Dica de Disco

Eletric Warrior
1971
Artista: T-Rex


Quando se fala em glam rock, muito se lembra de David Bowie e até de Elton John (sim, meu caros, o titio Elton já foi rock'n roll, tocando um piano com a mesma pegada que uma guitarra!). Mas, na época, um cara chamado Marc Bolan, com um ego monumental, rivalizava com todos o posto de "rei do glam". Atributos não faltavam, desde as energéticas performances de sua banda, o T-Rex, até a sonoridade dançante e bastante sensual.

Vários foram os ótimos discos lançados por ele, porém, "Eletric Warrior" ganha o posto de clássico por conter todos os grandes elementos fizeram dele um grande sucesso na década de 70. Bolan já tinha um belo cartaz na Inglaterra, só que ele queria mais. Por isso, com os novos integrantes do T-Rex, o baixista Steve Currie e o baterista Bill Legend, viajou até os EUA, onde, na estrada, chegaram a editar algumas das faixas que comporiam o novo álbum deles. E, o resultado foi excelente.



O trabalho já começa com a super-canção "Mambo Sun", que, como o próprio título sugere, é quente! O tipo de música ideal para agitar aquela festa mais alternativa. As faixas seguintes, "Cosmic Dancer" e "Jeepster", não ficam para trás. Com ótimos refrões e uma exuberante e rica sonoridade, mostram o porquê Bolan era, de fato, rival direto de Bowie. Ah, se todas as disputas pessoais gerassem arte de qualidade...

 "Monolith" e "Lean Woman Blues" fecham a primeira metade do disco com muita categoria. Tratam-se de duas lindíssimas baladas, mas com certa distorção e sujeira. É, então, que surge o grande hit do disco, a fantástica "Get it On". Com um ritmo e uma batida contagiantes, ela é do tipo que vicia e não enjoa. A parte percussiva dela, inclusive, é coisa fina. Ao vivo era uma canção insuperável, sempre tocada com vigor. E, que refrão!


O álbum segue com "Planet Queen" (com ótimos backing vocals) e "Girl" (outra balada, essa um pouco mais tradicional). "The Motivator" retoma a veia rocker da banda, com um batuque muito bem colocado, e, claro, um ótimo refrão (quase uma marca registrada do sr. Bolan). A penúltima canção, "Life's a Gas" nos proporciona mais uma bonita balada (eles realmente sabiam como compor essas coisas sem serem piegas...). E, o encerramento vem com "Rip Off", energética com tem que ser. Fim.

Há de se destacar também a belíssima arte da capa, projetada pelo grupo de design britânico Hipgnosis. Segundo o grupo, a imagem resume a perigosa promessa de poder do rock, com Bolan empunhando a guitarra como se fosse uma arma, diante de um arsenal de amplificadores. Vale lembrar que em Novembro de 2001, na edição da Vanity Fair, o músico americano Beck a escolheu como uma das suas 50 capas de álbum preferidas. Justíssimo!


Depois de "Eletric Warrior", o T-Rex ainda lançaria mais alguns discos realmente bons. Isso até Marc Bolan morrer em 1977 num acidente automobilístico. Deixou, no entanto, um tremendo legado na música, um rock ao mesmo tempo refinado e potente. Coisas, enfim, que jamais desaparecem.

"Eu só quero me comunicar com a garotada. É isso que importa, meu contato com a platéia." (Marc Bolan, em 1973).


Nota: 9,5/10

Comentários