestras, exibição de produções audiovisuais, etc. "Ainda está tudo muito recente. Pretendemos, primeiro, limpar e reformar algumas coisas aqui dentro, para depo…
Lista

10 Melhores Discos Nacionais de 2017 (Até Agora)


Sim, meus caros, não está nada fácil. Achar os "10 melhores discos nacionais lançados em 2017 (ate agora)" demandou bastante tempo, mesmo porque, até no meio do cenário indie, anda rolando uma certa mesmice em termos de sons e atitudes, com bandas soando rigorosamente iguais umas as outras. Está faltando identidade e carisma até na nossa música alternativa, infelizmente. Mas, lamentações à parte, esta é uma pequena lista que se propõe a ser um guia atual para quem deseja saber o que anda acontecendo de bom por aí. 
Torcer, agora, para que os próximos meses sejam mais produtivos no sentido de termos mais lançamentos bons como estes.
🎵


10°
"Feeexta"
Camarones Orquestra Guitarrística


"Canções Para Depois do Ódio"
Marcelo Yuka


"Triinca" Triinca

"Galanga Livre" Rincon Sapiência

"Vênus" Tupimasala
Dica Cultural

Festival MIMO 2016
Programação Olinda


MIMO significa Mostra Internacional de Música em Olinda. E, também resistência de arte da melhor qualidade. Nasceu em 2004, na cidade pernambucana que leva seu nome, e que hoje é patrimônio histórico da humanidade. O que não significa que o festival não ocorra em outros lugares, como vem acontecendo há alguns anos. Este ano, por exemplo, em sua 13ª edição, a MIMO já desembarcou em Portugal, e nas cidades brasileiras de Ouro Preto, Tiradentes, Paraty e, nos próximos dias, no Rio de Janeiro. E, claro, haverá espaço para sua cidade natal, Olinda, que irá abarcar inúmeras atrações de peso entre os dias 18 e 20 de novembro próximos.
A seguir, a programação completa da MIMO em Olinda.


CONCERTOS

18 Novembro / Sexta-Feira

Zeca Baleiro - Violoncelo e Piano
18h - Mosteiro de São Bento / Palco Se Ligaê

João Fênix
19h - Igreja do Carmo

João Bosco & Hamilton d Holanda
19h30 - Mosteiro de São Bento / Palco Se Ligaê

Mário Laginha & Pedro Burmes…