Pular para o conteúdo principal
DICA DE FILME

"UMA NOITE DE CRIME" (2013)




Às vezes, não dá para entender certas exigências do público e dos críticos de cinema. Quando um filme se propõe a ser crítico, é quase unânime que querem que ele seja panfletário, à lá Michael Moore. Esquecem-se, no entanto, que o tiro, com frequência, sai pela culatra, e muitos cineastas, na empolgação de passarem a sua mensagem, deixam seus filmes pedantes, afastando-se da proposta inicial.

Peguemos a produção "Uma Noite de Crime" para exemplificar. Ele foi bastante malhado por uma boa parte das pessoas que o assistiram sob a justificativa de que ele começa levantando pontos interessantes, como a nossa relação com a questão da violência, e depois, descamba para um suspense vazio. Falam muito de "oportunidades perdidas" neste longa. Só que não é bem assim.




Ele, de fato, em seu início, foca-se num hipotético futuro, onde a população dos EUA conseguiu baixar a criminalidade do país ao instaurar o "dia da purgação". Nele, durante 12 horas, qualquer um pode cometer todo o tipo de crimes que não será punido. Serve, portanto, como uma catarse social, uma forma de extravasar o lado mais primitivo do ser humano.

O núcleo narrativo mostra uma típica família, vivendo feliz, principalmente, porque não tem que se preocupar com esse dia já que James Sandin, o patriarca, vende produtos de segurança. e acredita que sua residência está devidamente protegida. E, esse seu emprego mostrará ser uma grande ironia. Fugindo de um grupo de playboys que querem matá-lo, um mendigo se refugia na casa de James, e sua família passa a ser o alvo.




É partir desse momento que os detratores do filme torcem o nariz para ele. No entanto, era até óbvio que, durante o desenrolar da narrativa, o suspense imperasse um pouco em detrimento de outros temas. Só que, após isso, o longa não perde o ritmo. A ação é bem dosada, e no meio dela, as críticas à violência da sociedade ainda aparecem, só que de maneira mais espaçada. Ao final, ainda têm, nos letreiros, narrações de como foi o mais recente "dia da purgação", cujo último relato diz: "Tinha dois filhos que morreram hoje. Essa nação me tirou tudo"!

O filme, porém, rende-se a alguns defeitos típicos. São furos e lugares-comuns que poderiam ter sido evitados, como num instante quando James encarna aqueles heróis de ação e aventura, e mata vários invasores e poucos minutos. Não compromete o resultado, mas ficou forçado e sem nexo. Mas, esses pormenores são poucos, felizmente, e "Uma Noite de Crime" cumpre bem sua premissa de questionar valores sociais, com uma bem-vinda reflexão sobre a violência.




Como se vê, mesmo tendo elementos de ação e suspense, o filme não é tão raso quanto muitos apontam.


NOTA: 8/10.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lista

10 Melhores Discos Nacionais de 2017 (Até Agora)


Sim, meus caros, não está nada fácil. Achar os "10 melhores discos nacionais lançados em 2017 (ate agora)" demandou bastante tempo, mesmo porque, até no meio do cenário indie, anda rolando uma certa mesmice em termos de sons e atitudes, com bandas soando rigorosamente iguais umas as outras. Está faltando identidade e carisma até na nossa música alternativa, infelizmente. Mas, lamentações à parte, esta é uma pequena lista que se propõe a ser um guia atual para quem deseja saber o que anda acontecendo de bom por aí. 
Torcer, agora, para que os próximos meses sejam mais produtivos no sentido de termos mais lançamentos bons como estes.
🎵


10°
"Feeexta"
Camarones Orquestra Guitarrística


"Canções Para Depois do Ódio"
Marcelo Yuka


"Triinca" Triinca

"Galanga Livre" Rincon Sapiência

"Vênus" Tupimasala
Debate Sócio-Político
Porto Digital Ocupado!
O número de ocupações contra a PEC 55 (que propõe, entre outras coisas, uma profunda reforma no Ensino Médio) cresce a cada dia, e apesar de algumas dificuldades, a maioria mostra que está no caminho certo. No Recife, a mais recente instituição a ser ocupada foi a Escola em Referência de Ensino Médio (o EREM), pertencente ao Porto Digital, e localizada no bairro do Recife Antigo. Tudo começou durante a manhã de quinta (17), após as aulas serem suspensas para a realização de uma assembleia. A decisão pela ocupação do prédio foi feita como forma de antecipar o pior, já que muitos temiam que a direção da escola chamasse a polícia. 
De acordo com uma das integrantes do movimento, a organização do local está sendo feita aos poucos, para que, em breve, possam acontecer eventos, como palestras, exibição de produções audiovisuais, etc. "Ainda está tudo muito recente. Pretendemos, primeiro, limpar e reformar algumas coisas aqui dentro, para depo…
Filme Mais ou Menos Recomendável

"Mulher Maravilha"
2017
Direção: Patty Jenkins


MAIS UM FILME DE SUPER-HERÓI GENÉRICO, "MULHER MARAVILHA" PECA, IRONICAMENTE, POR TER UM SUB-TEXTO MACHISTA EM SUAS ENTRELINHAS
Estamos diante de mais um filme de super-heróis, mais um do universo expandido da DC Comics no cinema, mais um com a enorme responsabilidade de entregar um material minimamente interessante, ao contrários dos pífios "Batman vs Superman" e "Esquadrão Suicida", sem dúvida, os dois piores filmes do gênero desses últimos anos, ao lado de "Quarteto Fantástico". Ou seja, "Mulher Maravilha" chega com uma tremenda carga a ser superada. A pergunta é: conseguiu cumprir a sua missão? Bem, digamos que sim e não. Ao mesmo tempo em que o filme acerta em alguns pontos que ficaram devendo em produções anteriores, ele também erra ao repetir alguns dos erros mais corriqueiros de longas do gênero, com um agravante que pode até causar certa polê…